segunda-feira, abril 19, 2021

Cidades Acessíveis

      Dentro do tema da competitividade das cidades, as acessibilidades são um dos tópicos, um dos temas, uma das estratégias que estas podem explorar para competirem umas com as outras e para se inovarem.

Uma cidade acessível é um espaço urbano que apresenta condições de mobilidade, ou seja, que demonstra facilidade de deslocação das pessoas, serviços e bens. Salienta-se aqui que, no que toca à facilidade de deslocação de pessoas, são englobadas todas, sem exceção, tendo em conta as que têm limitações, incapacidades, e diversas condições adversas e caraterísticas. Ou seja, é uma cidade acessível aquela em que todos os membros da sociedade devem ser valorizados e integrados na mesma, em que a mobilidade é vista como um direito à liberdade. Todos temos o direito à cidade.

“Acessibilidade é a caraterística de um meio físico ou de um objeto que permite a interação de todas as pessoas com esse meio físico ou objeto e a utilização destes de uma forma equilibrada/amigável, respeitadora e segura. Isto significa igualdade de oportunidades para todos os utilizadores ou utentes, quaisquer que sejam as suas capacidades, antecedentes culturais ou lugar de residência no âmbito do exercício de todas as atividades que integram o seu desenvolvimento social ou individual. Portanto, a acessibilidade promove a igualdade de oportunidades, não a uniformização da população (em termos de cultura, costumes ou hábitos.)”.

No entanto, apesar de se ter em mente que esta caraterística é um elemento fundamental nas cidades, ainda se vêem muitos espaços, transportes, entre outros, que não estão pensados para todos. É deste modo que as cidades se devem inovar para serem funcionais, seguras, saudáveis, compreensíveis, com informações claras, respeitadoras, e com ética, com princípios morais.

Todos os anos, desde 2010, tem sido atribuído o Prémio Cidade Acessível a uma cidade da União Europeia, de entre as que se inscreveram, que apresente vontade, competências e esforço para se tornar mais acessível, que tenha melhorado a acessibilidade, comprovando-o, e que ainda apresente planos para a introdução de melhorias no futuro. Este projeto tem, então, como objetivo principal garantir a igualdade de acesso à vida no espaço urbano para pessoas com incapacidades em toda a União Europeia.

O ano passado, em 2020, foi a capital da Polónia, Varsóvia, a receber este prémio. A parte histórica desta cidade, após a Segunda Guerra Mundial, foi reconstruída com base no seu plano original, e a parte moderna apresenta avenidas e estradas amplas e, ao longo dos anos, tem trabalhado as questões das acessibilidades no sentido de as melhorar.

A educação, o emprego, a sociedade, as infraestruturas e a informação são os tópicos que a cidade tem trabalhado, incorporando diversas especialidades e profissionais (como engenheiros, arquitetos, …). Varsóvia trabalhou, então:

- o investimento na eliminação de barreiras: tem investido na eliminação de barreiras arquitetónicas; todos os espaços públicos, todos os edifícios e estradas têm que cumprir as normas de acessibilidade estabelecidas na cidade; todos os projetos têm auditorias de acessibilidade; muitas das instalações culturais possuem acessibilidade; foram reparados pavimentos, instaladas passadeiras elevadas e introduzidos sinais sonoros e nova iluminação também nas passadeiras, e as paragens de autocarros foram adaptadas; os transportes públicos foram atualizados; são organizados programas de apoio para pessoas com deficiências físicas ou sensoriais, ou outros problemas; as crianças também têm ateliês pedagógicos pensados para si, para a sua sensibilização para com o tema dos direitos das pessoas com deficiências; e estão a desenvolver um website acessível a todos, que facilitará a procura de informações.

- são avaliados os níveis de satisfação das pessoas com deficiência: a própria população participa nesta melhoria da acessibilidade dando a sua opinião no que toca à cidade ser adequada a pessoas com deficiências. Puderam assim concluir que as infraestruturas publicas, as instituições, os transportes públicos, a qualidade dos serviços e os serviços de apoio permanente são todos avaliados positivamente.

- Possuir uma visão futura: Varsóvia possui um plano, uma estratégia para 2030, o que permite olhar para o futuro e ter objetivos por cumprir, ajudando a ter impactes de longo prazo no desenvolvimento da cidade.

Com a atribuição do prémio em referência, pode assumir-se que as cidades que concorrem entre si estão a competir umas com as outras no tema das acessibilidades. O prémio consiste numa quantia monetária que trará oportunidades para a cidade. Mas não só o simples prémio em si confere essas oportunidades. A cidade passa a ter mais destaque e a atrair mais pessoas, podendo também, possivelmente, contribuir para o turismo, assim como para a “aquisição” de mais habitantes, o que, por sua vez, acaba por contribuir para a economia da cidade.

 

Ana Alexandra da Silva Duarte 

Bibliografia:

https://ec.europa.eu/social/main.jsp?catId=1141&langId=en

https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/IP_19_6628

https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/59299/1/000136450.pdf

https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/21551/1/TFM.pdf


(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Urbana”, lecionada ao Mestrado Integrado em Arquitetura, da Escola de Arquitetura/UMinho) 

Sem comentários: