segunda-feira, abril 19, 2021

Lisboa, cidade inovadora

As tecnologias estão cada vez mais presentes na nossa vida e consequentemente nas cidades em que habitamos. Portugal tem demonstrado que é possível existir um crescimento económico com as tecnologias desenvolvidas para tornar o país mais sustentável, como os carregadores elétricos de automóveis. Como resultado, as empresas portuguesas estão a apostar cada vez mais na sustentabilidade, ganhando importância nas estratégias e decisões empresariais. No entanto, apesar do desenvolvimento tecnológico das empresas na área da sustentabilidade, a sua propriedade intelectual tem taxas muito baixas, sendo que, a inovação em valor é inferior à de outros países.

Após a análise SWOT realizada pela Câmara Municipal de Lisboa, é possível verificar várias potencialidades que tornam a cidade inovadora, como:

·               Acesso condicionado ao tráfego nos bairros históricos, o que contribui para a melhoria da qualidade de vida urbana;

·       Expansão da rede de metropolitano de Lisboa e articulação com a rede da Carris (superando a lógica da concorrência dos meios de transporte);

·  Implementação da Estratégia Energético-Ambiental, suportada por uma consciencialização ambiental dos cidadãos e dos seus representantes;

·               Definição de uma rede de vias cicláveis, o que beneficia o ambiente e a saúde pública;

·                  Expansão e qualificação da estrutura verde e ecológica municipal e metropolitana;

·      Massa crítica com dimensão nacional e internacional no sistema de Ciência & Tecnologia (universidades, laboratórios e fundações);

·       Presença de diversas redes internacionais na área da inovação, I&D e atividades culturais;

·       Funções económicas relevantes para o desenvolvimento centrado na economia do conhecimento e na inovação;

·             Centro de decisão económica nacional com relevância crescente ao nível internacional;

·            Qualificação elevada da população em idade ativa essencial para responder aos desafios da economia do conhecimento.

(Informação retirada do site da Câmara Municipal de Lisboa).

Esta inovação é cada vez mais necessária nas cidades com uma população mais densa. Em Portugal e no mundo, destaca-se a nossa capital: Lisboa.

Lisboa é uma cidade inovadora, destacando-se pela educação, qualidade de vida e oportunidades de emprego. Num estudo realizado pela Ambr Eyewear, Lisboa surge como uma das cidades mais inovadoras do mundo. Neste estudo é possível perceber que as potencialidades anteriormente referidas têm grande impacte na forma de como a população mundial vê a cidade de Lisboa. Para chegar a este resultado, esta empresa usa indicadores como: criatividade, conectividade, educação, qualidade de vida, oportunidades de emprego.

Lisboa é uma das melhores cidades para se estudar: apresenta 34 faculdades, e 7 museus com temática científica, considerados espaços educacionais. Esta cidade também se destaca pelo seu investimento no ambiente, tendo sido intitulada de “capital verde europeia 2020”, no contexto da ação com tutela no Comissário Europeu do Ambiente, Marítimo e Pesca, Karmenu Vella. Este título foi acompanhado por um prémio de incentivo de 350 000€.

A empresa antes referida considerou, ainda, Lisboa forte no uso sustentável do solo, da mobilidade urbana sustentável e da eco-inovação. Neste âmbito, refira-se que a cidade reduziu entre 2002 e 2014 50% as emissões de CO2, entre 2007 e 2013 23% o consumo de energia e 17% o consumo de água.

Para incentivar a população na redução da poluição, Lisboa promoveu o uso de bicicletas elétricas e substituiu 39% da frota de autocarros municipais por autocarros elétricos.

O que torna esta cidade atrativa a novos cidadãos é o facto de 93,3% da população em Lisboa viver a menos de 300 m de transportes públicos e 76% a menos de 300 m de zonas verdes urbanas. 

A cidade de Lisboa é uma cidade inovadora, no entanto, para manter este estatuto é necessário um investimento contínuo na área das Tecnologias e da Sustentabilidade. Em Portugal, é possível assistir à inovação em outras cidades para além da capital, como na cidade de Aveiro, que cada vez mais realiza eventos que promovem a tecnologia.

 

Soraia Matilde Pereira Silva

Webgrafia de apoio:

https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2020/10/27/45061-lisboa-e-uma-das-cidades-mais-inovadoras-do-mundo-e-a-melhor-para-estudar

https://www.clarkemodet.com/pt-pt/news-posts/lisboa-de-cidade-verde-a-cidade-inovadora/

https://ambreyewear.com/pages/innovative-cities

https://www.lisboa.pt/fileadmin/cidade_temas/urbanismo/pdm/EstCarat_RAnaliseSWOT.pdf

https://observador.pt/2020/10/02/smart-cities-em-portugal-sim-claro-no-centro-de-portugal/

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Urbana”, lecionada ao Mestrado Integrado em Arquitetura, da Escola de Arquitetura/UMinho)  

Sem comentários: