A procura turística traduz
as diversas quantidades de bens e serviços que os visitantes adquirem num determinado
momento. Assim sendo, a procura turística é o conjunto dos bens e serviços que
as pessoas adquirem para realizar as suas viagens.
Dois dos grandes e
principais grupos de procura são a procura
efetiva (diz respeito à procura que realmente se realiza) e a procura potencial (aquela que é
potencialmente prevista existir). O crescimento constante e a concentração no
espaço e atrativos são as caraterísticas mais notórias da procura turística. Os
fatores que determinam a procura turística são fatores de ordem económica,
social e técnica. Por sua vez, os fatores que afetam a procura turística são os
conflitos sociais, a falta de condições e de infraestruturas para receber o
turista.
O produto turístico é o
elemento de ligação entre a oferta e a procura e, como tal, constitui a figura
central de todo o processo de análise e de avaliação da qualidade percebida por
todos os intervenientes no processo turístico. Existem duas tipologias de
produtos turísticos que importa distinguir: ao nível local, as organizações do
sector do turismo oferecem um vasto e
diversificado conjunto de produtos e serviços, que vão do alojamento, à
restauração, animação, entre outros. Este tipo de produtos específicos
tanto pode ser objeto de comercialização e consumo integrados como apresentados
isoladamente; por outro lado, temos o produto
global ou compósito, que resulta da integração, ao nível regional, de toda
a realidade oferecida e experimentada pelos turistas. Trata-se de um produto
que se assume como o resultado de uma combinação de componentes tangíveis
(físicas) e intangíveis (sensações, emoções, experiências). O produto compósito
tem uma forte repercussão na imagem que o turista guarda da região.
A segmentação de
mercado consiste em identificar num mercado heterogéneo um determinado grupo de
indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos. Este é um
poderoso instrumento usado com o intuito de apresentar propostas que atendam aos
desejos do público-alvo. Segmentar o mercado é o resultado da divisão de um
mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o
mercado total representa o conjunto de grupos com caraterísticas distintas, que
são chamados segmentos.
Motivações principais,
tais como, o comércio, a religião, a necessidade de mudança, o estatuto social,
a aprendizagem pessoal e a curiosidade, continuam a ser as motivações centrais das
viagens e do turismo.
Embora existindo
múltiplos produtos turísticos e sendo esta uma área de estudo complexa, decidi
apenas concentrar-me num ponto turístico, tendo, deste modo, o meu estudo empírico
debruçado-se sobre a cidade de Guimarães.
De forma a compreender
o fenómeno turístico, é necessário ter presente os conceitos básicos acima
enunciados, ligados ao fenómeno turístico. No contexto atual, para analisar o
fenómeno turístico, observei que é igualmente essencial ter presente o papel
notório do marketing e das novas tecnologias de informação nesta área. Sabendo
que no município de Guimarães existem variados produtos turísticos, notei que
até certo ponto estes e o turismo no espaço rural e urbano podem ser
considerados complementares.
O processo de
globalização e a crescente competitividade nos mercados nacionais e internacionais
pressionou, e continua a pressionar, os destinos turísticos, levando-os a
adotar práticas alternativas mas igualmente atrativas. De um ponto de vista de
gestão estratégica, a criação de marcas territoriais surge como uma ferramenta
poderosa, uma vez que atribui ao destino uma identidade e, principalmente, uma
imagem, diferenciando-o dos seus concorrentes e tornando-o apelativo, o que
permitirá a captação de visitantes. Esta demarcação territorial procura acima
de tudo uma imagem forte e positiva para o destino.
No caso de Guimarães é
de notar que nos últimos anos o concelho conseguiu revitalizar a economia
através do aumento do número de turistas, consequência dos seus recursos patrimoniais
e esforços por parte das entidades públicas, o que permitiu o desenvolvimento
do Turismo.
O projeto, que incide
sobre a cidade de Guimarães como destino turístico, procura compreender qual o
nível atual de promoção turística de que a cidade dispõe. Procura-se também analisar
as estratégias que as entidades responsáveis pelo turismo concretizam na promoção
da cidade e da região, Para a atratividade e notoriedade do destino e a
divulgação da sua oferta de bens e serviços, a difusão de informação turística
é muito importante, assim como a dinamização dos recursos turísticos
existentes. Também é relevante potenciar
outras vertentes turísticas não tão exploradas, pois isso permitirá
complementar a oferta da cidade, tornando-a mais diversificada e diferenciada.
Demarcar
toda a oferta turística do concelho é uma das tarefas de real valor no turismo,
pois permite valorizar os seus potenciais recursos e os inúmeros produtos já
existentes. Uma boa experiência dos visitantes levará, por sua vez, à
recomendação a amigos.
Quanto maior for o
ajuste entre os atributos percebidos da imagem de uma Marca-Destino e as
motivações de procura dos seus visitantes, maior será a probabilidade de
recomendação de visita ao Destino.
Marta
Marques
Bibliografia
Cardoso, Sara Alexandra da Silva
Vasconcelos (2016). Branding
Territorial: o papel da imagem no comportamento de compra do turista: o caso do
destino Arouca. Dissertação de Mestrado;
Peixoto, Agostinho (2008). A qualidade
do produto turístico e dos destinos, ?;
Vareiro,
Laurentina, Ribeiro, J. Cadima, Pardellas de Blas, Xulio (2010). "As preferências dos turistas que
visitam o Minho - Lima: uma análise com base nas preferências declaradas", Revista
Portuguesa de Estudos Regionais, nº 22, 3º Quadrimestre, 2009,
págs. 35-46.
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2016/2017)
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2016/2017)
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