Em fevereiro de 2014,
vários meios de comunicação nacionais e internacionais noticiaram que a atriz
Sharon Stone passeou em Beverly Hills com um “Coração de Viana”, oferecido por
Mário Ferreira, diretor da Douro Azul. Renascia assim a popularidade desta peça,
originária da cidade de Viana do Castelo.
Inspirada pela recente
popularidade da cultura popular vianense, foi criada uma nova campanha
intitulada “Viana fica no coração”, cujo mote é “Quem gosta vem, quem ama
fica”.
Nascida na cidade,
encontro várias razões que me fazem amar Viana o suficiente para ficar, mas e
quem não conhece? Quais as motivações de um visitante ou turista para ficar em
Viana?
Ao analisar a procura
turística registada pelo Posto Municipal de Turismo de Viana do Castelo,
referente ao ano de 2011, sabe-se que esta se concentra no mês de agosto,
registando 1588 visitantes, ou seja, mais do dobro do segundo mês com maior
afluência, neste caso, Julho, com 642 visitantes. Assim, é nesta época que se
nota a influência da Romaria da Senhora da Agonia, realizada na semana do
feriado municipal de 20 de agosto, na procura turística.
Os residentes, habituados
a uma cidade mais pacata, ficam entusiasmados porque a cidade lhes parece “mais
viva”, ao mesmo tempo que cresce a oferta de trabalho sazonal, assim como o
lucro das atividades inerentes à dinâmica turística, com especial destaque para
o comércio de produtos tradicionais.
Ora, considerando as
vantagens geradas pelo aumento da procura turística, deveria existir um maior esforço
na procura de atenuar esta sazonalidade, tendo em vista o aumento gradual do
número de visitas durante todo o ano.
É de notar que a tónica
na Romaria da Senhora da Agonia, como principal fonte de atração da cidade, tem
sido aplicada pela própria Câmara. Neste caso, ao visitar o website desta última, quando selecionado
o menu “Turismo e Lazer”, os primeiros links
referem-se exclusivamente a estas festas tradicionais.
Não descorando a importância da
promoção deste evento tão relevante quando olhamos os valores da procura
turística durante o mês de agosto, certo é que urge a necessidade de apostar
nos vários exemplos de potencial turístico da cidade. Nuno Barroso, do Posto
Municipal de Turismo de Viana do Castelo, aponta um conjunto notável de aspetos
que podem ser melhor aproveitados, entre eles: a variedade de atrações naturais
e histórico-culturais num único espaço e de fácil acesso; as caraterísticas
naturais da região (praia, serras e rios), propensas à realização de atividades
ao ar livre, tours, caminhadas,
desportos radicais e atividades náuticas, como o surf, windsurf, kitesurf, bodyboard, jet-ski, vela,
remo, canoagem, pesca ou simplesmente um passeio de barco. Destaca-se também a
variedade gastronómica da zona, que tanto agrada aos visitantes e turistas
estrangeiros.
Assim, com tanto potencial, o que
está a faltar à cidade para conseguir uma procura turística constante?
Colocando-me no lugar de um
visitante/turista, comecei por fazer uma pesquisa sobre Portugal, e notei de
imediato o destaque turístico oferecido ao Porto, Lisboa, Algarve, Açores e
Madeira. Numa pesquisa mais aprofundada, neste caso à oferta turística no norte
de Portugal, na página inicial do website
“Trip Advisor”, por exemplo, a grande maioria das sugestões com “Marca de
Excelência” localizam-se no distrito do Porto, sendo que a única referência à
cidade de Viana é ao Santuário de Santa Luzia.
Após esta breve análise, pude
concluir que existe a necessidade de investir na visibilidade da cidade nos
meios de pesquisa online, por
exemplo, através de opinion makers
que, fazendo uso do instagram, como
noticiado no website “Volta ao
Mundo”, estão a tornar-se numa forte influência no processo de escolha de
destinos de viagem. Esta medida, associada a um aumento do número de campanhas
de marketing que divulguem a variedade
de oferta turística na cidade, poderá contribuir para que, de facto, Viana
fique no coração.
Sílvia Cristina Sousa Meneses
Bibliografia:
Barbosa,
Nuno “O ESTUDO DO TURISTA DE VIANA DO CASTELO: Primeiro passo para a criação de
um Observatório de Turismo”, Instituto Politécnico de Viana do Castelo (2012)
Volta
ao Mundo: “Como o instagram está a mudar a forma de viajar”, disponível in «http://www.voltaaomundo.pt/2017/03/13/como-o-instagram-esta-a-mudar-a-forma-de-viajar/»
Portugal-live.net:
“Viana do Castelo”, disponível in «http://www.portugal-live.net/P/places/viana-do-castelo.html»
Câmara
Municipal de Viana do Castelo: “Principais pontos de visita”, disponível in
«http://www.cm-viana-castelo.pt/pt/principais-pontos-de-visita»
Turismo
do Porto e Norte de Portugal, disponível in « http://www.portoenorte.pt/»
Trip
Advisor: “O que fazer em Norte de Portugal”, disponível in
«https://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g189169-Activities-Northern_Portugal.html»
[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional” do curso de Mestrado em Mestrado em Património Cultural, da ICS/UMinho]
[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional” do curso de Mestrado em Mestrado em Património Cultural, da ICS/UMinho]
Sem comentários:
Enviar um comentário