terça-feira, março 21, 2017

Turismo: Viana do Castelo não é só Romaria

Em fevereiro de 2014, vários meios de comunicação nacionais e internacionais noticiaram que a atriz Sharon Stone passeou em Beverly Hills com um “Coração de Viana”, oferecido por Mário Ferreira, diretor da Douro Azul. Renascia assim a popularidade desta peça, originária da cidade de Viana do Castelo.
Inspirada pela recente popularidade da cultura popular vianense, foi criada uma nova campanha intitulada “Viana fica no coração”, cujo mote é “Quem gosta vem, quem ama fica”.
Nascida na cidade, encontro várias razões que me fazem amar Viana o suficiente para ficar, mas e quem não conhece? Quais as motivações de um visitante ou turista para ficar em Viana?
Ao analisar a procura turística registada pelo Posto Municipal de Turismo de Viana do Castelo, referente ao ano de 2011, sabe-se que esta se concentra no mês de agosto, registando 1588 visitantes, ou seja, mais do dobro do segundo mês com maior afluência, neste caso, Julho, com 642 visitantes. Assim, é nesta época que se nota a influência da Romaria da Senhora da Agonia, realizada na semana do feriado municipal de 20 de agosto, na procura turística.
Os residentes, habituados a uma cidade mais pacata, ficam entusiasmados porque a cidade lhes parece “mais viva”, ao mesmo tempo que cresce a oferta de trabalho sazonal, assim como o lucro das atividades inerentes à dinâmica turística, com especial destaque para o comércio de produtos tradicionais.
Ora, considerando as vantagens geradas pelo aumento da procura turística, deveria existir um maior esforço na procura de atenuar esta sazonalidade, tendo em vista o aumento gradual do número de visitas durante todo o ano.
É de notar que a tónica na Romaria da Senhora da Agonia, como principal fonte de atração da cidade, tem sido aplicada pela própria Câmara. Neste caso, ao visitar o website desta última, quando selecionado o menu “Turismo e Lazer”, os primeiros links referem-se exclusivamente a estas festas tradicionais.
Não descorando a importância da promoção deste evento tão relevante quando olhamos os valores da procura turística durante o mês de agosto, certo é que urge a necessidade de apostar nos vários exemplos de potencial turístico da cidade. Nuno Barroso, do Posto Municipal de Turismo de Viana do Castelo, aponta um conjunto notável de aspetos que podem ser melhor aproveitados, entre eles: a variedade de atrações naturais e histórico-culturais num único espaço e de fácil acesso; as caraterísticas naturais da região (praia, serras e rios), propensas à realização de atividades ao ar livre, tours, caminhadas, desportos radicais e atividades náuticas, como o surf, windsurf, kitesurf, bodyboard, jet-ski, vela, remo, canoagem, pesca ou simplesmente um passeio de barco. Destaca-se também a variedade gastronómica da zona, que tanto agrada aos visitantes e turistas estrangeiros.
Assim, com tanto potencial, o que está a faltar à cidade para conseguir uma procura turística constante?
Colocando-me no lugar de um visitante/turista, comecei por fazer uma pesquisa sobre Portugal, e notei de imediato o destaque turístico oferecido ao Porto, Lisboa, Algarve, Açores e Madeira. Numa pesquisa mais aprofundada, neste caso à oferta turística no norte de Portugal, na página inicial do website “Trip Advisor”, por exemplo, a grande maioria das sugestões com “Marca de Excelência” localizam-se no distrito do Porto, sendo que a única referência à cidade de Viana é ao Santuário de Santa Luzia.
Após esta breve análise, pude concluir que existe a necessidade de investir na visibilidade da cidade nos meios de pesquisa online, por exemplo, através de opinion makers que, fazendo uso do instagram, como noticiado no website “Volta ao Mundo”, estão a tornar-se numa forte influência no processo de escolha de destinos de viagem. Esta medida, associada a um aumento do número de campanhas de marketing que divulguem a variedade de oferta turística na cidade, poderá contribuir para que, de facto, Viana fique no coração.

Sílvia Cristina Sousa Meneses

Bibliografia:
Barbosa, Nuno “O ESTUDO DO TURISTA DE VIANA DO CASTELO: Primeiro passo para a criação de um Observatório de Turismo”, Instituto Politécnico de Viana do Castelo (2012)
Volta ao Mundo: “Como o instagram está a mudar a forma de viajar”, disponível in «http://www.voltaaomundo.pt/2017/03/13/como-o-instagram-esta-a-mudar-a-forma-de-viajar/»
Portugal-live.net: “Viana do Castelo”, disponível in «http://www.portugal-live.net/P/places/viana-do-castelo.html»
Câmara Municipal de Viana do Castelo: “Principais pontos de visita”, disponível in «http://www.cm-viana-castelo.pt/pt/principais-pontos-de-visita»
Turismo do Porto e Norte de Portugal, disponível in « http://www.portoenorte.pt/»
Trip Advisor: “O que fazer em Norte de Portugal”, disponível in «https://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g189169-Activities-Northern_Portugal.html»

 [artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional” do curso de Mestrado em Mestrado em Património Cultural, da ICS/UMinho]

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