A cidade do Porto é uma das mais populosas cidades do país, situada a
noroeste de Portugal continental. É um dos destinos turísticos mais antigos e
procurados da Europa. O basto património artístico, o conhecido Vinho do Porto,
os vastos espaços dedicados ao lazer, a sua vida cultural, as suas pontes e a
sua arquitetura contemporânea e antiga são algumas das causas que convidam um
turista a visitar a cidade levando esta a ser mundialmente conhecida e
admirada.
É certo que esta cidade atrai anualmente milhares e milhares de turistas,
encantados por paisagens deslumbrantes junto ao rio, esplanadas agradáveis e o
prazer do ar livre que os espaços verdes presenteiam. Mas será certo dizer que
esta cidade é detentora de um turismo em expansão?
Sim, claramente! A Invicta tem vindo, nos últimos anos, a revelar-se um
destino turístico de excelência, crescendo de forma a proporcionar uma viagem
completa a quem lá passa. Segundo o Turismo do Porto e Norte de Portugal
(TPNP), a cidade do Porto fechou o ano de 2016 com um crescimento de dormidas
na ordem dos 10,70% em relação ao ano anterior, alcançando uma média de 6,8 milhões
de turistas, nacionais e internacionais, valores próximos dos objetivos traçados
apenas para 2020. Ainda segundo as mesmas fontes, passaram pelo posto do
turismo 308.694 turistas em 2014, 452.322 em 2015 e 530.991 em 2016. O
aeroporto Francisco Sá Carneiro atingiu 9.000.000 passageiros a 16 de Dezembro
e um total de 9.378.000 passageiros no final de 2016, o que representa um
aumento de 13,8% face aos 8.088.000 de 2015. A evolução é ainda mais
significativa se compararmos com os 6.932.000 de 2014.
Todos estes números e estimativas mostram um aumento do número de turistas
constante na cidade nortenha, levando a crer um contentamento por parte destes,
sendo importante e fulcral para a evolução turística do Porto.
O Instituto de Turismo, em parceria com o TPNP e o Aeroporto do Porto,
traçou o perfil do turista que visitou o Porto durante outubro de 2015 a março
de 2016 e as conclusões mostram que o valor do consumo médio por turista
aumentou consideravelmente de ano para ano. Asiáticos, americanos, europeus,
africanos e australianos são alguns dos turistas que chegam ao Porto e que
provocam aumentos de vendas nas lojas na ordem dos 20%. Segundo a Lusa, “O
volume de vendas aumentou mais ou menos 20%, devido à faixa de clientes
internacionais”.
Este aumento deve-se em maior parte à subida de vendas no setor da moda e
do famoso vinho do Porto, que tem vindo a ser cada vez mais apreciado pelo
mundo. O aumento destes valores valeram à cidade um crescimento no âmbito da
economia, emprego, exportações e investimento, tornando o turismo num dos
principais setores do desenvolvimento da economia local.
A cidade do Porto voltou a ser, mais uma vez, nomeada como melhor destino
turístico Europeu, terceira vez nos últimos cinco anos. Depois de 2012 e 2014,
a cidade portuguesa volta a ser a preferida dos turistas em 2017. O destino
português competiu com uma lista de 20 concorrentes finalistas ao longo de três
semanas de votação online. Os 135 mil
votos nesta cidade determinaram um novo recorde, já que o destino mais votado
no ano passado (Zadar, na Croácia) não ultrapassou os 54 mil votos. "O
Porto é excecional de várias formas (...), e a arquitetura, a cultura, a
gastronomia, o comércio, os encontros e a descoberta vão seduzi-lo," lê-se
no site da organização, que
disponibilizou ainda um vídeo promocional que destaca os atributos do destino
turístico.
"A visibilidade que este prémio traz é especialmente útil para o setor
do turismo, mas é também uma forma de chamar a atenção para o Porto como
oportunidade de investimento e de empreendedorismo", refere Rui Moreira,
presidente da Câmara Municipal do Porto e da Associação de Turismo do Porto e
Norte de Portugal, em declarações citadas no site do Turismo do Porto.
Depois destas análises podemos referir que a Invicta está na crista da onda
do turismo internacional, distinguindo-se como um destino denominado “low cost”.
Os estrangeiros chegam até à cidade procurando o que é “genuíno e autêntico”,
sendo essa a imagem que o turismo dessa região passa lá para fora para
continuar a crescer.
Jorge Mesquita
Bibliografia:
https://www.dinheirovivo.pt/economia/vinho-do-porto-entrou-na-moda-e-as-vendas-crescem-a-dois-digitos/
https://www.publico.pt/2017/02/10/local/noticia/porto-eleito-melhor-destino-eurupeu-de-2017-1761590
[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional” do curso de Mestrado em Mestrado em Património Cultural, do ICS/UMinho]
https://www.publico.pt/2017/02/10/local/noticia/porto-eleito-melhor-destino-eurupeu-de-2017-1761590
[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional” do curso de Mestrado em Mestrado em Património Cultural, do ICS/UMinho]
1 comentário:
A cidade do Porto é Maravilhosa. Ficar em Hotéis no Porto é uma experiência magnífica para explorar a cidade. Recomendo a todos.
Enviar um comentário