Hoje em dia, captar turistas exige cada vez mais a necessidade de
pensar-se neles antes que eles pensem em nós, portanto temos de “dar nas
vistas”. Este é um dos segredos para o crescimento do turismo e o objetivo de
“dar nas vistas” a meu ver é fundamental para cativar quem nos visita. Mas
claro que existe a necessidade de alterar a estratégia de marketing e
comunicação para a concretização deste objetivo.
Nesse sentido, a partir de 2013 o orçamento do Turismo de Portugal
destinado a campanhas internacionais passou a ser usado exclusivamente em
marketing digital, o que é sem dúvida uma ótima forma de promoção do Turismo.
Após a implementação desta medida, vemos cada vez menos outdoors, anúncios tradicionais em
panfletos distribuídos pelas cidades, ou até anúncios nos jornais e na
televisão. A aposta é cada vez mais para as novas tecnologias e redes sociais
como forma de persuadir, conquistar e atrair os nossos turistas. Nesse sentido, vemos cada vez mais vídeos
promocionais de diversos destinos e atrações turísticas quer de Natureza quer
de grandes cidades pelas redes sociais, blogues, sítios…
A Internet tem mudado a forma como o visitante se
relaciona com os destinos. Portanto, para alguém se adaptar a este mundo de mudanças
é necessário conhecer a jornada do visitante e as suas preferências, para ficar
claro onde investir a verba de 10 milhões de euros destinadas às campanhas
deste ano.
E porquê escolher a internet como meio de promoção? Porque esta tem um
lugar privilegiado na obtenção de informação e é onde está a maioria das
pessoas, ou pelo menos as gerações mais jovens. Portanto, existe a necessidade
de os cativar e despertar neles o interesse em nos conhecer, quer pelas
belíssimas paisagens naturais, quer pelo património histórico e cultural que
temos a nosso favor. Temos de desenvolver um conjunto de atividades que sejam atrativas,
especialmente para esta faixa etária, atividades essas que despertem a sensação
de aventura, descoberta e adrenalina, tais como: rafting, kayaking, hikin e
climbing.
Para concluir, vejo nos
jovens o público-alvo para este meio de divulgação turístico, o marketing
digital, que embora seja uma área científica recente, tem registado um grande
crescimento ao longo das últimas décadas, a par das novas tecnologias de
informação e comunicação. Falo nos jovens porque são eles que passam mais tempo
em frente a um computador e claro que, apesar destes muitas vezes não terem o
rendimento suficiente para investir em viagens, sempre podem exercer alguma
influência nos pais, amigos ou familiares quanto à escolha dos destinos
turísticos, ajudando assim a promoção e divulgação do mesmo.
Cátia Lopes
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2016/2017)
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2016/2017)
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