O que é luxo, quando falamos de
viagem? Por muito tempo, o luxo estava associado ao preço, à quantidade de
dinheiro despendida para atingir um fim. Atualmente, o tempo se tornou um
artigo escasso e os viajantes de luxo estão mais preocupados com o valor do que
com o preço. E este valor passou a ser medido muito mais pela experiência
obtida que por aquilo que foi pago.
A classe tradicional ostentatória
convive com uma classe que demanda produtos singulares, a classe de novos
ricos, mais discreta, que prima pela experiência ao invés do conforto dos
tradicionais hotéis de cinco estrelas. Para muitos ainda, luxo é encontrar
produtos feitos sob medida, cada vez mais singulares para perfis de viajantes
muitos diferentes.
A indústria turística tem
identificado claramente uma classe emergente de viajantes relativamente jovens
e cosmopolitas. São pessoas informais que quase passam despercebidas, mas que
exigem excelência quando contratam um serviço.
O conceito de luxo na hotelaria
tem-se tornado mais flexível, onde não se perceba um gasto sumptuoso. Tem-se caminhado
na direção de um luxo mais “acessível”, para atender às necessidades das
gerações X e Y. As grandes redes hoteleiras têm acompanhado esta tendência,
optando por criações minimalistas e contemporâneas, ao invés dos dourados e
barrocos de toda a vida. É um grande desafio para o setor.
Além disso, as novas gerações de
viajantes estão à procura do raro, insólito ou nada comum. O fator preço ou a
comodidade perderam importância. Destinos anteriormente ignorados estão
crescendo exponencialmente. Viver a experiência de um período de estadia na
selva africana com comodidades e comidas gourmet,
se hospedar em cabanas no alto de árvores, antigos vagões de trem, iglus, cápsulas
debaixo do mar ou ilhas onde só se pode chegar em helicópteros, pode custar
milhares de dólares. São experiências que poucos podem viver
Os novos ricos estão preocupados em
encontrar empresas de turismo e pessoas dispostas a compreender suas aspirações,
que dediquem tempo para escutar e proporcionem a experiência que desejam viver.
O preço definitivamente nunca foi o problema.
Bárbara Dal Rosso Lima
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano lectivo 2016/2017)
Bárbara Dal Rosso Lima
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano lectivo 2016/2017)
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