terça-feira, abril 17, 2018

A doce Vila de Óbidos

        Suficientemente perto da capital portuguesa e situada num ponto elevado, próximo da costa Atlântica, Óbidos é um destino bastante procurado pelos turistas que passam pela Vila. O turismo constitui uma das principais atividades e é responsável por um grande volume de postos de trabalho, assim como da oferta de outros serviços. Esta recebe a maioria dos seus turistas durante o período de Abril a Setembro, sendo as restantes visitas turísticas efetuadas durante eventos específicos realizados durante o resto do ano.
            Óbidos é descrito como um local de belas paisagens medievais, como se pode comprovar pelos ambientes cenográficos da Idade Média, potenciando a experiência histórica da época das conquistas portuguesas. Desde o século XVIII que os turistas Ingleses visitam propositadamente a Vila, pois interessam-se bastante pelo património arquitetónico presente, assim como pelo facto de ser um local próximo de Leiria, Sintra e Batalha, que também possuem um turismo de natureza cultural e patrimonial.
            Atualmente, Óbidos dinamizou a Vila com vários eventos temáticos que têm crescido exponencialmente no que diz respeito a visitantes. É exemplo disso o evento “Óbidos Vila Natal”, que foi criado em Dezembro de 2006 com o intuito de atrair turistas para a época mais baixa da Vila. O evento tem como objetivo recriar o misticismo e o espírito inerentes à época natalícia: um ambiente repleto de luzes, enfeites e brilhos, com várias atividades e diversão destinadas a reunir e entreter as famílias que por lá passam.
         A reprodução da Vila do Natal com todas as personagens alusivas à época, gnomos, rendas, bonecos de neve, árvores de natal, o mítico Pai Natal pretende despontar a imaginação e o encanto da época natalícia. No entanto, a maior atração turística de Óbidos encontra-se no “Festival Internacional de Chocolate”, sendo esta uma experiência que promove o divertimento e o lazer das famílias em torno do consumo do chocolate. Neste festival, junta-se o ingrediente mágico que permite dar largas à criatividade e originalidade com o magnífico ambiente acolhedor. Existem atividades para todos os tamanhos, realçando-se a “Casa de Chocolate das crianças”, que oferece atividades lúdicas e pedagógicas, enquanto que os adultos podem frequentar cursos de culinária em que o ingrediente base é sempre o chocolate. Existem ainda concursos para profissionais, como o “Chocolatier do Ano” e o “Concurso internacional das Receitas de Chocolate”, em que é possível apreciar as esculturas de chocolate, que são verdadeiras obras de arte.
            A natureza é um dos bens mais preciosos e abundantes nas redondezas da vila de Óbidos, onde se pode desfrutar das maravilhosas praias, assim como da Lagoa de Óbidos. Este local é bastante requisitado pelas suas caraterísticas únicas, como é possível comprovar pelas suas originais embarcações, denominadas “Bateira”, e pela atividade de  “apanha de moluscos Bivalves” . São ainda realizadas algumas atividades aquáticas, de que todos os visitantes podem desfrutar.
            Todos estes pontos descritos anteriormente fazem da Vila de Óbidos um local a visitar pelos turistas que pretendam viajar até aos tempos medievais, usufruindo dos eventos culturais que são organizados. Este local desperta ainda o interesse pela sua magnífica localização, tranquilidade e arquitetura.

Fábio Castro

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2017/2018)

Sem comentários: