A opinião, que, por
outras palavras, significa o modo de ver ou ter ideias pessoais e juízo formado
sobre algum assunto, é um dos aspetos mais melindrosos e importantes a ter em
consideração no desenvolvimento do turismo, como fator de crescimento
económico.
A partir dos meados do
século XX, no período pós-guerra, a população mundial ocidental passou a viajar
mais, promovendo o desenvolvimento do turismo. Com o passar dos anos, os países
foram tendo a preocupação de acolher os novos visitantes, sendo estes uma nova
fonte de rendimentos e desenvolvimento económico. A própria ONU refere que o
turismo promove a compreensão, a paz, o respeito universal e a aproximação
entre os povos. A par disto, verifica-se que o turismo permite o progresso
económico, técnico, tecnológico e social.
Na viragem para o século
XXI, com a explosão informacional proporcionada pela Internet e com o desenvolvimento
da Web 2.0, houve um abrupto desenvolvimento do turismo e viagens que lhes
estão associadas, quer em número de locais visitados, quer em número de viagens
totais, dando-se, a par disto, o surgimento de empresas de aviação low-cost, que exponenciaram ainda mais
este fenómeno. O desenvolvimento educacional das sociedades foi também um dos
aspetos que contribuiu para esta situação.
O facto de estarmos na
era da Informação, em que somos simultaneamente consumidores e produtores de
informação, permite termos o melhor e o pior dos dois mundos, e o mesmo
aplica-se ao caso do turismo, que sabemos que é um dos pilares de
desenvolvimento de várias economias mundiais.
Um dos fenómenos atuais
que mais contribui para esta situação são os opinion makers[1].
Estes indivíduos por norma estão associados aos mass media e influenciam um grande número de outras pessoas,
podendo as suas opiniões auxiliar no aumento ou descida de visitantes dos
locais. Este é um dos mecanismos atuais que influencia o progresso e desenvolvimento
do turismo e consequente promoção e preservação do património cultural no
mundo.
Com simples pesquisas na
Internet, somos bombardeados com inúmeros blogues de viagens, para vários
gostos e orçamentos, e em várias línguas. As pessoas que trabalham nestes
blogues são verdadeiras influenciadoras. Os próprios sites de reservas de viagens e alojamento têm um espaço reservado à
opinião das pessoas que usufruíram dos serviços.
Hoje em dia, a maior
parte das pessoas não é apenas influenciada pelo preço ou localização dos
serviços, mas pelas opiniões que lhes conferem algum grau de confiabilidade e
qualidade. Os blogues assumem um papel tão relevante que a própria BTL tem um
prémio específico, denominado de BTL – Blogger
Travel Awards.
Todos nós temos opiniões e
somos influenciadores e influenciados, seja pelos nossos amigos, familiares ou
pela comunicação social, redes sociais ou ídolos. Vejamos o caso de Cristiano
Ronaldo, que teve uma casa na zona de Vieira do Minho e isto acabou por trazer
visitantes inesperados ao concelho, por curiosidade em saber porque é que uma
referência mundial do futebol a escolhera.
Mas podemos pegar em
muitos outros exemplos, como é o caso das próprias telenovelas gravadas em
concelhos como o caso de Arcos de Valdevez, que durante os anos seguintes
aumentou exponencialmente o número de visitantes, ou até mesmo de um comentador
político ou social que refere determinado local, por publicidade ou não, e
condiciona o número de visitantes aos locais proferidos.
Assim sendo, a rápida
evolução da transmissão da informação influencia o crescimento do turismo, e a
promoção de culturas locais e globais. O aumento do turismo em diversas regiões
é também fruto de um acesso global aos meios digitais, que permitiu quer o
florescimento de opinion makers, cujo
papel na divulgação e promoção de alguns locais é fundamental. A crescente
disponibilidade de informações sobre os diversos locais e o aumento do
interesse por parte dos indivíduos em conhecerem sítios que outrora nunca
teriam ouvido falar é também expressão dessa mesma realidade.
Aurora
Catarina Melo Mendo
[1] O dicionário Merriam-Webster tem
como definição de opinion maker “a person
whose opinion influences the opinions of many other people (bloggers,
journalists, and other opinion makers)”.
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional”, do curso de Mestrado em Património Cultural do ICS, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2017/2018)
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