quarta-feira, abril 25, 2018

Turismo influenciado

A opinião, que, por outras palavras, significa o modo de ver ou ter ideias pessoais e juízo formado sobre algum assunto, é um dos aspetos mais melindrosos e importantes a ter em consideração no desenvolvimento do turismo, como fator de crescimento económico.
A partir dos meados do século XX, no período pós-guerra, a população mundial ocidental passou a viajar mais, promovendo o desenvolvimento do turismo. Com o passar dos anos, os países foram tendo a preocupação de acolher os novos visitantes, sendo estes uma nova fonte de rendimentos e desenvolvimento económico. A própria ONU refere que o turismo promove a compreensão, a paz, o respeito universal e a aproximação entre os povos. A par disto, verifica-se que o turismo permite o progresso económico, técnico, tecnológico e social.
Na viragem para o século XXI, com a explosão informacional proporcionada pela Internet e com o desenvolvimento da Web 2.0, houve um abrupto desenvolvimento do turismo e viagens que lhes estão associadas, quer em número de locais visitados, quer em número de viagens totais, dando-se, a par disto, o surgimento de empresas de aviação low-cost, que exponenciaram ainda mais este fenómeno. O desenvolvimento educacional das sociedades foi também um dos aspetos que contribuiu para esta situação.
O facto de estarmos na era da Informação, em que somos simultaneamente consumidores e produtores de informação, permite termos o melhor e o pior dos dois mundos, e o mesmo aplica-se ao caso do turismo, que sabemos que é um dos pilares de desenvolvimento de várias economias mundiais.
Um dos fenómenos atuais que mais contribui para esta situação são os opinion makers[1]. Estes indivíduos por norma estão associados aos mass media e influenciam um grande número de outras pessoas, podendo as suas opiniões auxiliar no aumento ou descida de visitantes dos locais. Este é um dos mecanismos atuais que influencia o progresso e desenvolvimento do turismo e consequente promoção e preservação do património cultural no mundo.
Com simples pesquisas na Internet, somos bombardeados com inúmeros blogues de viagens, para vários gostos e orçamentos, e em várias línguas. As pessoas que trabalham nestes blogues são verdadeiras influenciadoras. Os próprios sites de reservas de viagens e alojamento têm um espaço reservado à opinião das pessoas que usufruíram dos serviços.
Hoje em dia, a maior parte das pessoas não é apenas influenciada pelo preço ou localização dos serviços, mas pelas opiniões que lhes conferem algum grau de confiabilidade e qualidade. Os blogues assumem um papel tão relevante que a própria BTL tem um prémio específico, denominado de BTL – Blogger Travel Awards.
Todos nós temos opiniões e somos influenciadores e influenciados, seja pelos nossos amigos, familiares ou pela comunicação social, redes sociais ou ídolos. Vejamos o caso de Cristiano Ronaldo, que teve uma casa na zona de Vieira do Minho e isto acabou por trazer visitantes inesperados ao concelho, por curiosidade em saber porque é que uma referência mundial do futebol a escolhera.
Mas podemos pegar em muitos outros exemplos, como é o caso das próprias telenovelas gravadas em concelhos como o caso de Arcos de Valdevez, que durante os anos seguintes aumentou exponencialmente o número de visitantes, ou até mesmo de um comentador político ou social que refere determinado local, por publicidade ou não, e condiciona o número de visitantes aos locais proferidos.
Assim sendo, a rápida evolução da transmissão da informação influencia o crescimento do turismo, e a promoção de culturas locais e globais. O aumento do turismo em diversas regiões é também fruto de um acesso global aos meios digitais, que permitiu quer o florescimento de opinion makers, cujo papel na divulgação e promoção de alguns locais é fundamental. A crescente disponibilidade de informações sobre os diversos locais e o aumento do interesse por parte dos indivíduos em conhecerem sítios que outrora nunca teriam ouvido falar é também expressão dessa mesma realidade.

Aurora Catarina Melo Mendo


[1] O dicionário Merriam-Webster tem como definição de opinion maker “a person whose opinion influences the opinions of many other people (bloggers, journalists, and other opinion makers)”.


(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional”, do curso de Mestrado em Património Cultural do ICS, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2017/2018)

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