domingo, abril 22, 2018

O velho Parque de Exposições de Braga renasce como ´Forum Braga`: um espelho daquilo que foi a Era Romana

O tema que servirá de abordagem para este artigo, será o magnânimo parque de exposições de Braga. O local onde este parque se localiza é deveras excelente devido a sua localização, à quantidade existente de empresas bem-sucedida, assim como à qualidade de vida que apresenta. A cidade de Braga possuiu um conjunto de acessibilidades excelentes e foi uma das cidades que mais cresceu nos últimos 20 anos. O parque de exposições é um espaço e um instrumento na minha opinião fundamental, e parte constituinte deste conjunto de qualidades e acessibilidades que Braga oferece aos seus residentes assim como aos seus visitantes.
Ante de mais é preciso conhecer um pouco do que é o parque de exposições? Como é a sua história? A sua evolução? Antes de mais, o parque de exposições de Braga, que até hoje o conhecemos por esse nome, a partir do dia 28 de abril teremos a sua “reabertura” passando a ser designado por Forum Braga. É um espaço direcionado para a realização de feiras, congressos, exposições e outros tipos de organizações de caráter sociocultural, científico, desportivo e recreativo. Este espaço foi criado no ano de 1981, fruto do crescimento e desenvolvimento regular de feiras e de exposições, que remontam ao ano e de 1968 - data esta que diz respeito à Primeira Exposição Agrícola e Industrial do Norte. Foi a falta de um recinto ou de um espaço permanente para realização de feiras e exposições que levou o povo bracarense a elaborar um espaço que lhes desse resposta à necessidade.
No ano de 1977, a câmara municipal de Braga vai reconhecer a necessidade e a importância de um espaço próprio para a realização das atividades acima referidas e para isso vai começar a obter um conjunto de terrenos para a construção do recinto. Esta tomada de atitude por parte da câmara municipal de Braga lançou as bases definidas e necessárias daquilo a que hoje conhecemos como o Parque de Exposições de Braga.
No ano em que foi criado, o parque de exposições ingressou na União de Feiras Internacionais (UFI), onde adquiriu o estatuto de feira internacional, ficando com a designação de Agro. Temos a aderência à EURASCO (Comité Europeu de Sociedades Agrícolas e Organizadores de Feiras) no ano de 1984, que elevou o parque de exposições a um outro patamar, tornando-se no organizador-membro de duas importantes organizações internacionais de feiras, fortalecendo a sua posição como um dos principais centros nacionais de exposições e adquirindo um reconhecimento internacional.
No entanto, o percurso do parque de exposições não termina por aqui e a vontade de ter os recursos necessários e elementos cada vez mais favoráveis que elevem a sua importância conduzem a que no ano de 1987 o parque aumente e faça um enriquecimento do seu património através da inauguração do palácio de exposições (com uma área para as exposições a rondar os 6.500m2). No ano de 1990, termina-se (assim se pensava) o período de construções com a inauguração do centro de congressos, constituído por uma sala de imprensa, diversas salas de apoio e um grande auditório. No entanto, a fase de construções estagnou por uns tempos, mas na realidade, hoje, em pleno 2018, temos um novo espaço, que se inaugura a 28 de abril, deixando de existir o velho e conhecido parque de exposições de Braga, passando a ser designado de Forum Braga.
Contudo, não só o seu nome vai mudar, pois, como afirma Carlos Oliveira (presidente da investBraga), o antigo parque vai dar lugar a um espaço mais moderno e vai dar ensejo a Braga como destino de referência do país e da Galiza para o turismo de negócios, a realização de congressos, espetáculos e feiras. Estamos a falar num investimento de 8 milhões de euros. O fórum vai ser detentor de um centro de congressos (em que o auditório tem a capacidade de 1454 lugares), um pavilhão apto para 12 mil pessoas em pé, uma zona de exteriores pra concertos e uma galeria de arte, ambos, com um espaço para 20 mil pessoas, e, por fim, uma área de exposições, que consegue abarcar cerca de 300 stands.
Em suma, estamos a falar de um espaço que oferece um conjunto de acessibilidades e necessidades que em muito beneficiam a cidade de Braga, e acho que esta deve em muito apoiar, renovar e investir na sua evolução.

Bruna Filipa Fernandes Pereira

Bibliografia:
Investbraga. Parque de exposições de Braga,http://www.investbraga.com/peb/.
Paulo, Isabel. «Parque de exposições de Braga renasce como megaforum romano», Expresso, 20 de fevereiro, 2018.

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional”, do curso de Mestrado em Património Cultural do ICS, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2017/2018)

Sem comentários: