Portugal como destino turístico está em alta; é impossível
não perceber isso. O número de turistas em 2016 chegou a 18,2 milhões, segundo Instituto
Nacional de Estatística (INE). Em 2017, espera-se que este número ultrapasse a
22 milhões, conforme declarou Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do
Turismo, ao DN/Dinheiro Vivo (2017). Este sucesso é resultado da mudança de
estratégia de marketing do Turismo de
Portugal, que também teve seu trabalho reconhecido por entidades internacionais
em 2017 e recebeu diversos prêmios.
Em 2013, o presidente do Turismo de
Portugal da epóca, João Cotrim de Figueiredo, em entrevista ao site Expresso, em 17 de junho de 2017,
relatou que observou que as campanhas de turismo dos países da bacia mediterrânica
eram muito similares, e, por isso, talvez fosse esta a razão porque Portugal não conseguisse se destacar no
cenário europeu, de forma a atrair mais visitantes. Ainda de acordo com o
Presidente de Turismo de Portugal, os investimentos iniciais voltaram-se para o
marketing digital, de forma a instituir
um canal direto com os possíveis turistas, com o propósito de
compreender e atender às demandas dos viajantes de melhor forma, utilizando a
ferramenta de otimização dos motores de buscas.
A atitude proativa do Turismo de Portugal, a
modificação de estratégia de marketing, entre outras alterações, tiveram evidente
êxito, consoante o registrado no início deste artigo. Em 2016, um estudo do Instituto Nacional de Estatística
(INE) revelou que os estabelecimentos hoteleiros em Portugal receberam 19,1
milhões de hóspedes, um número recorde. Somente em 2016 Portugal recebeu o
equivalente a 500 prêmios internacionais; aqui vamos destacar apenas três, que
são considerados alguns dos mais prestigiados.
Na cerimônia de entrega de prêmios World Travel Awards, ocorrida no dia 10 de dezembro de
2017, Portugal foi eleito o Melhor Destino Turístico do Mundo de 2017.
Portugal como destino turístico teve como seus correntes países vizinhos, como
a Espanha, Marrocos, Grécia, e obteve, ainda, a honra de ser o primeiro país
europeu a ganhar esta distinção.
Nesta mesma senda, o vencedor do Melhor
Destino Mundial e Europeu de Golfe de 2017,
na 4ª gala anual dos World Golf Award foi Portugal. A
facilidade de mobilidade, a infraestrutura, a excelente hospitalidade
portuguesa foram alguns dos critérios que fizeram a diferença. O sucesso neste
quesitos decorreu de planejamento e investimentos no setor. Observe-se que, em
1999, havia apenas 51 campos de golfe; atualmente, existem acerca de 100, os
quais recebem, segundo o site do
Turismo, por ano, 420 mil viajantes.
As campanhas
internacionais de turismo “Can’t Skip Portugal” e “Who’s gonna win”, que
foi lançada no Campeonato Europeu de Futebol de 2016, ganharam três
galardões Prata nas categorias Internacionalização, Comunicação Tática e Low Budget, dos Prémios à Eficácia
da Comunicação, premiação da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN). Estas
campanhas comportaram quatro filmes.
“Can’t Skip Portugal”, teve como objetivo tornar Portugal mais conhecido como
destino turístico internacionalmente. O conteúdo foi publicado apenas na
internet, e já obteve 10 milhões de views.
“Who’s gonna win”, foi a plataforma que o Turismo em Portugal elaborou para ser
veiculada na Euro 2016, para divulgar as atrações turísticas portuguesas.
Em 2013, a equipa da Turismo em Portugal ousou
não só ao reformular suas práticas mas, também, diferenciar-se das práticas de
divulgação de espaços turísticos adotadas por países concorrentes. Entre estas
novas práticas, é possível citar a utilização otimizada dos recursos de marketing na tecnologia. Estas
mudanças de fato contribuiram para a revigoração da economia portuguesa, assim
como representam um caso da utilização inteligente dos recursos
tecnológicos, de compreensão das razões
dos fracassos, e, de principalmente, de capacidade de inovar.
Marcella Furtado Arruda
Referências
LEDO, W. - Portugal teve 18,2 milhões de turistas estrangeiros em 2016. Jornal de Negócios. 7 Dez. 2017. [Consult.4
Mar. 2018]. Disponível em: https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/turismo---lazer/detalhe/portugal-teve-182-milhoes-de-turistas-estrangeiros-em-2016
MADEIRA,J. -O ano de todos os recordes. Portugal já tem mais turistas
estrangeiros do que população nacional. Jornal Económico. 15 Fev. 2017. [Consult. 4 Mar. 2018].
Disponível em: http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/o-ano-de-todos-os-recordes-portugal-ja-tem-mais-turistas-estrangeiros-do-que-populacao-nacional-122964
PINHEIRO, A. M. -"Em
2017 vamos ultrapassar os 22 milhões de turistas". Diário de Notícias.
11 Set. 2017. [Consult. 02 Mar. 2018]. Disponível em: https://www.dn.pt/dinheiro/interior/em-2017-vamos-ultrapassar-os-22-milhoes-de-turistas-8760811.html
Portugal eleito melhor
destino do mundo – Público. 10 Dez.
2017. [Consul. 05 Mar. 2018]. Disponível em: https://www.publico.pt/2017/12/10/fugas/noticia/portugal-eleito-melhor-destino-do-mundo-1795505
Portugal vence prémio de Melhor Destino
Turístico do Mundo nos World Travel Awards. – Turismo de Portugal. 11 Dez. 2017. [Consult. 03 Mar. 2017].
Disponível em: http://www.turismodeportugal.pt/pt/Noticias/Paginas/Portugal-vence-premio-de-Melhor-Destino-Tur%C3%ADstico-do-Mundo-nos-World-Travel-Awards.aspx
Portugal premiado como Melhor Destino Mundial e
Europeu de Golfe 2017 e Eficácia de Comunicação "Can´t Skip Portugal" – Turismo de Portugal. 27 Nov. 2017. [Consult.
04 Mar. 2018]. Disponível em:
http://www.turismodeportugal.pt/pt/Noticias/Paginas/Portugal-premiado-como-Melhor-Destino-Mundial-e-Europeu-de-Golfe-2017-e-Eficacia-de-Comunicacao-Cant-Skip-Portugal-.aspx
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2017/2018)
Sem comentários:
Enviar um comentário