domingo, abril 22, 2018

As festas Sanjoaninas - uma ponte entre Porto e Braga

A festa de São João é um momento áureo da vida dos portuenses e dos bracarenses, que conta cada vez mais com a visitação e aumento exponencial de turistas de todas as nacionalidades, que têm como intuito participar nas iniciativas/ofertas que decorrem ao longo destas duas cidades. A festa sanjoanina é o evento inserido no calendário anual mais importante e com mais impacto na vida das populações nestas duas cidades, pois é um fenómeno de tradição e de desenvolvimento comunitário.
São inúmeras as atividades gratuitas e as oportunidades que, de forma  mais económica possível, faz com que cada vez mais esta festa seja mais requisitada e se torne num destino mais procurado a visitar. As festas de São João  tratam-se de uma festa popular realizada na noite de dia 23 para 24 de Junho em distintas cidades do país. Porém, as mais notórias realizam-se na cidade do Porto e na cidade de Braga, sendo esta uma festividade a nível católico no qual é comemorado o nascimento do São João Batista. Todavia, a “noitada” da festa teve origem no solstício de Junho, a qual primeiramente era uma festa pagã, em que a população festejava de forma enfática a fertilidade, sendo associada à exultação da abundância e das colheitas.
Esta festividade, até ao presente, trata-se de uma festa repleta de tradições, das quais podem-se destacar os tradicionais martelinhos, que foram aplicados na festividade apenas no século XX, mais concretamente a partir de 1963 (no Porto), os alhos-porros, considerados o símbolo da fertilidade masculina, o lançamento de balões e os raminhos de cidreira.
         É ao longo do mês de Junho que a cidade invicta e a cidade bracarense oferecem à sua população e visitantes workshops, concertos, construção de cascatas de São João, paradas folclóricas, entre outros, mostrando aos visitantes a verdadeira identidade do povo. Para além disso, em Braga acontece também o encontro de Joões e o cortejo histórico.
É de conhecimento geral que o São João bracarense é o mais antigo do país, sendo mais tradicionalista e genuíno. Segundo o testemunho do responsável das sanjoaninas bracarenses, “a preservação das tradições é o princípio orientador da nossa ação desde que assumimos a responsabilidade de organizar aquelas que são as maiores festas do Minho, e este mesmo programa assume as tradições como elementos chave sem esquecer a inovação”. Contrariamente, o São João do Porto torna-se mais urbano, mantendo como tradição apenas alguns pontos, não seguindo à regra elementos que para as sanjoaninas de Braga são cruciais.
É na noite de dia 23 para 24 que os visitantes podem de forma económica presenciar a diferença entre estas duas cidades numa noite em que têm em comum o festejo do nascimento do santo. É possível, por exemplo, através dos comboios (durante a noite inteira), fazer um roteiro entre o São João do Porto e de Braga, levando aos visitantes o auge da festa das duas cidades. Ao longo dos tempos, tanto o Porto como a cidade de Braga têm-se tornado as zonas mais importantes, na zona Norte, sendo que, com o decorrer dos anos, tem-se verificado um aumento a nível turístico e económico, principalmente na cidade do Porto.
Para além da época alta (Junho, Julho e Agosto), onde se verifica uma grande afluência turística, a festa de São João é cada vez mais procurada pela sua autenticidade, acolhimento, tradição, convívio, ambiente, mas sobretudo pela verdadeira felicidade que se vê sentir por parte das milhares de pessoas presentes.

Graça Cristina Pinto dos Reis

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional”, do curso de Mestrado em Património Cultural do ICS, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2017/2018)

Sem comentários: