quarta-feira, abril 21, 2021

Turismo Sustentável e Planeamento

       O turismo é um fenómeno que afeta a economia, a política, o meio ambiente e a cultura. Além do lazer, o turismo tem um papel social importante na sociedade onde é desenvolvido (MARUJO, 2008). Com uma dimensão global, o turismo tornou-se uma importante parte da economia de diversos países e seu potencial para promover o desenvolvimento económico e sociocultural de diversas regiões fez com que os governos e empresas começassem a pensar num planeamento para melhor desenvolver todas suas potencialidades com menores impactes negativos, principalmente quando pensamos em meio ambiente e sociedade.

     Quando observamos a importância do turismo e como diversas áreas de uma sociedade são afetadas e alteradas, concluímos que não pode haver um crescimento do turismo sem planeamento. Esse planeamento deve ser estratégico, integrador, participativo e pluralista, no sentido de envolver as dimensões sociais, económicas e físicas (GUNN, 1994).

     Quando falamos de turismo sustentável, precisamos de um planeamento que visa o desenvolvimento sustentável do turismo para que o futuro não seja comprometido, não podendo haver, por exemplo, uma destruição do meio ambiente ou uma não valorização e falta de incentivo aos produtores locais.

     Sachs (1993) afirma que o desenvolvimento sustentável deve ser implementado por uma metodologia de planeamento que seja um espaço de aprendizagem social. Para Sachs, o turismo sustentável tem como base os seguintes princípios:      

·       Sustentabilidade social: um processo de desenvolvimento que tenha um padrão estável de crescimento, com uma redução das diferenças sociais;

·       Sustentabilidade cultural: procurar soluções de âmbito local através das potencialidades das culturas específicas, levando em consideração a identidade cultural e o modo de vida local, bem como a participação da população nos processos de decisão e na formulação de planos de desenvolvimento turístico;

·       Sustentabilidade ecológica: com base na teoria de que o desenvolvimento turístico deve limitar o consumo dos recursos naturais e provocar poucos danos aos sistemas de sustentação da vida;

·       Sustentabilidade económica: possibilitar o crescimento económico para as gerações atuais, bem como o manuseamento responsável dos recursos naturais que deverão ter o papel de satisfazer as necessidades das gerações futuras;

·       Sustentabilidade espacial: baseada na distribuição geográfica mais equilibrada dos assentamentos turísticos de forma a evitar exceder a capacidade de carga;

·       Sustentabilidade política: baseada na negociação da diversidade de interesses envolvidos em questões fundamentais, que vão do âmbito local ao global. 

Quando entendemos a base do turismo sustentável, podemos observar que ele vai muito para além do meio ambiente. Trata-se da necessidade de valorizar e não perder a identidade cultural do local, diminuir as diferenças sociais e fazer dos interesses locais uma prioridade quando as políticas são definidas.

Quando todos esses princípios são atendidos, temos um turismo sustentável que é potencializado, não comprometendo o futuro e com menos impactes negativos na sociedade.


Gabriela Kaori Kuchiama

Referências Bibliográficas

GUNN, C. Emergence of effective tourism planning and development. In: SEATON, A. (Ed.) Tourism: the state of the art. Chichester: Wiley, 1994.

MARUJO, M. N.; CARVALHO, P. Turismo, planeamento e desenvolvimento sustentável. Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 147-161, outubro de 2010

MARUJO, M. Turismo e comunicação. Castelo Branco: RVJeditores, 2008

SACHS, I. Estratégias de transição para o Século XXI. In: BURSZTYN, M. (Org.). Para Pensar o Desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Brasiliense, 1993.

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2020/2021)


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