domingo, março 18, 2018

A Fundação Biblioteca Nacional do Brasil e o importante acervo que pertenceu à Família Real

A Fundação Biblioteca Nacional é considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, sendo também a maior biblioteca da América Latina. Seu acervo, composto por importantes itens pertencentes à família Real até serem comprados pelo Brasil em 1825, é hoje um dos mais importantes locais de visitação de turistas no Rio de Janeiro.
A chegada do acervo ao Brasil se deu com a partida da família Real de Portugal, à pressa, em 29 de novembro de 1807. Alguns volumes da Biblioteca Real seguiram juntamente com a família a viagem pelo oceano Atlântico, mas como nem toda a partida é perfeita, ainda mais sendo de última hora e considerada uma fuga, não seria difícil imaginar o resultado depois de tanta correria: dois lotes acabaram ficando para trás no porto, sendo enviados para o Brasil somente 4 anos depois, em 1811.
    Em 1821, a Família Real retornou para Portugal levando de volta os manuscritos da Coroa, permanecendo no Rio de Janeiro, os mapas, livros, estampas, moedas e medalhas. No ano seguinte ao retorno da Família Real a Portugal, em 1822, a Biblioteca Real passou a ser chamada de Biblioteca Imperial e Pública, recebendo somente em 1876 o nome de Biblioteca Nacional.
             Durante a permanência da Família Real no Brasil, o acervo foi acomodado em alguns endereços na Cidade do Rio de Janeiro, mas com o passar dos anos o mesmo foi aumentando seu volume através de doações e novas aquisições, tornando necessária a construção de um espaço próprio para guardar todo o volume da Biblioteca Nacional. Foi então inaugurado, em 1910, o atual prédio situado à Avenida Rio Branco, no centro da cidade. O edifício foi planejado para que se mantivesse atual por várias décadas e foi, juntamente com outros importantes edifícios da Avenida, como por exemplo o Teatro Municipal, tombado como conjunto arquitetónico em 1973 pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
            A Fundação Biblioteca Nacional é hoje um património importante não só para os cariocas, mas para todo o povo brasileiro, pois não só retrata a chegada da Família Real ao Brasil, com aberturas de portas para o país, como também permite ampliar o campo de pesquisa para os leitores e intelectuais. Importa, também, não esquecer o benefício para os turistas de todo o mundo que, dessa forma, têm acesso à pesquisa de tão valioso acervo e visitas guiadas pelo interior do edifício, para além da beleza externa que o edifício oferece para quem passa pela Avenida Rio Branco.

Patricia de Almeida Machado

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional”, do curso de Mestrado em Património Cultural do ICS, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2017/2018)

Sem comentários: