sábado, março 31, 2018

Da ficção à realidade - a influência das séries televisivas no turismo

Apesar de não ser uma novidade no mundo do turismo, a influência dos filmes e das séries televisivas têm aumentado exponencialmente nos últimos anos, levando os espectadores a lugares totalmente novos e fazendo com que se sintam parte de todo o envolvente. As possibilidades são infinitas para quando e onde um filme ou uma série nos pode levar.
Uma técnica bastante utilizada pelos cineastas passa por encontrar o cenário perfeito para as filmagens num local real, o que, inevitavelmente, vai levar a despertar interesse pelo público e transformá-lo numa referência turística.
O turismo cinéfilo, que leva os amantes do cinema a visitarem as cidades onde as suas cenas preferidas foram filmadas, já era conhecido e bastante explorado na área turística. Mas o turismo relativo às séries de TV está a mover ainda mais turistas, substancialmente porque uma série televisiva atrai e “prende” mais espectadores durante mais tempo, levando o público a criar ligações mais fortes com as personagens e os cenários do que num filme.
Este fenómeno, como era de esperar, está a ser aproveitado como recurso turístico pelas localidades afetadas, movendo milhões de turistas a escolher lugares onde alguma série tenha sido gravada. As organizações de marketing turístico apercebem-se do interesse demonstrado por pelos espectadores e tentam converter esta procura em reservas de viagens. Séries como “The Office” levaram a 3500 visitas a monumentos referidos ao longo da série. Highclere Castle, onde se localizam as gravações de “Downton Abbey” recebe 1500 visitantes por dia e em Dallas, onde é filmada a série “Dallas”, são recebidos 500 000 visitantes por ano.
Dentro das cidades e a cargo das operadoras turísticas são criados roteiros personalizados e adaptados às series televisivas com o intuito de oferecer a experiência de entrar e viver dentro das suas séries preferidas. É o caso da On Location Tours, que criou uma rota de autocarro onde são seguidos os passos de Carrie Bardshaw e as suas amigas ao longo de mais de 40 paragens emblemáticas da série “O Sexo e a Cidade”. A mesma operadora oferece roteiros para outras séries tais como “Friends”, “Os Sopranos” e “Gossip Girl”.
Esta tendência apresenta vantagens para os destinos turísticos pois oferece uma oportunidade de promoção a partir das séries de ficção com um elevado número de espectadores e, consequentemente, potenciais visitantes. Para as séries, é aqui encontrada uma forma de aumentar o seu valor, acrescentando filmagens em zonas que se tornem atrativas para o público exatamente por serem reais e criarem uma ligação especial para quem está do outro lado do ecrã.
Mas apesar das vantagens que fui mencionado, nem sempre estes eventos trazem benefícios para os locais. “The Beach”, um filme britânico que foi filmado nas ilhas Phi Phi, na Tailândia, moveu bastantes turistas para esta ilha paradisíaca. Embora os seus habitantes tenham ficado satisfeitos com a prosperidade que o filme trouxe, algumas mudanças na ilha, como a degradação ambiental e a sobrelotação, não lhes agradou tanto. A permissão para gravar nos seus parques nacionais foi protestada por alguns ambientalistas locais visto que foi necessário desbastar algumas áreas de vegetação de forma a que a produção e as gravações fossem possíveis.
Nas séries televisas, é em Dubrovnik, na Croácia, local onde foram filmadas várias cenas de “Game of Thrones” (A Guerra dos Tronos) que as consequências já se começam a notar. Considerada património da humanidade, e local que já resistiu a terramotos e às bombas lançadas na guerra pela independência da Croácia, agora tem de lidar com um aglomerado insustentável de visitantes atraídos a este local devido à sua série preferida. Nos últimos anos, o número de turistas mais que duplicou e atualmente há mais procura do que oferta, visto que se trata de uma região pequena e já não pode suportar a quantidade de visitantes que a procuram. Os habitantes receiam que o valor histórico e cultural desta cidade conhecida como” Pedra do Adriático” seja perdido e por isso pretendem implementar medidas como a promoção da cidade noutras épocas do ano de forma a controlar a sobrelotação, que é inevitável, mas não esquecendo que 70% da economia local se centra no turismo.
Numa atualidade onde as séries televisas estão, cada vez mais, a atrair bastantes espectadores, é um fenómeno que vai continuar a evoluir e a influenciar cidades em todo o mundo, simultaneamente. Como nem sempre quantidade é qualidade, é importante saber gerir esta voga, de forma a melhorar o turismo local sem comprometer as suas caraterísticas iniciais e a sua essência.

Maria Miguel Oliveira Costa

Referências
https://screenrant.com/movies-tv-shows-create-tourism-booms/

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2017/2018)

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