domingo, março 04, 2018

A Pequena Ilha Dourada

Porto Santo é a mais pequena ilha habitada do arquipélago da Madeira. Fica localizada no Oceano Atlântico, no extremo sudoeste europeu, a apenas 500 km da costa africana, a 1000 Km do continente Europeu e a uma hora e meia de voo da cidade de Lisboa. Este pequeno tesouro foi descoberto em 1418 por João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira.
A ilha do Porto Santo é banhada por águas turquesas, em que a sua principal caraterística é a praia de areia muito fina e dourada que, estendendo-se ao longo de 9 km, faz uma junção perfeita com o azul claro e limpo do mar, o que convida a muitos banhos de sol e de mar.
Devido à grande qualidade da praia, esta é procurada para fins de saúde e bem-estar, pois para além das águas translúcidas, a areia possui propriedades terapêuticas raras. É muito suave, leve e pouco abrasiva, e é composta principalmente por carbonato de cálcio, sob a forma de calcite, que lhe dá propriedades térmicas muito particulares.
Mas o Porto Santo não é só praia. Também podemos encontrar um campo de golfe internacional de grande qualidade. O seu interior campestre é ideal para grandes caminhantes, ainda tem um clube de hipismo, e há a oportunidade de praticar mergulho ou pesca desportiva. O Porto Santo tem toque muito curioso na sua história, em que cidade de Vila Baleira conta diversas histórias e lendas de um passado mais ou menos remoto, como é o caso da Casa Museu onde em tempos viveu Cristóvão Colombo.
Podemos chegar à ilha dourada de forma muito fácil, com o ferry, a partir da Ilha da Madeira, ou de avião até ao seu aeroporto internacional, que foi recentemente ampliado e dotado de melhores condições de acolhimento para os seus visitantes.
Eu sou visitante assídua desta ilha durante o verão e recomendo-a vivamente não só pelas qualidades referidas anteriormente mas também pela sua segurança, associada à simpatia dos seus habitantes, que são muito hospitaleiros, aos prazeres que a natureza oferece, à belíssima praia de areia fina e ao mar de águas tranquilas que fazem da ilha do Porto Santo um lugar privilegiado.

Carlota Dionísio

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2017/2018

Sem comentários: