domingo, março 11, 2018

Qualificação de Recursos Humanos para Desenvolvimento do Turismo em Portugal

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2017, revelaram que o turismo representou 7% do valor acrescentado bruto (VAB) criado pela economia em 2016. O turismo mais do que nunca é um setor vital para a economia portuguesa, além disso, foi um dos fatores responsáveis por tirar Portugal da crise económica que se stendeu de 2010 a 2014. Os números comprovam a relevância do setor turístico: por exemplo, no caso de geração de emprego, entre 2012 e 2016, a média nacional de pessoas ao serviço das empresas foi de 1,9%, e no turismo este número chegou a 3,3%, de acordo com um estudo realizado pela Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT).
Diante da prosperidade do turismo em Portugal, é a cada vez mais imperativa a qualificação de mão-de-obra, de forma a manter o nível de satisfação dos turistas, até então conquistado.
A Estratégia Turismo 2027 de Portugal estabelece cincos eixos estratégicos, e o que vale destacar aqui é o que se refere ao potencial de conhecimento, que significa a valorização das profissões de turismo, investir nos recursos humanos, na capacitação dos empresários e gestores, e, por fim, na confirmação de Portugal como smart destination.
 De acordo com o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, em entrevista a RH Magazine, a qualificação dos recursos humanos é essencial ao desenvolvimento do turismo em Portugal. Sendo assim, é preciso que haja uma mudança de mentalidade tanto de quem emprega, que deve priorizar a formação especializada no momento de contratação, assim como quem está a procura de uma oportunidade, que deve buscar a especializar na área.
O setor de turismo correspondeu, segundo dados coletados pelo INE até 2015, a 400 mil empregos, cerca de 9% da totalidade dos empregos portugueses. Num país como Portugal, onde o turismo, cada vez mais, é uma parte importante da economia, não é por acaso que o investimento em pessoas seja um dos cincos eixos estratégicos do turismo português.
 Com o propósito de apostar nos profissionais para desenvolver as atividades turísticas, o Turismo de Portugal criou um novo programa em 12 escolas de turismo, o “Tourism Training Talent”, com objetivo de desenvolver os talentos dos profissionais.
As Escolas do Turismo de Portugal formam mais de três mil alunos por ano, além de especializar um total de 3.800 profissionais. Estima-se que, até ao ano de 2020, a Rede Escolar do Turismo de Portugal prepare e instrua quatro mil discentes, com uma taxa de 90% de empregabilidade. Este projeto já recebeu reconhecimento de entidades internacionais, como o da Organização Mundial do Turismo. A agência das nações unidas classificou o programa “Tourism Training Talent” com o 1º lugar na categoria Inovação e Políticas Públicas da 14º da edição dos prêmios UNWTO.
O Turismo em Portugal se mostrou nos últimos anos, mesmo em tempos de crise económica, um confiável produtor de empregos, trazendo a necessidade do surgimento de qualificações especializadas nos serviços turísticos. Com o aumento do volume dos viajantes em território português, nos últimos anos, Portugal vem-se firmando como um destino turístico de excelência. Para este ritmo ter continuidade, é indispensável valorizar as profissões do turismo, graticar quem  se especializa, tornando os recursos humanos o suporte para o êxito do setor turístico de Portugal.

Marcella Furtado Arruda

Referências Bibliográficas
Barros, C. – Luís Araújo. RH Magazine. Lisboa. Vol. 1134, (2018), p. 24-27.
Estratégia Turismo 2027 . 2017. [Consult. 1 Mar. 2018]. Disponível em: http://estrategia.turismodeportugal.pt/sites/default/files/Estrategia_Turismo_Portugal_ET27_0.pdf
Relvas, R. B. - Turismo responde por 7% da economia nacional. Eco: Economia Online. 07 Dez. 2017. [ Consult. 1 Mar. 2018]. Disponível em: https://eco.pt/2017/12/07/turismo-responde-por-7-da-economia-nacional/.
Relvas, R. B - Turismo cresceu o dobro dos outros setores durante a crise.  Eco: Economia Online. 24 Nov. 2017. [Consult. 1 Mar. 2018]. Disponível em: https://eco.pt/2017/11/24/turismo-cresceu-o-dobro-dos-outros-setores-durante-a-crise/

Turismo responsável por 7% do valor gerado pela economia em 2016 – INE. Diário de Notícias. 07 Dez. 2017. [Contul. 02 Março 2018]. Disponível em: https://www.dn.pt/lusa/interior/turismo-responsavel-por-7-do-valor-gerado-pela-economia-em-2016---ine-8970193.html

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2017/2018)

Sem comentários: