quinta-feira, março 08, 2018

Amarante, Princesa do Tâmega

Pertencente ao distrito do Porto, situada na região do Douro-Tâmega, Amarante distingue-se pela sua história, natureza, cultura e gastronomia. Inicialmente conhecida como Villa d’Amarante, passou a cidade no ano de 1985.
Amarante possui inúmeras atrações turísticas, desde o Mosteiro de São Gonçalo, ao Solar dos Magalhães, passando pelo museu Amadeu de Souza-Cardoso, o qual visa reunir materiais respeitantes à história local e lembrar artistas e escritores nascidos em Amarante, tais como: António Carneiro, Amadeo de Souza-Cardoso, Acácio Lino, Manuel Monterroso, Paulino António Cabral, Teixeira de Pascoaes, Augusto Casimiro, Alfredo Brochado, Ilídio Sardoeira, Agustina Bessa Luís, Alexandre Pinheiro Torres. Inclui, também, um observatório de curiosidades à moda oitocentista.
Fazem parte da história desta cidade o seu Padroeiro, conhecido por São Gonçalo de Amarante. Daí, uma das maiores atrações, com o nome de Mosteiro de São Gonçalo, e a sua memória é festejada na data do seu falecimento (10 de janeiro) e no primeiro fim de semana de junho, com as festas da cidade. No exterior da Igreja de São Gonçalo encontra-se uma réplica da "Senhora da Ponte”, imagem também importante para esta cidade. Um dos acontecimentos mais marcantes foram as segundas Invasões Francesas, em abril de 1809, nas quais os soldados do General Loison incendiaram e saquearam Amarante. Mais de duzentos anos depois, são ainda visíveis alguns vestígios destes factos, nomeadamente no Solar de Magalhães, nos negativos de projéteis na fachada da igreja de São Gonçalo, nas telas perfuradas por baionetas da sua sacristia e nas pirâmides danificadas da ponte de S. Gonçalo.
Na natureza, Amarante tem o seu destino ligado ao rio Tâmega e às serras do Marão e da Aboboreira, promovendo assim as atividades ao ar livre e de manutenção física, como o montanhismo, a canoagem, o parapente, os passeios em guigas (designação de uma pequena embarcação de fabrico local) e gaivotas, a pesca, a caça, a natação, o golfe, o campismo, a fruição das praias fluviais e do parque aquático.
Para quem viaja à procura de valores culturais, Amarante é um destino obrigatório. Uma cidade religiosa, na qual a sua história, os seus monumentos e as suas tradições merecem a visita de peregrinos e turistas.
Outro ponto a referir é a maravilhosa gastronomia desta cidade. Na doçaria, os famosos doces conventuais fazem a delícia de muitos, criados pelas freiras clarissas do convento de Santa Clara, no século XIII. Ainda o bacalhau assado no forno, o cabrito assado, a carne maronesa e os cogumelos fazem parte da gastronomia Amarantina, acompanhados do bom vinho verde que se produz na região. A minutos do Porto e do Douro, temos o premiado restaurante “Largo do Paço”, com 1 Estrela Michelin, que conta com um ambiente requintado mas acolhedor.
Como habitante desta requintada cidade, recomendo vivamente a sua visita. Desde a beleza das margens do rio Tâmega, aos monumentos tão caraterísticos desta cidade. A sua arquitetura, a religião, a arte, a natureza e a gastronomia devem ser reconhecidos pelo mundo.
Rita Moura

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2017/2018)

Sem comentários: