domingo, março 11, 2018

Romaria de Nossa Senhora d’Agonia: o coração de Viana

Quando chegamos ao mês de agosto, de norte a sul de Portugal, enfeitam-se as ruas com flores, preparam-se os andores dos Santos e terminam-se os últimos preparativos para as festas, trazendo emigrantes de regresso às suas terras natal e, também, curiosos e turistas de vários pontos do mundo.
Viana do Castelo, é conhecida como uma das mais belas cidades do norte de Portugal, vigiada pelo Santuário de Santa Luzia, e é o ponto de encontro do rio Lima com o oceano Atlântico. Todos os anos, no mês de agosto, esta cidade, celebra uma das mais impressionantes festas religiosas portuguesas: a Romaria de Nossa Senhora da Agonia.
Desde 1772, que os pescadores fazem o pedido de proteção à Senhora da Agonia e transformaram essa tradição numa das maiores romarias de Portugal. Nasceu apenas como uma missa solene e, hoje em dia, é bem mais do que uma celebração religiosa, a que apelidam de “Rainha das Romarias”, em Portugal. Realiza-se sempre no mês de agosto e engloba o dia 20, que é o feriado municipal na cidade e que em 2016 trouxe mais de um milhão de pessoas durante os três dias à cidade.
A romaria inicia-se com o desfile de mordomas, onde é tradição envergarem as peças de ouro de família, e percorrem as ruas da cidade, cumprimentando as autoridades locais. Estima-se que, em 2017, participaram neste desfile cerca de 500 raparigas. O cortejo etnográfico, que já se realiza há mais de cem anos, continua a ser um dos momentos mais emblemáticos da festa e conta com milhares de figurantes, sendo que em 2016 mais de 50 mil assistiram a este número, um aumento de 30% relativamente ao ano anterior. Não é por acaso que o país tem muito presente a imagem do traje de Viana
No dia 20, principal dia das festividades, realiza-se a conhecida Procissão ao Mar, dedicada a Nossa Senhora d’Agonia, padroeira dos pescadores de Viana do Castelo, movimentando centenas de embarcações que fazem questão de acompanhar a padroeira na viagem ao mar e na foz do rio Lima. Nas ruas da ribeira estão os habituais tapetes elaborados com sal tingido e flores naturais, contruídos na noite anterior à procissão, na tão célebre Noite dos Tapetes. É por estas ruas engalanadas que serão transportados os andores dos Santos, desde a capela até ao cais, para então se realizar a Procissão ao Mar.
 As festas incluem ainda o arraial, concertos, festivais de folclore, cantares ao desafio, gigantones e cabeçudos, tocadores de bombos e concertinas e também a Festa do Traje, nascida em 1906, onde se mostram todos os trajes tradicionais bem como os usos e costumes da região. As três noites terminam com fogo de artifício, nomeadamente no último dia da festa, com a habitual “Serenata”, a partir do rio Lima, e a cascata formada desde a ponte Eiffel.
Em 2017, a TAP transportou, 25 minhotas tipicamente trajadas, entre o Porto e Lisboa, a bordo do Embraer 190 “Viana do Castelo”, avião integrante da frota TAP Express, com o objetivo de promover as Festas da Senhora d’Agonia.
A romaria é caraterizada pelo entusiasmo e alegria dos figurantes, diferenciando-se pela vontade das pessoas em participar nos diversos números da festa, sendo esta uma das razões pela qual são levadas multidões à cidade de Viana.
A acrescida aderência a esta festa é também sentida pelo aumento da participação de concorrentes para o cartaz, que é escolhido através de um consurso. Em 2016, foram apresentadas 28 propostas, tendo este número crescido para 82 em 2017.
A Romaria da Senhora da Agonia recebeu, em 2013, a Declaração de Interesse para o Turismo, já que leva, todos os anos, milhares de fiéis e curiosos até Viana do Castelo.
Este ano a Romaria será realizada nos dias 17, 18, 19 e 20 de Agosto deste ano, sendo o programa semelhante aos anos anteriores.

Mariana Martins

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2017/2018)

Sem comentários: