segunda-feira, março 19, 2018

TURISMO CULTURAL EM SOBRAL: ENTRE O MAR E A SERRA EXISTE O SERTÃO

No século XVII, nas margens do rio Acaraú, ao redor da Fazenda Caiçara, nasceu o município de Sobral. Situado na Região Nordeste do Brasil, mais precisamente na Região Norte do Estado do Ceará, Sobral dista 230 km da capital, Fortaleza, 100 km da serra da Ibiapaba e 120 km do litoral norte do Estado. Sua localização geográfica faz de Sobral passagem obrigatória para quem deseja visitar a serra e o litoral cearense. E, nessa passagem, o visitante conhecerá a serena paisagem do sertão nordestino, o clima tropical quente do semiárido e uma história rica em cultura popular brasileira.
No cenário brasileiro, Sobral é conhecida por inúmeros motivos, mas principalmente por ser a cidade natal do cantor e compositor Antônio Carlos Belchior (Belchior) e do humorista Renato Aragão (Didi), líder do grupo “Os Trapalhões”. E, no cenário internacional, Sobral teve destaque por ser palco da descoberta mais importante da Física: a Teoria da Relatividade. A cidade de Sobral, juntamente com a Ilha do Príncipe, na África Ocidental, foram as duas cidades no mundo onde a equipe de Albert Einstein, em 1919, fotografou o eclipse solar que comprovou a Teoria da Relatividade.
O potencial Sobralense para o Turismo Cultural se consolidou em 1999, quando o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tombou o Sítio Histórico da cidade, transformando-a em Patrimônio Cultural Brasileiro. Atualmente, Sobral possui um dos maiores Sítios Históricos Tombados do Brasil.
A cidade de Sobral possui inúmeras ferramentas para o desenvolvimento e “exploração” do turismo cultural.  Por estar localizada no sertão cearense, isso lhe confere um rico patrimônio natural e cultural repleto de história e cultura que pode ser apreciado caminhando pelo centro histórico ou nos bairros periféricos.
No centro histórico podemos nos deliciar com um roteiro de visita ao seu belo e rico Patrimônio Religioso. Entre todo o estado do Ceará, é a cidade que possui o maior número de igrejas por metro quadrado. Entre essas inúmeras igrejas podemos destacar a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (construída em 1700, demolida em 1777 e reconstruída em 1778), a Igreja Nossa Senhora do Rosário (1767), a Igreja Nossa Senhora das Dores (1818), a Igreja do Menino Deus (1810), a Igreja Nossa Senhora do Patrocínio (1885) e o Santuário de São Francisco (1945).
Na sequência, tem o Teatro São João. Esse teatro é o mais importante espaço cultural da Cidade. Ele foi inaugurado no dia 26 de setembro de 1880 com peças apresentadas por atores amadores sobralenses.
Ainda podemos enriquecer esse roteiro de cultura e história com visitas ao Museu Dom José. Esse museu pertence à Diocese de Sobral e foi fundado em 1951. É instalado em um palacete de estilo luso-brasileiro construído em 1844 e hoje é considerado o quinto museu de arte sacra mais importante do Brasil.
A Casa do Capitão-Mor José de Xerez Furna Uchôa é um casarão colonial, cuja construção foi por volta do ano 1772. Foi restaurada e transformada em “Casa Museu”. O edifício também se projeta como um Centro de Referência Cultural e Histórica de Sobral, disponibilizando para a população o Mapeamento Cultural do Município e o Inventário do Centro Histórico. Ao visitar a Casa do “Capitão Mor” podemos saborear os Fartes, doces típicos da região, e realizar uma deliciosa viagem no tempo para conhecer um pouco do patrimônio cultural de Sobral.
Ainda podemos incluir em nossa rota a Casa de Cultura, que fica localizada num casarão do ano de 1858, e o Museu do Eclipse, construído juntamente com o planetário no ano de 1999 para comemorar os 80 anos da experiência de Albert  Einsten na cidade. A margem esquerda do Rio Acaraú é um espaço que foi construído e abriga: restaurantes, pistas para prática de caminhada e ciclismo, a Biblioteca Municipal e o primeiro Museu Madi brasileiro, inaugurado em 2004, com um acervo de 70 obras. É um espaço público de interação e integração de pessoas e culturas. Existe também a pinacoteca municipal de Sobral, fundada no ano de 2016, para exposição de artistas locais e nacionais, e O Memorial da Educação Superior de Sobral, que pertence à Universidade Estadual Vale do Acarú (UVA), cuja reitoria é abrigada num prédio histórico do século XIX.  
Para finalizar, Sobral apresenta o seu “Beco do Cotovelo”, um espaço público localizado no centro da cidade, palco de encontros de artistas locais, políticos, profissionais, jovens e idosos que, durante a semana, reservam algum tempo para saborear um cafezinho, ler um jornal ou realizar saraus nas manhãs de sábado.
Entre o mar e a serra podemos conhecer Sobral, um lugar onde as estruturas urbanas e rurais se mesclam em uma cidade sertaneja rica em patrimônio cultural.

Carlos Eduardo Almeida de Farias

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional”, do curso de Mestrado em Património Cultural do ICS, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2017/2018)

Sem comentários: