terça-feira, novembro 01, 2011

Aveleda Vinhos S.A. – um exemplo de tradição, inovação e qualidade

A Aveleda Vinhos S.A , sediada em Penafiel, é uma empresa que é controlada e dirigida há séculos pela família Guedes. Desde os primórdios da empresa revelou-se uma aptidão nata para produzir vinhos de qualidade, tanto que hoje os vinhos produzidos são de renome a nível internacional.
Tudo começou em 1850, data que Manoel Pedro Guedes de Silva Fonseca foi viver para a quinta da Aveleda. Homem apaixonado por vinhos decidiu investir na produção dos mesmos construindo uma adega com capacidade até 300 pipas. Como recompensa do seu árduo trabalho, os vinhos da Aveleda ganham duas medalhas de ouro em concursos internacionais, uma em Berlim (1888) e outra em Paris (1889). Em 1939 nasce, até a data, a jóia da Coroa da empresa – Casal Garcia, que viria a tornar-se num enorme sucesso de vendas em todo o globo. Em 1946, a 3º geração da família decide formar uma sociedade agrícola para administração da propriedade. É nesta geração que as exportações sofrem o seu primeiro “boom” devido ao aumento exponencial da procura dos vinhos tanto no Brasil como em África. Nas décadas de 50 e 60 é feito um enorme investimento em tecnologia e em recursos humanos de forma a que corresponda a um novo aumento de procura tanto no mercado português como no mercado externo. A partir de 1995 há um novo aumento significativo no investimento de forma que a empresa esteja sempre na linha da frente.
Hoje, a Aveleda Vinhos S.A está no top 3 das maiores empresas deste ramo, é líder no mercado dos vinhos verdes e uma das companhias que mais exporta, tendo um mercado exterior a rondar os 90 países. Em 2009, vendeu mais de 14 milhões de garrafas, que deu um retorno em receita de 29 milhões de euros.
Neste ramo , obviamente tenho que referir o vinho Casal Garcia. O vinho Casal Garcia é o vinho verde mais vendido em todo o mundo e abrange cerca de 60 países, isto deve-se em parte à aposta “respeita a inteligência”. Representa 67% das exportações da empresa e assegura um volume de dez milhões de euros. Reconhecido nacionalmente como internacionalmente, já ganhou vários prémios : medalha de ouro no concurso Mundus Vindi 2010. Uma classificação de 16.5 pontos em 20 pontos possíveis e selo de garantia “ Wine passion Wise”- revista Paixão pelo vinho, Junho de 2010. E por último, uma classificação de 17.5 em 20 pontos na revista Divinum , Março de 2009.
A Aveleda S.A é um excelente exemplo de uma relação recíproca em que o amor e tradição a uma região leva ao sucesso no ramo empresarial. Penafiel é uma região reconhecida pelo a sua “paixão” , dedicação, simplicidade, ética e responsabilidade. Estando inerentes estes valores na região, a Aveleda S.A utiliza-os tornando-se assim uma empresa altamente competitiva e rentável e em troca cria emprego e desenvolvimento económico a favor da região, “ Our wine, Our love, Our life”.

Marílio Meireles

[Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Regional” do 3.º ano do curso de Economia (1.º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: