quinta-feira, dezembro 09, 2010

Economia Regional dos Açores

A 1500 km de Lisboa, no Oceano Atlântico, situam-se nove ilhas vulcânicas portuguesas, chamadas Açores. Um arquipélago em tons de verde, azul e preto, com lagos e grutas.
Repleto de flores, os Açores encantam, como uma jóia da natureza ainda preservada, uma vez que existem poucos hoje em dia.
A população dos Açores distribui-se irregularmente pelas ilhas, a maior parte dos habitantes reside em São Miguel: 53%. Segue-se a Terceira com 24%, Pico e Faial com 6%, Santa Maria 3%, Graciosa e Flores com 2% e o Corvo com 0,2%.
Os Açores têm vivido nos últimos anos um desenvolvimento económico moderado.
A nível europeu, os Açores fazem parte do grupo das sete regiões mais pobres da União Europeia.
A economia local é baseada no sector primário e nas indústrias de alimentos, incluindo produtos lácteos, produtos enlatados, bebidas e tabaco. Nos últimos anos o sector de serviços tem vindo a ganhar importância.
A agricultura é baseada na produção de produtos subtropicais. A criação animal é igualmente bastante importante na economia local, sendo a agropecuária uma das principais fontes de rendimento da região, o leite fresco é a principal matéria-prima usada pela indústria de transformação que tem no queijo, na manteiga, no leite pasteurizado e em pó os seus principais produtos. A carne de bovino é outra mais-valia da economia açoriana sendo exportada para a Madeira e Portugal continental. No mercado regional existe também produção e criação aviaria e suína.
O turismo tem crescido significativamente nos últimos anos e está desempenhando um papel cada vez mais importante na economia regional. Devido à sua localização os desportos aquáticos estão em crescimento.
Dada a sua posição estratégica no meio do Atlântico Norte, os Açores sempre desempenharam um papel importante na aviação civil. As nove ilhas habitadas do arquipélago estão equipadas de aeroportos.
Deve-se notar a existência do centro de controlo de tráfego aéreo do Norte Atlântico, de Santa Maria, que continua a ser útil na aviação civil e na base aérea das Lajes “da Força Aérea”.
Todas as ilhas têm portos para facilitar a actividade comercial da região e as ligações com o exterior. Alguns destes portos são muito procurados para embarcações como a ilha do Faial.

Patrícia Manuela Alves Rodrigues

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Regional” do 3º ano do Curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: