quarta-feira, abril 18, 2018

Jornadas Técnicas ‘Do conhecer ao dar a conhecer’

O turismo religioso de Portugal é conhecido no mundo todo, principalmente pela cidade de Fátima, que tem um grande papel neste sucesso. A cidade de Fátima, localizada no centro de Portugal, abriga o Santuário de Fátima, um local de peregrinação católica. Além disso, milhares de pessoas, de diversos países, viajam para conhecer as igrejas, catedrais, monumentos portugueses, querem entender a história, e, também, demandam informações sobre os locais de visitação. De acordo com a Secretária de Estado do Turismo, Ana Godinho, o número de turistas estrangeiros que vem visitar as atrações religiosas portuguesas chega a 3,3 milhões (reportagem publicada no Observador, em 4 de maio de 20). Na totalidade do turismo de Portugal, segundo  um investigador e docente da Universidade Católica de Braga, em 2017, o turismo religioso representou cerca de 10% a 14% (reportagem publicada no Observador, em 4 de maio de 20).
Este “boom” no turismo em Portugal gerou empregos, e deve estimular novos investimentos e a abertura de novos empreendimentos, afigurando-se um setor importante para economia portuguesa. No entanto, é preciso que se estabeleça, em mesma proporção, um padrão de excelência em cada secção do turismo.
Notadamente, no contexto da qualidade dos serviços turísticos, tem-se como fundamental capacitar os especialistas em turismo cultural e do património, técnicos  de informação e animação turística, guias-intérpretes e técnicos de agências de viagens sobre os patrimónios e atrações religiosas de Portugal. Neste sentido, a direção Regional de Cultura do Norte idealizou as Jornadas Técnicas ‘Do conhecer ao dar a conhecer’, para capacitar aqueles profissionais a oferecer uma experiência melhor aos turistas.
As aulas ocorrerão entre os meses de abril em junho deste 2018, nos meses de alta temporada, quando, geralmente, o volume de turistas é maior. As formações acontecerão em dioceses nas cidades do norte, como Braga, Porto, Bragança e Vila Real.
‘Do conhecer ao dar a conhecer’ é o fundamento destas ações de qualificação, as quais têm o propósito de municiar de informações os profissionais do turismo sobre os patrimónios históricos portugueses, para que possam compartilhar com os viajantes este conhecimento da melhor maneira, a exemplo das histórias das catedrais que pertencem ao programa Rotas das Catedrais do Norte.
As Jornadas Técnicas ‘Do conhecer ao dar a conhecer’ são gratuitas, com vagas limitadas. De facto, é relevante o investimento em qualificações sem custos ou com preços acessíveis para quem trabalha ou deseja ingressar no mercado do turismo. Outro aspeto interessante deste projeto é o foco e, também, a sua curta duração. 14 horas, o que possibilita a conjugação da formação às necessidades de trabalho.

Marcella Furtado Arruda

Referências
Peso do turismo religioso em Portugal oscila entre 10% e 14%, diz investigador, O Observador. 4. Mai. 2017. [Consul. 5 Abr. 2018]. Disponível em: https://observador.pt/2017/05/04/peso-do-turismo-religioso-em-portugal-oscila-entre-10-e-14-diz-investigador/.
Turismo Religioso: Ações de formação centradas na interpretação e comunicação do património a norte . Agência Ecclesia. 3 Abr. 2018. [Consul. 5 Abr. 2018]. Disponível em: 
http://www.agencia.ecclesia.pt/portal/turismo-religioso-acoes-de-formacao-centradas-na-interpretacao-e-comunicacao-do-patrimonio-a-norte

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2017/2018)

Sem comentários: