terça-feira, abril 17, 2018

O reconhecimento do trabalho do Turismo de Portugal: os prêmios recebidos

Portugal como destino turístico está em alta; é impossível não perceber isso. O número de turistas em 2016 chegou a 18,2 milhões, segundo Instituto Nacional de Estatística (INE). Em 2017, espera-se que este número ultrapasse a 22 milhões, conforme declarou Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, ao DN/Dinheiro Vivo (2017). Este sucesso é resultado da mudança de estratégia de marketing do Turismo  de Portugal, que também teve seu trabalho reconhecido por entidades internacionais em 2017 e recebeu diversos prêmios.
Em 2013, o presidente do Turismo de Portugal da epóca, João Cotrim de Figueiredo, em entrevista ao site Expresso, em 17 de junho de 2017, relatou que observou que as campanhas de turismo dos países da bacia mediterrânica eram muito similares, e, por isso, talvez fosse esta a razão porque  Portugal não conseguisse se destacar no cenário europeu, de forma a atrair mais visitantes. Ainda de acordo com o Presidente de Turismo de Portugal, os investimentos iniciais voltaram-se para o marketing digital, de forma a instituir  um canal direto com os possíveis turistas, com o propósito de compreender e atender às demandas dos viajantes de melhor forma, utilizando a ferramenta de otimização dos motores de buscas.
A atitude proativa do Turismo de Portugal, a modificação de estratégia de marketing, entre outras alterações, tiveram evidente êxito, consoante o registrado no início deste artigo. Em 2016, um estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que os estabelecimentos hoteleiros em Portugal receberam 19,1 milhões de hóspedes, um número recorde. Somente em 2016 Portugal recebeu o equivalente a 500 prêmios internacionais; aqui vamos destacar apenas três, que são considerados alguns dos mais prestigiados.
Na cerimônia de entrega de prêmios World Travel Awards, ocorrida no dia 10 de dezembro de 2017, Portugal foi eleito o Melhor Destino Turístico do Mundo de 2017. Portugal como destino turístico teve como seus correntes países vizinhos, como a Espanha, Marrocos, Grécia, e obteve, ainda, a honra de ser o primeiro país europeu a ganhar esta distinção.
 Nesta mesma senda, o vencedor do Melhor Destino Mundial e Europeu de Golfe de 2017, na 4ª gala anual dos World Golf Award foi Portugal. A facilidade de mobilidade, a infraestrutura, a excelente hospitalidade portuguesa foram alguns dos critérios que fizeram a diferença. O sucesso neste quesitos decorreu de planejamento e investimentos no setor. Observe-se que, em 1999, havia apenas 51 campos de golfe; atualmente, existem acerca de 100, os quais recebem, segundo o site do Turismo, por ano, 420 mil viajantes.          
As campanhas internacionais de turismo “Can’t Skip Portugal” e “Who’s gonna win”, que foi lançada no Campeonato Europeu de Futebol de 2016, ganharam três galardões Prata nas categorias Internacionalização, Comunicação Tática e Low Budget, dos Prémios à Eficácia da Comunicação, premiação da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN). Estas campanhas comportaram  quatro filmes. “Can’t Skip Portugal”, teve como objetivo tornar Portugal mais conhecido como destino turístico internacionalmente. O conteúdo foi publicado apenas na internet, e já obteve 10 milhões de views. “Who’s gonna win”, foi a plataforma que o Turismo em Portugal elaborou para ser veiculada na Euro 2016, para divulgar as atrações turísticas portuguesas.
 Em 2013, a equipa da Turismo em Portugal ousou não só ao reformular suas práticas mas, também, diferenciar-se das práticas de divulgação de espaços turísticos adotadas por países concorrentes. Entre estas novas práticas, é possível citar a utilização otimizada dos  recursos de marketing na tecnologia. Estas mudanças de fato contribuiram para a revigoração da economia portuguesa, assim como representam um caso da utilização inteligente dos recursos tecnológicos,  de compreensão das razões dos fracassos, e, de principalmente, de capacidade de inovar.

Marcella Furtado Arruda

Referências
LEDO, W. - Portugal teve 18,2 milhões de turistas estrangeiros em 2016. Jornal de Negócios. 7 Dez. 2017. [Consult.4 Mar. 2018]. Disponível em: https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/turismo---lazer/detalhe/portugal-teve-182-milhoes-de-turistas-estrangeiros-em-2016
MADEIRA,J. -O ano de todos os recordes. Portugal já tem mais turistas estrangeiros do que população nacional. Jornal Económico. 15 Fev. 2017. [Consult. 4 Mar. 2018]. Disponível em: http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/o-ano-de-todos-os-recordes-portugal-ja-tem-mais-turistas-estrangeiros-do-que-populacao-nacional-122964
PINHEIRO, A. M. -"Em 2017 vamos ultrapassar os 22 milhões de turistas". Diário de Notícias. 11 Set. 2017. [Consult. 02 Mar. 2018]. Disponível em: https://www.dn.pt/dinheiro/interior/em-2017-vamos-ultrapassar-os-22-milhoes-de-turistas-8760811.html

Portugal eleito melhor destino do mundo – Público. 10 Dez. 2017. [Consul. 05 Mar. 2018]. Disponível em: https://www.publico.pt/2017/12/10/fugas/noticia/portugal-eleito-melhor-destino-do-mundo-1795505
Portugal vence prémio de Melhor Destino Turístico do Mundo nos World Travel Awards. – Turismo de Portugal. 11 Dez. 2017. [Consult. 03 Mar. 2017]. Disponível em: http://www.turismodeportugal.pt/pt/Noticias/Paginas/Portugal-vence-premio-de-Melhor-Destino-Tur%C3%ADstico-do-Mundo-nos-World-Travel-Awards.aspx
Portugal premiado como Melhor Destino Mundial e Europeu de Golfe 2017 e Eficácia de Comunicação "Can´t Skip Portugal" – Turismo de Portugal. 27 Nov. 2017. [Consult. 04 Mar. 2018]. Disponível em: http://www.turismodeportugal.pt/pt/Noticias/Paginas/Portugal-premiado-como-Melhor-Destino-Mundial-e-Europeu-de-Golfe-2017-e-Eficacia-de-Comunicacao-Cant-Skip-Portugal-.aspx

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2017/2018)

Sem comentários: