segunda-feira, abril 16, 2018

MIMO Festival: um ponto a favor do Turismo?

A comemorar 15 anos no Brasil, o MIMO (Mostra Internacional de Música de Olinda) Festival teve origem em Olinda, Estado do Pernambuco, no Brasil, no ano de 2004, e é um dos maiores festivais gratuitos do Brasil. Neste festival podemos encontrar várias atrações relacionadas com a música, o património, o cinema e a educação.
O Festival vem tendo sempre como cenário cidades históricas, como Olinda, Paraty, Ouro Preto, Tiradentes ou Rio de Janeiro, reunindo diversas gerações de público em igrejas, monumentos, parques e outros espaços públicos. No ano de 2016, o MIMO Festival estreou-se a nível internacional com a primeira edição na cidade de Amarante, tendo esta cidade uma grande capacidade de atração e de mobilização de públicos para a concretização deste evento, distinguindo-se pelo património cultural e natural da região do Tâmega e Sousa e pelo intenso fluxo turístico. Amarante é conhecida pelo seu belo casario, pelas igrejas seculares e pela produção do apreciado vinho verde.
Na sua primeira edição em Portugal, o festival contou com 24 mil pessoas a invadirem as ruas, as igrejas, os museus e os vários espaços onde o festival acontece. Na segunda edição, em 2017, o número de visitantes aumentou para cerca de 60 mil espectadores. Inteiramente gratuito, o MIMO oferece concertos com grandes nomes da música internacional, um festival de cinema, uma Etapa Educativa com workshops e masterclasses, e uma Chuva de Poesia em locais nobres e históricos da cidade de Amarante.
O sucesso das duas primeiras edições do Festival brasileiro em Portugal ditou a continuidade do MIMO Festival Amarante em 2018, e neste ano conta com mais de meia centena de atividades, entre música, cinema, workshops, encontros e palestras com os artistas ou sessões de poesia. Estas variadas atrações terão lugar no Parque Ribeirinho, nas margens do Rio Tâmega, no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, nas igrejas de São Gonçalo e de São Pedro, no Centro Cultural de Amarante e no cinema Teixeira de Pascoaes.
O MIMO Festival ocorre em meados de julho e tem a duração de três dias. Por este já passaram artistas como o brasileiro Jards Macalé, a inglesa ALA.NI, a francesa Anne Paceo e o quinteto franco-etíope Girma Bèyènè & Akalé Wubé, os quais se estrearam em Portugal. Ainda outros artistas, como a brasileira Céu (acompanhada da Nação Zumbi), o português Manel Cruz, o queniano Richard Bona, os tuaregues Tinariwen e o lendário músico de jazz americano Herbie Hancock.  
A cidade de Amadeo de Souza-Cardoso e Teixeira de Pascoaes vai receber a 3ª edição deste festival único pela sua abrangência e conceito, pelo respeito das diferentes culturas e dos seus bens histórico-culturais, tendo já data marcada para os dias 20, 21 e 22 de julho de 2018. O sucesso do posicionamento e enquadramento do MIMO Festival valeu a sua distinção nos Iberian Festival Awards para Melhor Infraestrutura Nacional.
A deslocação de milhares de visitantes para a cidade Amarantina faz com que este festival se torne um grande ponto a favor do turismo tanto para Portugal como para Amarante, como também para as cidades mais próximas, que também beneficiam com a chegada destes espectadores.

Rita Moura

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2017/2018)

Sem comentários: