Uma das iniciativas mais interessantes do Ministério da Ciência e Tecnologia é o projecto das "Cidades Digitais". Este projecto começou em Aveiro e está a alargar-se ao resto do país, nomeadamente a cidades mais periféricas. Por exemplo, a iniciativa “Braga Digital” tem por missão “proporcionar aos Munícipes, Empresas e visitantes um ambiente favorável ao desenvolvimento da sociedade da informação e conhecimento. Em articulação com o programa das Cidades e Regiões Digitais, pretende-se tornar a cidade de Braga numa das cidades Europeias mais competitivas na Economia Digital, em linha com a declaração de Lisboa. Contribuindo desta forma para transformar Portugal num dos Países mais avançados em matéria de Governo electrónico e Sociedade da Informação”.
Numa era de globalização e com o uso crescente da Internet, estas medidas tornam-se indispensáveis para uma cidade que queira ser competitiva. A Internet é um instrumento essencial na educação e prestação de serviços, disponibilizando vastas quantidades de informação e aproximando pessoas e empresas promovendo negócios e crescimento económico, sendo que uma área em crescimento é o comércio electrónico. Actualmente, as comunidades locais organizam-se através deste meio de comunicação, dando origem a comunidades chamadas de virtuais. Esta ferramenta tornou-se indispensável para a criação das “Cidade Digital”, onde pretendem ser um espaço onde pessoas de uma comunidade regional possam interagir e partilhar conhecimento, experiências e interesses comuns. Pretende ainda ser um instrumento de promoção da comunidade, um local onde os cidadãos possam exercer a sua cidadania de forma moderna e adequada a vida que dos nosso dias. Em tudo isto se assemelha as cidades reais, no entanto distingue-se desta por não ter materialização física e existir apenas no ciberespaço. Através destes espaços, as cidades ficam expostas num mundo digital, cheio de virtudes e potencialidades, tornando-se num parceiro ideal para uma cidade que queira ser competitiva.
Numa era de globalização e com o uso crescente da Internet, estas medidas tornam-se indispensáveis para uma cidade que queira ser competitiva. A Internet é um instrumento essencial na educação e prestação de serviços, disponibilizando vastas quantidades de informação e aproximando pessoas e empresas promovendo negócios e crescimento económico, sendo que uma área em crescimento é o comércio electrónico. Actualmente, as comunidades locais organizam-se através deste meio de comunicação, dando origem a comunidades chamadas de virtuais. Esta ferramenta tornou-se indispensável para a criação das “Cidade Digital”, onde pretendem ser um espaço onde pessoas de uma comunidade regional possam interagir e partilhar conhecimento, experiências e interesses comuns. Pretende ainda ser um instrumento de promoção da comunidade, um local onde os cidadãos possam exercer a sua cidadania de forma moderna e adequada a vida que dos nosso dias. Em tudo isto se assemelha as cidades reais, no entanto distingue-se desta por não ter materialização física e existir apenas no ciberespaço. Através destes espaços, as cidades ficam expostas num mundo digital, cheio de virtudes e potencialidades, tornando-se num parceiro ideal para uma cidade que queira ser competitiva.
João Ricardo Costa Esteves da Silva
(artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular Desenvolvimento e Competitividade do Território, do Mestrado em Economia, Mercados e Políticas Públicas, da EEG/UMinho)
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