domingo, abril 12, 2020

As ondas gigantes e o gigante potencial turístico da Nazaré


Nazaré é uma vila portuguesa situada no distrito de Leiria, com cerca de 10 300 habitantes. Tem um clima ameno, gente simpática e conhecida por ser hospitaleira e também diversas tradições e artes piscatórias que fizeram com que a Nazaré se tornasse musa de artistas por todo o mundo.
Para visitar a Nazaré não se pode dispensar um passeio pelas ruas estreitas perpendiculares à praia, descobrir a essência das gentes conhecidas pelo sorriso fácil, por falarem a cantar e pelo modo caraterístico de se vestir. Não pode faltar uma visita ao Sítio da Nazaré, que proporciona uma vista sobre a praia e um dos mais bonitos panoramas marítimos de Portugal.


  Figura 1- Sitio da Nazaré

Nos dias de hoje, a maior atração desta vila são as suas ondas gigantes derivadas ao fenómeno geomorfológico submarino “Canhão da Nazaré”, que permite estas ondas gigantes. É o maior desfiladeiro submerso da Europa e chega a ter 5000 metros de profundidade. Esta atração acontece na Praia do Norte, que fica rodeada por dunas e é conhecida por ser uma das mais extensas e das mais bonitas da Nazaré, e derivado destas condições e caraterísticas que é ideal para atividades como o surf. É perto desta praia que se localiza o tão conhecido Farol da Nazaré, que permite fotos incríveis das ondas gigantes e que nos dá a ilusão que as ondas estão mesmo ali e que são ainda maiores.


 Figura 2- Farol da Nazaré



 Figura 3- Praia do Norte 

As ondas gigantes da Nazaré ficaram ainda mais famosas quando, em 2011, se deu na Praia do Norte o maior recorde de onda já surfada (tinha 30 metros) pelo conhecido sufista Garret McNamara. Estas ondas gigantes só acontecem no inverno, que é a época alta do surf em Portugal, e entre novembro e março milhares de surfistas de todo o mundo deslocam-se à Nazaré para se aventurarem neste mar.
Na praia do Norte realizam-se ainda dois campeonatos internacionais: o Nazaré Pro e o Nazaré Challenge, este último faz parte do circuito Big Wave Tour da World Surf Leage.
         Quem por lá passa não dispensa apreciar o por-do-sol numa esplanada ou num dos miradouros com vista para o mar, enquanto anoitece, e também não esquece as comidas tradicionais e conhecidas da zona, como uma caldeirada Nazarena, a sardinha e o carapau grelhados, massa de peixe e o marisco. Além destes pratos principais, podem sempre juntar-se doces típicos, como as Sardinhas (folhado coberto e recheado com creme de ovos), os Támares (bolos em forma de barcos), os Nazarenos e também os Fóquins.




 Figura 4- Sardinhas



        Figura 5- Támares

Tudo isto leva milhares de turistas à Nazaré todos os anos e o número de turistas tem vindo a aumentar todos os anos, o que levou a que esta Vila ascendesse ao 4º lugar do ranking nacional Portugal Brand Ranking.


Inês Paredes

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2019/2020)

Sem comentários: