sexta-feira, abril 10, 2020

Turismo como atividade económica fundamental

Podemos afirmar que o turismo é uma atividade económica fundamental, pois além de representar grande parte das receitas e do crescimento da economia, potencia também o desenvolvimento de várias regiões que à partida são consideradas mais monótonas, nomeadamente aquelas que são procuradas essencialmente pelo seu património natural. Portugal é o país europeu que apresenta o maior crescimento no setor do turismo e viagens, segundo o Conselho Mundial do Turismo (WTTC). Tal se justifica pelo clima, pelas praias, cultura, monumentos e tradições, gastronomia e vinhos, e segurança existentes no nosso país. Por várias vezes foi distinguido com o prémio de melhor destino turístico europeu pelos World Travel Awards, bem como foram vários outros os prémios que foram atribuídos ao nosso país.
Quando estamos perante uma zona turística, existem mais apoios para a melhoria da qualidade de vida nesses locais, como o desenvolvimento de infraestruturas e vias de acesso, a construção de restaurantes e quiosques, criação de hospedagens, lojas, e todos os serviços a que os turistas estão habituados, consequentemente a população residente ganha também todos estes benefícios. Podemos concluir que o turismo é benéfico tanto para a economia como para a população portuguesa, apesar de também acarretar alguns inconvenientes. Alguns destes inconvenientes passam por os locais mais procurados se tornarem mais caros e existirem danos ambientais, como o esgotamento de recursos naturais.
Atualmente, vivemos na presença de um vírus muito contagiante e grave, Covid-19, que levou a uma pandemia mundial e, consequentemente, a fronteiras fechadas, à obrigatoriedade de isolamento social, parques de lazer interditos, pontos turísticos fechados. Tudo isto é muito preocupante, pois além das vítimas mortais que se verificam, esta pandemia trouxe um grave impacte negativo para toda a economia do mundo, no geral. O turismo é das áreas mais afetadas pois podemos afirmar que, nesta altura, este é inexistente. O futuro é ainda uma incógnita, e não se sabe quando é que este setor voltará a ser o que era. As consequências deste surto são ainda desconhecidas e difíceis de prever, pois ainda não se sabe como e quando será eliminado o vírus.
A esperança é que esta pandemia termine, e que possa voltar a haver contacto entre as pessoas. Espera-se que a atividade turística volte a contribuir para a geração de empregos, de receitas, de valorização da cultura portuguesa e contribuir para o desenvolvimento das regiões mais isoladas. Provavelmente, o turismo vai passar a ser mais cauteloso, mais sustentável e saudável.

Maria Silva

Bibliografia:
https://www.dn.pt/edicao-do-dia/03-jul-2019/ha-cada-vez-mais-turistas-de-fora-da-europa-a-visitar-portugal-11069558.html

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2019/2020)

Sem comentários: