sexta-feira, abril 10, 2020

A gastronomia criativa de Parma

Uma cidade com mais de 190 mil habitantes, Parma é o centro gastronómico do "Vale da Comida Italiana"¹. Com cerca de um terço da força de trabalho a trabalhar na indústria agroalimentar e gastronómica, o setor é a força motriz da economia local. A visão de Parma sobre a gastronomia está intrinsecamente ligada à sustentabilidade ambiental baseada na produção local e na reciprocidade urbano-rural.
Em 2015, Parma foi a primeira cidade italiana oficialmente proclamada pela UNESCO como Cidade Criativa da Gastronomia. Parma está situada na Emilia-Romanha, uma região no norte da Itália, que se estende desde as montanhas dos Apeninos ao rio Pó, no norte. É a região europeia com o maior número de produtos com selo DOP e IGP (Denominação de Origem Protegida e Indicação Geográfica Protegida)². Quem nunca ouviu falar ou nunca provou do queijo parmesão e do presunto de Parma? Outros produtos tutelados são a “coppa de Parma”, o salame de Felino, o “culatello de Zibello”, o cogumelo de Borgotaro e os vinhos “Colli di Parma”.

Figura 1: Mapa DOP E IGP da Região Emilia-Romanha

A localização geográfica e a cultura da cidade de Parma permitiram, ao longo dos séculos, a produção de excelentes produtos, o desenvolvimento de importantes indústrias e tecnologias para a preservação dos alimentos, e o desenvolvimento de uma verdadeira cultura alimentar. O património gastronómico de Parma não é apenas um conjunto de recursos, mas é uma combinação única de expressões antropológicas que constituem a identidade, a história e o know-how da comunidade, uma cultura ligada a um património material e imaterial: o contexto ideal para promover o desenvolvimento do "turismo criativo".
O setor agroalimentar está representado em Parma e no seu território através de toda a cadeia alimentar: produtos típicos e seus consórcios de proteção, restaurantes e chefs de renome estrelados, professores de cozinha italianos, museus gastronómicos, investigação e segurança alimentar, indústrias agroalimentares, projetos culturais e educativos, eventos e exposições internacionais, nacionais e locais.
Da cadeia curta à orgânica, da recuperação das produções tradicionais às grandes indústrias, em Parma "sabem fazê-lo": o profundo conhecimento dos truques do comércio, o artesanato e a transmissão do conhecimento lançaram as bases de uma verdadeira cultura alimentar e de uma cadeia de excelência.
Nesse contexto, a cidade testemunha o seu plano de desenvolvimento liderado pela cultura, registando quase 3.000 empresas criativas. A Câmara Municipal de Parma reforçou as suas estratégias e políticas de apoio ao surgimento de novas indústrias criativas. No domínio da gastronomia, o quadro político tem sido influenciado pelo mercado de empresários agrícolas denominado “The Court”, da terra à mesa, que foi o primeiro a reconhecer a importância das vendas diretas e de uma cadeia alimentar curta para a produção e consumo sustentáveis. O governo local está empenhado em seguir este rumo, sensibilizando para produtos rastreáveis e sazonais para manter a biodiversidade e a sustentabilidade ambiental.
A designação da UNESCO não é nem um rótulo nem um prémio. É a implementação de um modelo de desenvolvimento urbano que valoriza a força da cidade, o que os torna famosos no mundo: boa comida. A gastronomia não é apenas um produto comercial, é o símbolo de toda uma comunidade. Para alcançar este importante resultado, na verdade, Parma não tinha que "inventar" nada, mas teve que sistematizar o que tinha desenvolvido ao longo do tempo em termos de experiência, histórias, know-how, tornando-o a pedra angular do seu crescimento. É o património do conhecimento e das competências sedimentadas e refinadas em séculos de trabalho e paixão e a capacidade de projetar-se para além das fronteiras geográficas e culturais, lançando uma ponte para o futuro.
Pode-se dizer então que o desenvolvimento em Parma requer a participação de todos os atores no território: administração, cidadãos, especialistas, empreendedores e criativos e comunidade local. Neste caso, o conceito da sua criatividade baseia-se na crença de que a cultura e a gastronomia podem desempenhar um papel importante no seu desenvolvimento urbano.

Altamir Cartaxo Braga

Links:

1 - http://www.parmacityofgastronomy.it/, acedido em 03/04/2020
2- https://www.regione.emilia-romagna.it/, acedido em 08/04/2020


(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional”, lecionada ao Mestrado em Património Cultural, do ICS/UMinho)

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