quinta-feira, abril 02, 2020

Uma viagem à cultura brasileira: MASP

O Museu da Arte em São Paulo é um dos marcos na cidade de São Paulo, no Brasil. Situado em uma das áreas nobres, no coração da metrópole que nunca dorme, na Avenida Paulista, o museu vem se destacando ao longo do tempo desde sua inauguração, em 1947, pelo empresário Assis Chateaubriand, trazendo pela primeira vez ao país um conceito de museu moderno.
Sua grandiosidade vai além de seu projeto e fachada, que moldaram a arquitetura do século XX, e que também conta com uma esplanada, formando um “vão livre” em sua fachada, que originalmente seria uma praça para encontros públicos, e uso das pessoas. O museu possui uma pinacoteca que tem como carro-chefe obras de arte brasileiras que vão desde o início do século XIX até atualmente, com quadros de nomes consagrados, como José Ferraz de Almeida Júnior, Benedito Calixto e Pedro Alexandrino. O espaço, que teve de ser subdividido em dois, Pina-Luz e Pina Estação, tem em seu acervo cerca de 10 mil obras de arte.
Com um conceito sóbrio e clássico da época de sua construção, suas salas de exposição possuem paredes brancas e lisas em sua maioria e são separadas por grandes salões com iluminação natural, haja em vista que o teto do museu é de vidro, deixando transpassar toda a luz solar, deixando ainda mais complexa essa experiência. Porém, é possível observar, fazendo parte de sua decoração, esculturas fundidas nas próprias paredes ou no próprio chão, ao longo do museu.

Uma imagem contendo edifício, cidade, rua, andando de

Descrição gerada automaticamente

Como contraponto na “selva de concreto”, o museu ainda possui na parte de trás um enorme jardim com fonte e áreas verdes, assumindo assim um conceito de contraste em relação ao restante do local onde fica localizado.
As galerias dispõem de obras clássicas, como esculturas de autores como Candido Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, e não ficam expostas somente nas salas especificas, mas também decoram todo o museu de forma proeminente e medidas grandiosas.


O MASP tem por missão a construção, de forma crítica e criativa, de ponte entre passado e presente, uma tentativa de apresentar a cultura do país em forma de artes visuais, e até por conta disso o museu é privado, porém sem fins lucrativos. Por isso, vale muito apena, quando visitar São Paulo, dar uma passada nessa incrível percepção de arte brasileira, ou, ainda, interagir com as famigeradas playlists disponíveis no Spotify, que proporcionam uma requintada experiência cultural.

Camila de Souza Silva

Referências:
Artigo de opinião pessoal no qual contei com a experiência vivida no local, em São Paulo no Museu de Artes em São Paulo.
SOBRE O MASP. https://masp.org.br/sobre. (último acesso 29/03/2020).
MASP e Pinacoteca, dois lugares que bombeiam a arte em SP. https://medium.com/@laboratoriodejornalismo2017/masp-e-pinacoteca-dois-lugares-que-bombeiam-a-arte-em-sp-60694728725d. (último acesso 29/03/2020).

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2019/2020).

Sem comentários: