O
turismo cultural acontece quando o turista tem como motivação conhecer a
cultura e história de outra região. Essa forma de turismo está presente não só
em monumentos históricos e museus mas, também, no consumo e conhecimento da
cultura e costumes locais.
Com
o aumento da globalização, as pessoas tornam-se cada vez mais abertas e
curiosas pelas diferentes culturas ao redor do mundo, tornando-as um atrativo.
É mais do que conhecer um novo lugar, ou ir à praia, é a curiosidade pela
história e costumes do local visitado. Mesmo quando a cultura não é a motivação
principal do turista, eventualmente todos os turistas vão ter contato com a
cultura local.
Além de contribuir para a economia, o
turismo cultural torna-se importante na conservação da história, valores e
costumes locais. Sobretudo, trata-se principalmente da valorização das
diferenças que tornam cada destino único.
A popularização do turismo cultural,
que antigamente era associado a sofisticação e pessoas instruídas, pode ser
atribuída à globalização e também ao aumento do acesso à educação na sociedade
moderna, o que permitiu um maior acesso à cultura para toda população
O conceito de turismo cultural é
complexo e tem diferentes definições, que consideram o local visitado, a
motivação ou a experiência vivenciada pelo turista.
Para Smith (2003), “O turismo cultural
é o envolvimento passivo, ativo e interativo com as culturas e comunidades,
através do qual o visitante ganha novas experiências de caráter educativo,
criativo e divertido”.
Para Marujo et al. (2013), “O turismo cultural carateriza-se pela motivação do
turista em conhecer e vivenciar lugares onde o seu alicerce está baseado na
história de uma determinada sociedade”.
Para McKercher e Cros (2002), “O
turismo cultural é definido como uma forma de turismo que se baseia nos bens
culturais de um destino e os transforma em produtos que podem ser consumidos
por turistas”.
Conclui-se
que o turismo cultural inclui uma vasta gama de elementos, como história, arte,
gastronomia, património histórico, costumes e literatura, o que torna difícil
definir o conceito concretamente. Entretanto a sua importância na sociedade
moderna globalizada não pode ser negada, assim como a sua contribuição, não só
económica, mas também no fortalecimento da identidade local é extremamente
necessária.
Gabriela Kaori Kuchiama
Referências
Bibliográficas
MARUJO,
N. (2015): “O Estudo Académico do Turismo Cultural”. TURyDES – Revista de
Turismo y Desarrollo. 8 (18)
MARUJO,
N.; SERRA, J. e BORGES, M. (2013): “Turismo Cultural em Cidades Históricas: A
cidade de Évora e as Motivações do Turista Cultural”. TURyDES –
Revista de Turismo y Desarrollo. 6 (14), p.1-10.
MCKERCHER, B. e CROS, H. (2002):
“Cultural Tourism: the partnership between tourism and cultural heritage
management”. THHP, New York, London, Oxford.
SMITH, M. (2003): “Issues in cultural tourism studies”. Routledge, London and New York.
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2020/2021)
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