quarta-feira, março 24, 2021

A Importância do Turismo Cultural

O turismo cultural acontece quando o turista tem como motivação conhecer a cultura e história de outra região. Essa forma de turismo está presente não só em monumentos históricos e museus mas, também, no consumo e conhecimento da cultura e costumes locais.

Com o aumento da globalização, as pessoas tornam-se cada vez mais abertas e curiosas pelas diferentes culturas ao redor do mundo, tornando-as um atrativo. É mais do que conhecer um novo lugar, ou ir à praia, é a curiosidade pela história e costumes do local visitado. Mesmo quando a cultura não é a motivação principal do turista, eventualmente todos os turistas vão ter contato com a cultura local.

          Além de contribuir para a economia, o turismo cultural torna-se importante na conservação da história, valores e costumes locais. Sobretudo, trata-se principalmente da valorização das diferenças que tornam cada destino único.

          A popularização do turismo cultural, que antigamente era associado a sofisticação e pessoas instruídas, pode ser atribuída à globalização e também ao aumento do acesso à educação na sociedade moderna, o que permitiu um maior acesso à cultura para toda população

          O conceito de turismo cultural é complexo e tem diferentes definições, que consideram o local visitado, a motivação ou a experiência vivenciada pelo turista.

          Para Smith (2003), “O turismo cultural é o envolvimento passivo, ativo e interativo com as culturas e comunidades, através do qual o visitante ganha novas experiências de caráter educativo, criativo e divertido”.

          Para Marujo et al. (2013), “O turismo cultural carateriza-se pela motivação do turista em conhecer e vivenciar lugares onde o seu alicerce está baseado na história de uma determinada sociedade”.

          Para McKercher e Cros (2002), “O turismo cultural é definido como uma forma de turismo que se baseia nos bens culturais de um destino e os transforma em produtos que podem ser consumidos por turistas”.

Conclui-se que o turismo cultural inclui uma vasta gama de elementos, como história, arte, gastronomia, património histórico, costumes e literatura, o que torna difícil definir o conceito concretamente. Entretanto a sua importância na sociedade moderna globalizada não pode ser negada, assim como a sua contribuição, não só económica, mas também no fortalecimento da identidade local é extremamente necessária.


Gabriela Kaori Kuchiama

Referências Bibliográficas

MARUJO, N. (2015): “O Estudo Académico do Turismo Cultural”. TURyDES – Revista de Turismo y Desarrollo. 8 (18)

MARUJO, N.; SERRA, J. e BORGES, M. (2013): “Turismo Cultural em Cidades Históricas: A cidade de Évora e as Motivações do Turista Cultural”. TURyDES – Revista de Turismo y Desarrollo. 6 (14), p.1-10.

MCKERCHER, B. e CROS, H. (2002): “Cultural Tourism: the partnership between tourism and cultural heritage management”. THHP, New York, London, Oxford.

SMITH, M. (2003): “Issues in cultural tourism studies”. Routledge, London and New York. 

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2020/2021)

Sem comentários: