Depois
de um primeiro texto sobre a dimensão intangível da cultura em tempos de
pandemia e das nossas deambulações entre confinamentos e desconfinamentos, hoje
proponho-vos uma reflexão sobre perceções, num exercício empírico e
eminentemente especulativo do uso e abuso das materialidades daquilo que
consideramos ser o nosso património, também, cultural.
Para
início de conversa, podemos lançar a questão: a quem pertence a cultura e os
seus patrimónios? Pois bem, ainda que sem certezas, poderei responder à questão
afirmando o património cultural como relacional, dinâmico e interactivo, neste
mundo cada vez mais balizado pelas interseções globalizantes. Também por isso a
cultura e o património cultural transformaram-se numa arena de poderes –
político, económico, social, financeiro, simbólico – na qual os diferentes
agentes buscam a dominação, ou seja, ambicionam alcançar o poder da hegemonia.
A
recente e crescente valorização do património cultural foi manifesta e
perceptível aos olhos de todos nós, mas essa evidência trouxe consigo um
conjunto de ambivalências que interessa não negligenciar ou desvalorizar:
a) A
industrialização da produção daquilo que era artesanal;
b) A
massificação dos consumos e dos turismos;
c) A
mercantilização dos patrimónios, ou seja, a sua transformação em valor
monetário e mercantil;
d) A
cristalização da memória, naquilo que foi/é a disseminação de museus e de
centros interpretativos;
e) A
ressignificação ontológica do património edificado.
Num
tom mais confessional, não tenho qualquer pudor em reconhecer o meu desagrado e
até desconforto com o paradigma vigente até ao evento da pandemia. Aquilo que
assistimos até há bem pouco tempo foi a completa e perversa transformação do
património de bem cultural a bem turístico, numa espécie de rapto patrimonial
em que o refém apenas pode existir para servir ao turismo. Situação possível,
também, pelas referidas ambivalências e que significou uma autêntica
adulteração dos carateres culturais e uma intensa predação nos diferentes
territórios, com especial incidência nas grandes cidades, como Lisboa e Porto.
Pelo
que até aqui está escrito, poderão deduzir alguma má vontade para com o setor
do turismo, mas não é esse o móbil deste exercício. Por outro lado, não estou
particularmente optimista ou esperançoso, mas este intervalo extraordinário à
escala global deveria permitir uma reflexão sobre todo este universo que, com
implicações a vários níveis nas nossas vidas, carece de ponderação,
reestruturação e redimensionamento. Por outras palavras, e arriscando uma
sugestão, deveríamos apostar num novo paradigma (emergente) para o património
cultural, no qual este se pudesse libertar do jugo explorador e destruidor do
turismo. Digo: desturistifiquemos o nosso património.
Tentando
ilustrar aquilo que quis significar nestas linhas, termino com um exemplo que
todos, ou quase todos nós, conhecemos: A livraria Lello, no Porto, que, de
livraria de referência, com um vasto catálogo temático, por artes
“harrypoteanas”, se transformou num altar de peregrinação turística, visitada
anualmente por milhares de visitantes, disponíveis para esperarem nas enormes
filas na bilheteira e, depois, à entrada da “livraria”, apenas e só pela
experiência pós-moderna do consumo efémero, da selfie, ou do Tik-Tok.
A cidade perdeu uma livraria, um lugar aprazível e tranquilo, onde se podia ir
e ficar. Eu era cliente habitual e, pelas mesmas artes feiticeiras do universo
Hogwarts, deixei de o ser e nunca mais lá voltei.
Este
exemplo servirá também para refletir sobre aquilo que sucederá no futuro
próximo, depois da pandemia: se não há qualquer dúvida de que a Lello irá
sobreviver e reabrir as suas portas, resta saber que estratégia irá adotar para
compensar a mais que previsível lenta recuperação do turismo de massas e
globalizado, que tanto beneficiaram o seu negócio. Às tantas, quererá voltar a
vender livros aos portuenses!?...
Luís Vale
Adenda: Na mesma cidade, a pandemia revelou mais duas situações análogas, ainda que com diferentes dimensões: o café Magestic; e o café Guarany.
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional”, lecionada ao Mestrado em Património Cultural, do ICS/UMinho)
Sem comentários:
Enviar um comentário