Viajar sem sair de casa,
sim já é possível! Aliado ao uso das novas tecnologias, o Turismo Virtual é um
conceito que veio para ficar! Permite conhecer novos destinos e revisitar
lugares sem sairmos da segurança das nossas habitações. Basta possuir um
dispositivo conectado à internet para poder ter uma experiência a 360º graus.
Atualmente, em plena
pandemia do vírus Covid-19, encontramo-nos “encerrados
nas nossas casas”, a prevenir o descontrolo da sua propagação. Inevitavelmente,
o nosso quotidiano tornou-se online,
desde o teletrabalho às aulas e até
mesmos aos convívios. As fronteiras estão fechadas, há voos a serem cancelados
diariamente, e é proibida a circulação extraordinária, entre outras restrições.
Sem dúvida, a sociedade civil está a ter uma radical adaptação a esta realidade,
tal como o setor do Turismo, primeiro setor a ser suspenso, sendo que é dos
mais abalados pela pandemia. Para todos aqueles que apreciam viajar, conhecer
novos povos e culturas, esta situação está a ser muito frustrante e deprimente,
e também para quem trabalha diretamente com o setor.
Porventura, voltar a
poder ter experiências, apesar de um pouco diferentes, pode ajudar e em muito a
acabar com o aborrecimento e a matar a saudade
do prazer da aventura e do conhecimento. As já conhecidas visitas virtuais existentes em blogues,
Google Maps ou websites de
Turismo de determinada região tiveram sucesso e, por consequência, acabou por
ser explorado e o conceito aliou-se a realidade virtual, levando a criação de
aplicações e plataformas online
especializadas em tours e dedicadas
somente ao Turismo Virtual de uma ou mais regiões, monumentos e museus. Muitos stakeholders vêm, já, neste conceito uma
oportunidade de investimento e de contorno das dificuldades trazidas pela
conjuntura sanitária atual.
O turismo virtual é usado
sobretudo como uma ferramenta do marketing “virtual
reality tourism” e é algo inovador, diferenciador, que aos longos dos anos
tem sofrido um grande desenvolvimento e investimento. Essencialmente, facilita
uma experiência turística sem realmente termos que viajar fisicamente para
qualquer lugar, e surge agora como realidade virtual, concedendo a pessoas de várias
classes sociais a possibilidade de ver e conhecer locais, bem como experienciar
sensações diferentes e inovadoras, a que não teriam acesso de outra forma.
Efetivamente, a
tecnologia associada à realidade virtual tem evoluído tremendamente nos últimos
anos. A realidade virtual transporta-nos para um ambiente virtual interativo
onde há estímulos visuais, auditivos e sensoriais, resultando, assim, como
principal ferramenta do Turismo Virtual. Através de dispositivos como computador,
smarthphones, smartvs ou óculos de videojogo podemos ser transportados para uma
realidade virtual de um destino que queiramos. Brindado de paisagens soberbas a
360º grau, grande qualidade de som e de fundo, descrição áudio e escrita, o
turismo virtual é uma solução para acabar com o aborrecimento e frustração do confinamento
e, principalmente, dá oportunidade a todos para conhecerem novos destinos em
segurança e a partir dos nossos sofás.
Há estudos que afirmam que este inovador produto pode ter a si associado uma componente psico-emocional, devido o sensações que esta experiência nos oferece: a sensação de viagem.
Beatriz Maravalhas da Silva Ferreira
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2020/2021)
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