segunda-feira, março 22, 2021

Os problemas das Megalópolis

Uma megalópolis é um conjunto de cidades que se caracterizam pelo seu número elevado de habitantes, um número que tende a crescer e, pela sua atividade económica, atrai habitantes devido à sua atividade industrial e elevada concentração de investimentos. É uma região com um grande fluxo de informação e comunicação, com uma elevada densidade urbana, circulação de mercadorias, sistema de transportes e o desenvolvimento de áreas industriais, comerciais e residenciais. Estes fatores atraem a população para aquela área territorial, levando a um crescimento populacional numa determinada área surgindo as megalópolis.

Megalópolis no mundo

As principais megalópolis do situam-se no Japão, com cerca de 80 milhões de habitantes, composta por Tóquio, Kawasaki, Nagoya, Quioto, Kobe, Nagasaki e Osaka,  Estados Unidos, com cerca de 50 milhões de habitantes, BosWash composta por Boston, Nova Iorque, Filadélfia, Baltimore e Washington D.C., e, por fim Brasil, com cerca de 42 milhões de habitantes, Rio-São Paulo, composta por São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Santos, São José dos Campos, Sorocaba, Duque de Caxias, Volta Redonda, Petrópolis e Niterói.

Que problemas apresentarão as Megalópolis?

Num território com uma grande concentração de população surgem problemas que muitas vezes são difíceis de resolver nos países mais pobres devido à falta de recursos económicos dos mesmos. Tem sido constatado que é nos países mais pobres que as megalópolis mais crescem, tornando mais difícil satisfazer as necessidades públicas, como falta de saneamento, entre outros.

As Megalópolis, devido à sua elevada densidade populacional, apresentam problemas de grandes dimensões, como o trânsito, falta de estacionamento para os carros, falta de serviços de recolha de lixo e a segregação de bairros. Este último ponto deve-se a uma falta de comunicação entre ricos e pobres, causando uma fragmentação entre os mesmos e levando a um isolamento da parte pobre da população, o que tem como consequência o aumento de agressões.

Um dos problemas referidos anteriormente, nestes territórios com milhões de habitantes, é a grande quantidade de lixo produzida. Tendo como exemplo o Rio de Janeiro, a produção de lixo é um problema com consequências graves, como a epidemia de dengue. Os habitantes mais pobres são os que mais sofrem com a degradação ambiental, pois não têm recursos para melhorar as suas habitações nem para aceder a um serviço de saúde.

Na Cidade do México, a grande densidade populacional tem como consequência uma elevada quantidade de carros a transitar na rua, o que já levou à suspensão de atividades “desportivas, culturais e cívicas nas escolas” devido aos altos níveis de ozono. A poluição do ar na capital do México tem vindo a diminuir, mas os níveis de ozono ainda estão acima dos limites permitidos (https://www.rtp.pt/noticias/mundo/cidade-do-mexico-ativa-alerta-ambiental-devido-a-altos-niveis-de-ozono_n1080344).

Um dos mais recentes problemas das Megalópolis é a Covid-19. Os territórios com mais população são aqueles que apresentam mais dificuldades em combater o vírus, que se alastra mais rapidamente em áreas com maior concentração de pessoas. “Com uma população cada vez mais urbana, podemos e devemos discutir o papel das grandes cidades na economia, nas conquistas, nos benefícios e nos problemas do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (ONU), atualmente 55% da população mundial vive em áreas urbanas e a expectativa é de que esta proporção aumente para 70% até 2050” (fronteiras.com/artigos/urbanizacao-os-problemas-e-as-solucoes-das-metropoles).

 

Soraia Matilde Pereira Silva

Webgrafia de apoio: 

https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaHumana/Urbanizacao/urbanizacao4.php

https://www.camara.leg.br/noticias/116795-painel-discute-problemas-das-megalopoles/

http://www.xienanpur.ufba.br/231.pdf

https://www.revistamilitar.pt/artigo/395

https://www.rtp.pt/noticias/mundo/cidade-do-mexico-ativa-alerta-ambiental-devido-a-altos-niveis-de-ozono_n1080344

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/megalopoles.htm

https://www.observatoriodasmetropoles.net.br/megarregiao-rio-de-janeiro-sao-paulo-metropolizacao-do-espaco-e-integracao-global/

https://querobolsa.com.br/enem/geografia/megalopoles

https://www.fronteiras.com/artigos/urbanizacao-os-problemas-e-as-solucoes-das-metropoles

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Urbana”, lecionada ao Mestrado Integrado em Arquitetura, da Escola de Arquitetura/UMinho) 

Sem comentários: