A organização do UEFA
EURO 2012 é um sério desafio para a Polônia, mas também uma oportunidade
única para promover o nosso país na
Europa e em todo o mundo. Um ano antes do torneio foi lancada uma campanha promocional com o envolvimento dos ministérios (Ministério do Desporto e Turismo, Ministério dos Negócios Estrangeiros, Ministério da Cultura),
governos locais e agências governamentais responsáveis pela promoção nacional (Organização polaca do Turismo, Adam Mickiewicz Institute). A campanha promocional foi coordenada com as ações relacionadas
com a Presidência polaca na União Europeia no segundo semestre de 2011. Milhares de fãs de futebol irão visitar a Polónia - estas serão as pessoas
que não necessariamente escolheriam o nosso país como destino de férias. Esta é
a nossa oportunidade de construir a imagem de marca - Polónia - através da
experiência direta e imediata, bem como o "boca a boca" positivo, a
mensagem repassada pelos fãs, turistas, jornalistas e atletas que vão visitar o
nosso país. Pois, como os estudos mostram, na maioria das vezes as opiniões sobre
a Polónia de estrangeiros que vivem ou visitam o nosso país são positivas. Isto
significa que o contato direto é a nossa força. UEFA EURO 2012 vai facilitar o
contato a milhares de potenciais amigos da Polónia.
As autoridades do
país estão a fazer tudo para fazer publicidade à Polónia e ajudar os estrangeiros a vir cá.
Para este efeito, lançou uma série de
iniciativas, tais como guia polaco. O
guia polaco é um guia eletrônico
que abrange todas as linguas,
criado especialmente para os turistas
estrangeiros e espectadores que
irão visitar a Polônia durante o
Euro 2012. Está agora disponível em
6 idiomas (polaco, Inglês, Espanhol, Russo,
Alemão e Francês). Os turistas e fãs
de toda a Europa a partir de hoje
podem encontrar em suas línguas nativas
tais informações sobre a Polónia e a sua lingua, as cidades anfitriãs
do torneio, o transporte público, atrações turísticas,
alojamento, estádios e Fan Zones.
Em conexão com o Campeonato são esperados mais de um milhão de fãs que
visitarão a Polônia. Para lidar com todos os convidados serão treinados mais de
8.000 voluntários, que darão apoio em locais estratégicos, como aeroportos,
estádios, estações ferroviárias e nos centros das cidades e áreas para os fãs.
As autoridades polacas estão à espera que através da organização do evento vá
ocorrer o efeito chamado “efeito de Barcelona”, ou seja, o aumento da
atratividade do nosso país. Prevê-se que após o UEFA EURO 2012, nos anos 2013-2020, a Polónia será
visitada cada ano por cerca de 500 mil ou mais pessoas.
Varsóvia apresentou
o filme com que quer atrair
fãs para escolher
o Euro 2012. O cenário é simples: Ele: é bonito,
jovem empresário que está em Varsóvia para negócios; Ela: é bonita, loira e encontra-se a fazer um
passeio. Eles encontram-se no hotel, na Parte Nova da cidade, e
ele começa a correr atrás dela. E, na verdade, começa a
persegui-la porque a loira começa a correr mais rápido, salta de cima da
Poniatowski ponte, dando um salto para dentro do rio Vistula, depois escala a
fachada BUW-u, correndo através do telhado do estádio do Legia, após Krakowskie
Przedmieście e, eventualmente, chega ao Estádio The National. Lá, ele de repente percebe que está atrasado.
Então, vamos encontrá-lo já subindo as escadas de
um edifício moderno onde a empresa provavelmente já espera os convidados, entre eles esta a loira. A loira simboliza a Polónia e o homem a Ucrânia.
Este cenário foi
comprado pela Agência
de Promoção de Capital no mercado aberto.
Em seguida, anunciou um concurso para
a realização do filme. Ganhou um estúdio de cinema que ofereceu o menor preço: 505 mil. zł. A corrida é uma desculpa para mostrar no contexto do euro muitos
lugares bonitos. O telespectador vai-se
surpreender que Varsóvia tem muitos
deles, alguns extremamente modernos. "Contexto do Euro"
é rodado nos estádios. Embora as autoridades de Varsóvia tenham
pago meio milhão de zlotys, poucas
pessoas gostam este filme.
O vídeo
no YouTube já
foi visto mais de 80 mil pessoas. O filme foi avaliado positivamente por
menos de 200 pessoas. "Infelizmente,
muito fraco, artificial, má história.
Grande pena"- é um dos comentários
abaixo do vídeo. Mais, o filme é quase
idêntico à publicidade corporativa
japonesa – Fujitsu. O anúncio Fujitsu também é um homem e uma mulher. O seu percurso dá voltas,
envolve acrobacias como parkour, exatamente o mesmo
que na publicidade sobre Varsóvia.
Justyna Garbacz
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