quarta-feira, janeiro 25, 2012

Estratégia de promoção de Varsóvia antes do UEFA EURO 2012

A organização do UEFA EURO 2012 é um sério desafio para a Polônia, mas também uma oportunidade única para promover o nosso país na Europa e em todo o mundo. Um ano antes do torneio foi lancada uma campanha promocional com o envolvimento dos ministérios (Ministério do Desporto e Turismo, Ministério dos Negócios Estrangeiros, Ministério da Cultura), governos locais e agências governamentais responsáveis ​​pela promoção nacional (Organização polaca do Turismo, Adam Mickiewicz Institute). A campanha promocional foi coordenada com as ações relacionadas com a Presidência polaca na União Europeia no segundo semestre de 2011. Milhares de fãs de futebol irão visitar a Polónia - estas serão as pessoas que não necessariamente escolheriam o nosso país como destino de férias. Esta é a nossa oportunidade de construir a imagem de marca - Polónia - através da experiência direta e imediata, bem como o "boca a boca" positivo, a mensagem repassada pelos fãs, turistas, jornalistas e atletas que vão visitar o nosso país. Pois, como os estudos mostram, na maioria das vezes as opiniões sobre a Polónia de estrangeiros que vivem ou visitam o nosso país são positivas. Isto significa que o contato direto é a nossa força. UEFA EURO 2012 vai facilitar o contato a milhares de potenciais amigos da Polónia.
As autoridades do país estão a fazer tudo para fazer publicidade à Polónia e ajudar os estrangeiros a vir cá. Para este efeito, lançou uma série de iniciativas, tais como guia polaco. O guia polaco é um guia eletrônico que abrange todas as linguas, criado especialmente para os turistas estrangeiros e espectadores que irão visitar a Polônia durante o Euro 2012. Está agora disponível em 6 idiomas (polaco, Inglês, Espanhol, Russo, Alemão e Francês). Os turistas e fãs de toda a Europa a partir de hoje podem encontrar em suas línguas nativas tais informações sobre a Polónia e a sua lingua, as cidades anfitriãs do torneio, o transporte público, atrações turísticas, alojamento, estádios e Fan Zones.
Em conexão com o Campeonato são esperados mais de um milhão de fãs que visitarão a Polônia. Para lidar com todos os convidados serão treinados mais de 8.000 voluntários, que darão apoio em locais estratégicos, como aeroportos, estádios, estações ferroviárias e nos centros das cidades e áreas para os fãs. As autoridades polacas estão à espera que através da organização do evento vá ocorrer o efeito chamado “efeito de Barcelona”, ​​ou seja, o aumento da atratividade do nosso país. Prevê-se que após o UEFA EURO 2012, nos anos 2013-2020, a Polónia será visitada cada ano por cerca de 500 mil ou mais pessoas.
Varsóvia apresentou o filme com que quer atrair fãs para escolher o Euro 2012. O cenário é simples: Ele: é bonito, jovem empresário que está em Varsóvia para negócios; Ela: é bonita, loira e encontra-se a fazer um passeio. Eles encontram-se no hotel, na Parte Nova da cidade, e ele começa a correr atrás dela. E, na verdade, começa a persegui-la porque a loira começa a correr mais rápido, salta de cima da Poniatowski ponte, dando um salto para dentro do rio Vistula, depois escala a fachada BUW-u, correndo através do telhado do estádio do Legia, após Krakowskie Przedmieście e, eventualmente, chega ao Estádio The National. Lá, ele de repente percebe que está atrasado. Então, vamos encontrá-lo subindo as escadas de um edifício moderno onde a empresa provavelmente já espera os convidados, entre eles esta a loira. A loira simboliza a Polónia e o homem a Ucrânia.
Este cenário foi comprado pela Agência de Promoção de Capital no mercado aberto. Em seguida, anunciou um concurso para a realização do filme. Ganhou um estúdio de cinema que ofereceu o menor preço: 505 mil. .  A corrida é uma desculpa para mostrar no contexto do euro muitos lugares bonitos. O telespectador vai-se surpreender que Varsóvia tem muitos deles, alguns extremamente modernos. "Contexto do Euro" é rodado nos estádios. Embora as autoridades de Varsóvia tenham pago meio milhão de zlotys, poucas pessoas gostam este filme.
O vídeo no YouTube foi visto mais de 80 mil pessoas. O filme foi avaliado positivamente por menos de 200 pessoas. "Infelizmente, muito fraco, artificial, má história. Grande pena"- é um dos comentários abaixo do vídeo. Mais, o filme é quase idêntico à publicidade corporativa japonesa Fujitsu. O anúncio Fujitsu também é um homem e uma mulher. O seu percurso dá voltas, envolve acrobacias como parkour, exatamente o mesmo que na publicidade sobre Varsóvia.

Justyna Garbacz


[Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Desenvolvimento e Competitividade do Território” do curso de Mestrado em  Economia, Mercados e Políticas Públicas (2º ciclo) da EEG/UMinho]

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