quinta-feira, janeiro 12, 2012

Mirapapel - reaproveitar recursos utilizados

A Mirapapel, Lda, é empresa jovem e dinâmica, sedeada em Mirandela, Trás-os-Montes, que opera no campo da Gestão de Resíduos. Foi uma das empresas de sucesso a nível nacional, apesar de, não ser uma empresa de grande tamanho mas provou que há campos da economia regional, neste caso, de Trás-os-Montes em que vale a pena investir de bom grado tanto para a economia como para o ambiente.
A empresa é especializada na Recolha, Triagem e Valorização de Resíduos de papel, vidro, plástico, sucatas, pneus, cabos eléctricos, pilhas, pára-choques, pára-brisas automóveis, resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, veículos em fim de vida, óleos alimentares, madeiras e biomassa para valorização e reciclagem. Tem como prioridade providenciar a melhor solução para os seus clientes, aproveitando ao máximo os recursos aplicáveis e as parcerias existentes. As vendas da empresa dispararam nos últimos 3 anos tendo subido abruptamente desde 2008 até 2011, apesar da crise o que prova o sucesso da empresa mirandelense.
A sua base de trabalho é a orientação e execução de projectos, oferecendo consultadoria, colocando as suas competências à disposição do cliente, e providenciando soluções detalhadas e concisas na abordagem de cada problema. A empresa tem como objectivo ser um parceiro activo na diminuição e resolução de problemas ambientais, colaborar com clientes e parceiros promovendo continuamente a sua satisfação, através da identificação regular das suas necessidades e expectativas. Continuar a ser uma empresa de referência no sector, promovendo de forma contínua e observável o rigor, qualidade, segurança e protecção do ambiente no trabalho desenvolvido.
A Mirapapel estabeleceu um Protocolo com a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, a quem entregou uma viatura para recolha de resíduos de Papel/Cartão, provenientes do comércio local. O objectivo deste protocolo é a integração do cidadão deficiente mental em ambiente social, aumentando a sua auto-estima e realização pessoal.
A Mirapapel, que opera no campo da gestão dos resíduos dos distritos de Bragança e Vila Real, viu ser aprovada e comparticipada pelo QREN, uma linha de triagem por leitura óptica. Esta empresa transmontana já não tem capacidade efectiva de triagem dos resíduos que recebe dos distritos de Bragança e Vila Real, assim, a Mirapapel decidiu candidatar um projecto arrojado que teve aprovação no âmbito do quadro de referência estratégico nacional para automatizar a linha de triagem para aumentar a produção até 8 vezes mais.

Pedro Calado 

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Regional” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: