A par da maioria dos outros países, o futebol é o
desporto-rei em Portugal. Líder de audiências, o futebol tem a capacidade de
mover multidões, de pôr uma nação inteira a torcer por um objetivo comum. Sem
dúvida que o futebol é um símbolo cultural e identitário.
Aquando do Euro 2004, disputado em Portugal, as
varandas do país cobriram-se com a bandeira nacional. A efervescência do evento
mobilizou o país, uniu a sociedade e a bandeira nacional transformou-se num
ícone popular, símbolo dessa união. A atmosfera criada durante o Euro exaltou o
orgulho da nação e a honra de ser português. Os jogadores, o treinador e os
organizadores do Euro foram agraciados pelo Presidente da República como se de
“heróis da pátria” se tratassem, pelo contributo que deram à projeção da imagem
de Portugal no mundo e pela energia que mobilizou os portugueses.
Os eventos desportivos têm um peso muito significativo
na economia de cada país. As competições internacionais geram grandes eventos e
envolvem uma elevada carga logística, como se pôde comprovar na organização do
Euro 2004. O país teve de realizar avultados investimentos; foram construídos e
reabilitados dez estádios. A par disto, foi igualmente necessário construir uma
série de infraestruturas e equipamentos de apoio, desde melhorias de acessos,
novas infraestruturas rodoviárias, reordenamento urbano, aumento da capacidade
hoteleira, ações de promoção do país no estrangeiro, etc.
Na altura, o retorno económico do investimento
realizado foi praticamente irrisório. No entanto, no plano cultural e
desportivo, o projeto do Euro 2004 cumpriu os objetivos. A capacidade organizadora,
a valorização do património cultural, a promoção da autoestima e do orgulho
nacional, a promoção de uma imagem positiva do país no exterior e a afirmação
de uma oferta cultural e desportiva de excelência, foram aspetos que tiveram um
impacte muito positivo no país.
Uma breve análise aos dados do INE relativa à evolução
do número de turistas dos últimos vinte anos revela que, em 1998, o número
total de hóspedes registados nos alojamentos turísticos foi de 9.751.076, em 2008
foi de 13.456.372 e o ano de 2018 registou um total de 25.249.904 de hóspedes. É
uma evolução muito significativa: em vinte anos, o número de turistas
multiplicou-se por mais de duas vezes e meia. Embora a promoção do país tenha
começado anteriormente, com outros eventos e personalidades que deram destaque
a Portugal, nomeadamente Lisboa Capital Europeia da Cultura, a Expo 98, o Nobel
da Literatura entregue a José Saramago, Porto Capital Europeia da Cultura e a
eleição de Luís Figo como Melhor Jogador do Mundo, foi com o Euro 2004 que
Portugal efetivamente se destacou. Foram centenas de milhões de telespectadores
das televisões de todo o mundo com os “olhos postos” no país. Portugal deu-se a
conhecer ao mundo e isso refletiu-se no turismo. Foi depois do Euro 2004 que as
companhias aéreas de baixo custo começaram a operar em Portugal.
Este é igualmente um fator muito importante no
desenvolvimento turístico do país, uma vez que gastar menos dinheiro na
deslocação permite ao turista viajar mais vezes, ou, eventualmente, fazer uma
escapadinha para assistir a um jogo de futebol.
As competições internacionais promovem o turismo
desportivo e são condutoras de turistas estrangeiros até Portugal. A título de
exemplo, cerca de 6.000 adeptos escoceses do Glasgow Rangers deslocaram-se no
passado mês de fevereiro até à cidade de Braga para apoiar a sua equipa. Vários
destes adeptos aproveitaram para fazer turismo e permaneceram mais alguns dias.
Outros afirmaram que gostaram muito da cidade e das pessoas, e que apreciaram
especialmente a gentileza de os terem deixado colocar a bandeira do seu clube
nas varandas dos cafés, e que certamente vão voltar com a família nas férias de
verão. Alguns empresários da restauração referem que a presença dos escoceses na
cidade salvou o mês fevereiro, ou até mesmo o inverno[1]. Este tipo de eventos,
especialmente em época baixa, são um contributo importante para a economia das
regiões.
Aparentemente, o futebol pode ser visto como um agente
de relações-públicas de Portugal. Inclusivamente, a Estratégia para o
Turismo 2027, do Turismo de Portugal, destaca os eventos desportivos como sendo
um Ativo Estratégico no desenvolvimento e consolidação do turismo em Portugal,
no sentido em que projetam a imagem do país nos mercados internacionais. Quem
vem para praticar ou assistir a um evento desportivo pode voltar posteriormente
para passar férias, ou pode recomendar o país. Indiscutivelmente, o futebol é
um impulsionador do turismo.
Eliana
Veiga
Referências
INE - Instituto Nacional de Estatística, I.P. (16 de setembro de 2019). Hóspedes
(N.º) nos estabelecimentos de alojamento turístico por Localização geográfica
(NUTS - 2013) e Tipo (alojamento turístico); Anual.
Turismo de Portugal I.P. (março de 2017). Estratégia
Turismo 2027.
Viseu, J., Ribeiro, J. C., Delalande, T., Rodrigues, C.,
Gomes, P., & Martingo, M. J. (2004). Avaliação do impacto económico do
Euro 2004: relatório final. Relatório Técnico, Universidade do Minho,
Núcleo de Investigação em Políticas Económicas.
[1]
https://ominho.pt/seis-mil-escoceses-salvaram-o-inverno-a-restauracao-do-centro-de-braga/,
acedido em 14/03/2020
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