segunda-feira, março 16, 2020

O papel do Turismo Cinematográfico: o impulsionamento da cidade de Dubrovnik

Localizada no sul da Croácia, a cidade de Dubrovnik é um dos destinos turísticos mais concorridos do Mar Adriático. É conhecida pela sua Cidade Antiga, que se encontra rodeada por uma muralha que se estende ao longo de 2 quilómetros, sendo esta considerada uma das mais bem preservadas da Europa. No entanto, este local ficou conhecido mundialmente devido às filmagens da série “Game of Thrones”, que levaram a um aumento exponencial de turistas neste local.
         Dubrovnik é conhecida como “a pérola do Adriático” devido à sua beleza, tanto urbanística como natural, e pela sua importância na História. Esta cidade é um destino turístico incomparável devido às suas grandiosas muralhas, classificadas como Património Mundial pela UNESCO, no ano de 1979, devido à sua arquitetura medieval, renascentista e barroca e, também, pela imponente presença da paisagem do Mar Adriático.
            Dubrovnik tornou-se um dos destinos turísticos mais populares do Mediterrâneo na última década, sendo o turismo um dos setores que mais rapidamente cresceu. O facto de ser um dos destinos de cruzeiros mais atrativos no Adriático fez com que a chegada e a estadia constante de pessoas tivessem um grande impacte na qualidade de vida e na qualidade da experiência de quem visita a cidade.
            Apesar de ser um dos mais importantes contribuidores para o crescimento da economia, o turismo de cruzeiros tornou-se muito abundante, sendo necessário adotar medidas para reduzir o excesso de visitantes executando medidas para controlar o número de navios a atracar nesta cidade, uma vez que, é a partir daqui que recebe a maior parte dos turistas.
            As caraterísticas únicas desta cidade atraem um enorme número de turistas, no entanto, Dubrovnik, Património da Humanidade da UNESCO, obteve ainda maior reconhecimento depois de ter sido escolhida pelos produtores de “Game of Thrones” como local para se realizarem as filmagens, localizando-se neste lugar a cidade principal da série, “King´s Landing”, verificando-se depois disto uma enorme afluência de turistas, estimando-se que o crescimento tenha sido de 38%.
            A enorme popularidade de “Game of Thrones”, que foi crescendo ao longo dos tempos, fez com que os seus fãs procurassem conhecer melhor este local, verificando-se, deste modo, um crescimento gigantesco do turismo nesta cidade da Croácia, uma vez que este mesmo local foi cenário dos momentos mais importantes de toda a série.


Fonte:https://mochilandoporai1.wordpress.com/2018/08/22/croacia-a-nova-ibiza-do-verao-europeu/

“Game of Thrones” iniciou as suas gravações neste local em 2011, tornando-se difícil de ignorar a sua presença no centro histórico desta cidade. Nos dias de hoje, existem lojas unicamente dedicadas a esta série e os seus fãs deslocam-se até este local para fazerem tours específicos unicamente para conhecerem os locais onde foram gravadas as cenas mais emblemáticas desta, não procurando conhecer a cidade pelas suas caraterísticas extraordinárias.
              O número de espectadores de “Game of Thrones” foi crescendo imenso ao longo dos anos de exibição, levando a que começasse a surgir curiosidade, por parte dos fãs, de conhecer os locais onde foram realizadas algumas das gravações. Isto fez com que muitas pessoas associassem, inevitavelmente, Dubrovnik à série, deslocando-se a este local exclusivamente por esse motivo e não por quererem conhecer a cidade em si. Esta situação impulsionou de uma forma extraordinária o turismo neste local, não podendo negar-se que o aumento dos visitantes esteja diretamente ligado a este facto.
            Em 2016, depois de ter sido feita uma inspeção da UNESCO no centro histórico, reconhecido como Cidade Velha, a organização pediu que se limitasse o número de turistas, uma vez que a expansão dos visitantes estava a pôr em risco a conservação dos monumentos. Este facto levou a que fossem tomadas medidas para controlar a entrada excessiva de turistas na parte histórica da cidade, para que não se prejudicasse este local incomparável, tentando controlar um pouco o crescimento a nível turístico e defendendo a qualidade das experiências vividas por quem visita esta cidade.  




            O facto de a maior parte dos turistas se deslocar a esta cidade unicamente na época alta faz com seja quase impossível deslocarem-se dentro de Dubrovnik devido à multidão de pessoas que se verifica durante este período. Para contrariar esta situação, procura-se desenvolver estratégias para promover também a cidade noutras épocas do ano, organizando-se melhor os visitantes, os cruzeiros e os locais onde ficam alojados os visitantes.
            A tentativa de diminuir a afluência dos turistas poderá prejudicar um pouco esta cidade a nível monetário, uma vez que grande parte da economia está diretamente ligada ao turismo, no entanto, estas restrições são inevitáveis. Espera-se que, com estas alterações, no futuro, as pessoas que agora evitam ou passam apressadamente pela parte histórica da cidade comecem a ficar por lá mais tempo por esta já não se encontrar muito lotada, tornando deste modo mais aprazível a estadia.
            Podemos concluir que o facto de terem sido feitas filmagens para “Game of Thrones” neste local teve um impacte enorme em Dubrovnik, levando a que houvesse um grande aumento de visitantes todos os anos. No entanto, isto tornou-se muito prejudicial para a cidade fazendo com que fossem aplicadas diversas medidas para travar o turismo desmedido com o objetivo de começar a existir um turismo mais sustentável e benéfico para todos.

Sofia Ferreira
              
Referências:

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional”, lecionada ao Mestrado em Património Cultural, do ICS/UMinho)

Sem comentários: