O turismo tem cada vez mais impacte no
crescimento PIB de um pais. Este reflete-se em termos mundiais, onde cerca de
10% é relativo à rubrica do turismo. E com esta importância e crescimento é
normal que este setor venha a desenvolver-se, criando novas motivações.
Atualmente, uma das modalidades que move muitos visitantes é o turismo
audiovisual, que hoje em dia tem ganho maior adesão através das séries, mas deve-se
dizer que o primeiro impulsionador foram os filmes.
Temos então um novo tipo de motivação para os
turistas, que é feito a partir do interesse em visitar locais onde foram
gravados filmes e séries, normalmente com grande público e impacte. Esta
modalidade já vai para além das visitas a grandes estúdios de gravação, como é
o caso dos estúdios de Hollywood. Neste caso, estamos a falar no interesse em conhecer
as paisagens e cidades onde foram gravadas as paisagens exteriores.
Como já percebemos, temos duas vertentes, as
séries e os filmes, que têm impactes diferentes. Os filmes, por terem uma duração
mais curta, não criam laços emocionais muito fortes e duradouros com o
espectador e é nisso que as séries partem em vantagem. Por estarem mais tempo
no ar, acabam por criar laços mais fortes com os telespetadores e todas as
paisagens acabam por ser publicitadas durante mais tempo. Só os filmes com
grande popularidade é que acabam por atrair um número considerável de
visitantes.
E tendo em conta todas estas informações, os
investidores começaram a criar trilhos específicos para este tipo de viajantes.
Um exemplo é a Nova Zelândia, que aproveitou a popularidade adquirida com a
saga Senhor dos Anéis e Hobbit. Sendo assim, uma
empresa de turismo da região começou a planear roteiros inspirados nos filmes.
Mas claro que um dos maiores
exemplos da atualidade se foca na série Guerra dos Tronos, que passou por
vários países, como a Escócia, no Duone Castle, que representava Winterfell e
castelo da família Stark, e a Espanha (Sevilha), que representava Dorne. O
TripAdvisor conseguiu concluir que, nesta zona, depois das filmagens, a procura
de alojamento na área envolvente cresceu. Outro país que também beneficiou com
as filmagens desta série foi a Croácia, que viu aumentar o turismo na cidade de
Dubrovnik em 15% desde o início das filmagens.
Para além dos mencionados,
muitos outros criaram efeitos semelhantes noutras partes do mundo e Portugal
não fica de fora nesta temática, já que o Estoril está inteiramente ligado à imagem
de James Bond, pois não é só o local de filmagem que suscita interesse mas a
inspiração para a criação muitas vezes também cria esse fascínio. A personagem
do filme foi criada no hotel Palácio Estoril e o filme também acabou por ser
rodado em Portugal. Trata‑se de 007 – Ao Serviço de Sua Majestade.
Com isto, podemos concluir que, com o passar
do tempo, as motivações para o turismo vão crescendo e, consequentemente, a
forma de publicitar os locais também vai evoluindo. Por isso, hoje em dia uma
cidade que tenha a sorte ou audácia para aparecer numa destas séries ou filmes
virais pode muito facilmente aumentar o seu número de visitantes.
Carina
Sousa
Bibliografia:
http://www.eventpointinternational.com/pt/news/2308-series-e-filmes-causam-impacto-no-turismo
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2019/2020)
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2019/2020)
Sem comentários:
Enviar um comentário