domingo, março 08, 2020

Turismo audiovisual

O turismo tem cada vez mais impacte no crescimento PIB de um pais. Este reflete-se em termos mundiais, onde cerca de 10% é relativo à rubrica do turismo. E com esta importância e crescimento é normal que este setor venha a desenvolver-se, criando novas motivações. Atualmente, uma das modalidades que move muitos visitantes é o turismo audiovisual, que hoje em dia tem ganho maior adesão através das séries, mas deve-se dizer que o primeiro impulsionador foram os filmes.
Temos então um novo tipo de motivação para os turistas, que é feito a partir do interesse em visitar locais onde foram gravados filmes e séries, normalmente com grande público e impacte. Esta modalidade já vai para além das visitas a grandes estúdios de gravação, como é o caso dos estúdios de Hollywood. Neste caso, estamos a falar no interesse em conhecer as paisagens e cidades onde foram gravadas as paisagens exteriores.
Como já percebemos, temos duas vertentes, as séries e os filmes, que têm impactes diferentes. Os filmes, por terem uma duração mais curta, não criam laços emocionais muito fortes e duradouros com o espectador e é nisso que as séries partem em vantagem. Por estarem mais tempo no ar, acabam por criar laços mais fortes com os telespetadores e todas as paisagens acabam por ser publicitadas durante mais tempo. Só os filmes com grande popularidade é que acabam por atrair um número considerável de visitantes.
E tendo em conta todas estas informações, os investidores começaram a criar trilhos específicos para este tipo de viajantes. Um exemplo é a Nova Zelândia, que aproveitou a popularidade adquirida com a saga Senhor dos Anéis e Hobbit. Sendo assim, uma empresa de turismo da região começou a planear roteiros inspirados nos filmes.
Mas claro que um dos maiores exemplos da atualidade se foca na série Guerra dos Tronos, que passou por vários países, como a Escócia, no Duone Castle, que representava Winterfell e castelo da família Stark, e a Espanha (Sevilha), que representava Dorne. O TripAdvisor conseguiu concluir que, nesta zona, depois das filmagens, a procura de alojamento na área envolvente cresceu. Outro país que também beneficiou com as filmagens desta série foi a Croácia, que viu aumentar o turismo na cidade de Dubrovnik em 15% desde o início das filmagens.
Para além dos mencionados, muitos outros criaram efeitos semelhantes noutras partes do mundo e Portugal não fica de fora nesta temática, já que o Estoril está inteiramente ligado à imagem de James Bond, pois não é só o local de filmagem que suscita interesse mas a inspiração para a criação muitas vezes também cria esse fascínio. A personagem do filme foi criada no hotel Palácio Estoril e o filme também acabou por ser rodado em Portugal. Trata‑se de 007 – Ao Serviço de Sua Majestade.
Com isto, podemos concluir que, com o passar do tempo, as motivações para o turismo vão crescendo e, consequentemente, a forma de publicitar os locais também vai evoluindo. Por isso, hoje em dia uma cidade que tenha a sorte ou audácia para aparecer numa destas séries ou filmes virais pode muito facilmente aumentar o seu número de visitantes.
  
Carina Sousa

Bibliografia:
http://www.eventpointinternational.com/pt/news/2308-series-e-filmes-causam-impacto-no-turismo

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2019/2020)

Sem comentários: