O município de Vila Verde localiza-se no norte de Portugal e pertence ao distrito de Braga. Neste concelho, é típica a abordagem aos Lenços dos Namorados e louças pintadas à mão com os mesmos desenhos que constituem os lenços. Os Lenços dos Namorados tiveram origem no século XVIII, e são panos de linho ou algodão bordados com motivos florais e símbolos amorosos (coração, pássaros a voar, chaves) e contém mensagens em quadras num português arcaico, com alguns erros ortográficos, evidenciando a falta de escolaridade de quem os escrevia.
A
marca Namorar Portugal surge em 2003, através de uma parceria do Município de
Vila Verde e da cooperativa Aliança Artesanal, e teve por objetivo proteger e
promover os Lenços Namorar Portugal enquanto símbolo da identidade cultural do
concelho. Os lenços Namorar Portugal são dos mais fortes representantes do
artesanato português e, com esta iniciativa, o objetivo seria conservar e
modernizar o seu conceito. Em 2016, como forma de promover e dar a conhecer mais
a marca, os aviões da TAP voaram com os lenços dos namorados, e no final de
cada viagem o passageiro poderia levar para casa o lenço como recordação.
Namorar
Portugal é atualmente uma marca “umbrela”, que abrange três dimensões
essenciais (Evento e programação, Produtos e Serviços, e Território/Destino) de
promoção de Vila Verde e do ícone identitário de Vila Verde, os Lenços Namorar
Portugal. A marca está maioritariamente associada aos típicos Lenços dos
Namorados e às louças pintadas à mão, no entanto, com o passar dos anos, foram
surgindo novas criações, tais como os sapatos Namorar Portugal e artigos em
cortiça, com os respetivos desenhos.
Todos
os anos, a 14 de fevereiro, dia de S. Valentim, a marca promove um jantar
romântico aberto ao público e a famosos convidados, através de um evento de
gala, que funde moda e cultura numa passerelle
onde desfilam criações de diversos jovens estilistas e profissionais. Mas a
magia deste conceito que surge com a marca namorar Portugal alarga-se a todo o
mês de fevereiro, onde existem diversas atividades para celebrar o amor.
A
logomarca Namorar Portugal transmite um conjunto de valores intrínsecos ao
conceito que suporta: Património, Cultura, Tradição e Amor. O seu logótipo
Namorar Portugal tem um traço genuíno, como os desenhos de cada Lenço, e
dinâmico, como os novos tempos, unindo a simbologia universal das cores
dominantes: vermelho do amor e o preto da tradição.
Carla Cristina Silva e Sousa
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2019/2020)
Carla Cristina Silva e Sousa
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2019/2020)
Sem comentários:
Enviar um comentário