terça-feira, março 10, 2020

Turismo: “V” Viana, Cidade Autêntica

O Oceano Atlântico é o vizinho de portas abertas que privilegia diretamente a cidade marítima que é Viana do Castelo. É a cidade mais a Norte de Portugal e um lugar onde habitantes e visitantes usufruem de uma notável qualidade de vida, tanto pelo ritmo pouco acelerado, pela tranquilidade e segurança que a mesma presta, como pela riqueza do seu património cultural e paisagístico, que lhe confere uma posição de destaque face a outras cidades cosmopolitas.


Inserida em projetos que promovem a sustentabilidade, a cidade tem garantido o desenvolvimento urbano, criando uma rede de transportes que desincentiva a utilização do automóvel e oferece aos seus cidadãos e visitantes veículos elétricos e um grande número de parques subterrâneos que favorecem a sua qualidade ambiental no centro histórico.
Aliada a toda a oferta cultural e patrimonial, a presença do rio, do monte e do mar, a cidade providencia e garante uma boa capacidade hoteleira, não só na perspetiva turística, mas também para receber congressos, seminários e vários projetos de negócio, oferecendo condições que são apoiadas pela existência de modernos e funcionais auditórios para a realização deste tipo de encontros.
Um conjunto de modernizados espaços culturais - teatros, cinemas, biblioteca, museus - proporciona condições de enriquecimento cultural a residentes e visitantes, enquanto a presença do rio e do mar oferece especiais condições de acolhimento a veleiros de recreio, proporcionando, igualmente, a prática de todas as modalidades de desportos náuticos.
A riqueza inigualável da etnografia vianesa, que faz da cidade a capital do folclore português, a originalidade e funcionalidade do seu artesanato, com especial relevo para a louça e os bordados, a assídua e qualificada animação cultural, são outros atributos que fazem de Viana do Castelo uma cidade extremamente atrativa para todas as vertentes de Turismo.


A cidade de Viana do Castelo é constituída por diversos espaços verdes, tais como jardins e parques. Os jardins tornaram-se “públicos” em Viana do Castelo a partir do século XIX, até então guardados e preservados por classes privilegiadas. Os primeiros jardins a surgirem de forma emblemática e que persistem até aos dias de hoje são o Jardim Público e o Jardim D. Fernando.
Foram realizadas ao longo do tempo diversas intervenções para promover uma maior atratividade dos espaços e melhores condições de usufruto aos cidadãos, através da requalificação de percursos pedonais. 
    Viana do Castelo dispõe de uma vasta oferta cultural, de um património valioso e  de  relevantes atividades intersociais. Esta cidade conta com cerca de 91 000 habitantes, sendo certo que o número tende a aumentar.  A cidade tem tido em conta a necessidade de garantir a fixação das gentes, contando já, para isso, com um enorme leque de ofertas culturais: no Teatro conta com cerca de 176 peças por ano, 70 Romarias e as Feiras e Feirões ocupam grande parte da agenda, dado que ocupam 260 dias do calendário anual.
      O Município de Viana do Castelo preocupa-se, verdadeiramente, com a população do concelho e ainda que o orçamento seja bem mais apertado que noutras regiões, a Autarquia e outras entidades conseguem promover e captar eventos de classificação mundial.
       Sabendo tirar proveito daquilo que a terra oferece, o mar tem sido imprescindível para atrair eventos como o Campeonato Mundial de Bodyboard, de Kitesurf e de Windsurf. Do elemento água surge, também, a Escola Naútica, com cursos de Navegador, Vela e Canoagem, contando com cerca de 190 Velejadores e Remadores locais.
Viana do Castelo possuí algum património histórico, como por exemplo os 48 edifícios do séc. XVI, XVII, XVIII, 3 Fortes, somando o Património Arqueológico e Arquitetónico Classificado (cerca de 40), mais os Santuários, os Conventos e Mosteiros, que são 6, não esquecendo as 212 Capelas e Igrejas. Tudo isso constitue uma prova do imenso capital patrimonial da cidade.
No entanto, o património da cidade não é só o património histórico. Desde logo porque também lá existem Museus, com quase 400 Moinhos em toda a costa marinha e, ainda, o Navio-Hospital Gil Eanes, que acaba por trazer para a cidade cerca de 40.000 visitas por ano, entre outros.
Os empreendimentos turísticos e os parques de campismo da região conseguem garantir um total de quase 3000 camas diárias, aparentemente suficiente para alimentar o ritmo mais desacelerado, típico de Viana do Castelo.
Considerando a quantidade de atividades inseridas na agenda cultural da cidade, a gastronomia minhota também não é deixada de parte e Viana do Castelo possui 162 restaurantes prontos a servir tanto os seus habitantes locais, como os seus visitantes.
A Autarquia é impulsionadora de várias propostas de dinamismo na cidade, seja na organização de caminhadas, nos apoios à cultura, entre outros, encontrando-se, sempre empenhada na garantia de qualidade de vida dos seus cidadãos. Prova disso é que não fica esquecida a população mais sénior da cidade. O Projeto “Envelhecer com Qualidade”, é uma das apostas a que o Município já aderiu acerca de uma década, com o claro objetivo de implementar práticas que contribuam para um envelhecimento mais ativo e saudável.
Viana do Castelo tem dado provas do seu esforço nas práticas de intervenção para a classificação de cidade autêntica, prevendo-se para o futuro desta cidade um desenvolvimento sustentável e um crescimento gradual.
Claramente, a cidade de Viana do Castelo é ainda uma cidade carente de desenvolvimento e consequente crescimento. No entanto, a mesma tem vindo a mostrar-se preponderante no ranking das cidades autênticas devido a todo o seu esforço pela sustentabilidade, pela ação social, pelo crescimento económico e projeção, não só da cidade mas do próprio país enquanto povo acolhedor e com capacidades de transformação e adaptação aos mais variados ambientes profissionais e industriais, procurados por muitos mercados.
Tradições seculares, património intenso, riqueza paisagística e uma excelente e ímpar qualidade de vida, próximo de elementos naturais como rio, montanha e claro o mar, elementos jamais alcançáveis ou possíveis de propor por outras cidades aos seus cidadãos, são atributos de Viana.
Viana do castelo é uma cidade em franco crescimento e mostra ser capaz de alimentar projetos nacionais de projeção internacional, com objetivos claros e bem definidos, esperando-se para esta cidade um futuro brilhante e a garantia permanente de constituir uma referência mundial, considerando a excelente qualidade de vida sentida nesta região do Alto Minho.

Ana Sofia Costa

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2019/2020)

Sem comentários: