O Douro é caraterizado
pela beleza paisagística e sublime das suas encostas. Considerada por alguns
das paisagens mais bonitas no mundo, a verdade é que quem por lá passa não fica
indiferente a esta região. Tudo isto faz com que todas as valências que o Douro
tem para oferecer devam ser exploradas. Uma delas é o Enoturismo.
O Enoturismo promove o
envolvimento com a natureza e atrai turistas que têm interesse em estabelecer
um contacto mais direto com a cultura, história e gastronomia das regiões. O
vinho é o motor para essa forma alternativa de fazer turismo, levando à atração
de turistas mais exigentes e com maior poder de compra que, sobretudo, procuram
enriquecer-se culturalmente. “Mas afinal, porque devemos investir no
Enoturismo?”
O Douro exponenciou a sua
notoriedade internacional nos últimos anos, mas a dificuldade para afirmar
nacional e internacionalmente cada marca permanece. Para produtores com
negócios mais pequenos, o enoturismo pode ser uma forma de conquistar clientes,
pois estes estabelecem diretamente contactos, aumentam a sua visibilidade e, consequentemente,
a fidelidade à marca.
O Enoturismo também é um
bom motor para promover todas as valências inerentes à Região do Douro. Este,
impulsiona a economia local e tem ainda uma preocupação de defesa do património
histórico do Douro. Ajuda, ainda, na criação de postos de trabalho e motiva as
pessoas a deslocarem-se para as regiões mais interiores do país, que estão cada
vez mais despovoadas.
Segundo o manual de boas
práticas do Enoturismo, apesar do Douro ser um potencial turístico indiscutível,
é necessário apostar na oferta turística com infraestruturas de qualidade. A
aposta deve também passar pela melhoria da rede rodoviária, para chegar até à
região. Se o Douro não for capaz de aliciar os turistas pela sua oferta
cultural e paisagística, então o Enoturismo terá dificuldades em captar a
atenção dos amantes do vinho.
Uma notícia no jornal Expresso
de 2019 avança que os vinhos atraíram cerca de 2,5 milhões de turistas em 2018
e que só as caves de vinho do Porto movimentam cerca de 1 milhão de turistas
por ano. Isto deve converter-se num total de 400 milhões de euros anuais, e
estamos só a falar do vinho do Porto. As estatísticas relativas ao Enoturismo
apontam que 80% dos que viajaram para Portugal com esta motivação afirmam
voltar pela gastronomia e vinhos portugueses. As previsões do “Projeto de
criação de valor na Vinha e no Vinho” revelam que o turismo irá ser o principal
potenciador do setor do vinho em Portugal nos próximos anos.
Posto isto, a rota de Enoturismo
do Douro deve ser explorada e potenciada através da melhoria de infraestruturas
turísticas, para que os turistas queiram voltar e se sintam em casa quando
estão na região. O Enoturismo valoriza a história, cultura e a paisagem do
território, de forma a alcançar o desenvolvimento sustentável desta região,
beneficiando não só a economia local mas também socialmente e culturalmente. As
apostas e esforços devem ser articulados, de forma a extrair ao máximo as
potencialidades que a região tem para oferecer.
Mariana
Fernandes Soares
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2019/2020)
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2019/2020)
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