segunda-feira, março 09, 2020

A Região do Douro – Importância do Enoturismo

O Douro é caraterizado pela beleza paisagística e sublime das suas encostas. Considerada por alguns das paisagens mais bonitas no mundo, a verdade é que quem por lá passa não fica indiferente a esta região. Tudo isto faz com que todas as valências que o Douro tem para oferecer devam ser exploradas. Uma delas é o Enoturismo.
O Enoturismo promove o envolvimento com a natureza e atrai turistas que têm interesse em estabelecer um contacto mais direto com a cultura, história e gastronomia das regiões. O vinho é o motor para essa forma alternativa de fazer turismo, levando à atração de turistas mais exigentes e com maior poder de compra que, sobretudo, procuram enriquecer-se culturalmente. “Mas afinal, porque devemos investir no Enoturismo?”
O Douro exponenciou a sua notoriedade internacional nos últimos anos, mas a dificuldade para afirmar nacional e internacionalmente cada marca permanece. Para produtores com negócios mais pequenos, o enoturismo pode ser uma forma de conquistar clientes, pois estes estabelecem diretamente contactos, aumentam a sua visibilidade e, consequentemente, a fidelidade à marca.
O Enoturismo também é um bom motor para promover todas as valências inerentes à Região do Douro. Este, impulsiona a economia local e tem ainda uma preocupação de defesa do património histórico do Douro. Ajuda, ainda, na criação de postos de trabalho e motiva as pessoas a deslocarem-se para as regiões mais interiores do país, que estão cada vez mais despovoadas.
Segundo o manual de boas práticas do Enoturismo, apesar do Douro ser um potencial turístico indiscutível, é necessário apostar na oferta turística com infraestruturas de qualidade. A aposta deve também passar pela melhoria da rede rodoviária, para chegar até à região. Se o Douro não for capaz de aliciar os turistas pela sua oferta cultural e paisagística, então o Enoturismo terá dificuldades em captar a atenção dos amantes do vinho.
Uma notícia no jornal Expresso de 2019 avança que os vinhos atraíram cerca de 2,5 milhões de turistas em 2018 e que só as caves de vinho do Porto movimentam cerca de 1 milhão de turistas por ano. Isto deve converter-se num total de 400 milhões de euros anuais, e estamos só a falar do vinho do Porto. As estatísticas relativas ao Enoturismo apontam que 80% dos que viajaram para Portugal com esta motivação afirmam voltar pela gastronomia e vinhos portugueses. As previsões do “Projeto de criação de valor na Vinha e no Vinho” revelam que o turismo irá ser o principal potenciador do setor do vinho em Portugal nos próximos anos.
Posto isto, a rota de Enoturismo do Douro deve ser explorada e potenciada através da melhoria de infraestruturas turísticas, para que os turistas queiram voltar e se sintam em casa quando estão na região. O Enoturismo valoriza a história, cultura e a paisagem do território, de forma a alcançar o desenvolvimento sustentável desta região, beneficiando não só a economia local mas também socialmente e culturalmente. As apostas e esforços devem ser articulados, de forma a extrair ao máximo as potencialidades que a região tem para oferecer.

Mariana Fernandes Soares

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2019/2020)

Sem comentários: