sábado, março 21, 2020

Programa 365 Algarve e o combate à sazonalidade

O Algarve é desde há décadas uma região de Portugal altamente turística. No entanto, esta intensa atividade turística também sempre foi caraterizada por uma forte sazonalidade. Isto foi trazendo alguns impactos à região e aos seus habitantes, estando a região muito cheia e movimentada nas alturas de Verão e muito vazia e sem vida nas restantes alturas do ano.
Um dos impactos que mais se faz sentir dada esta sazonalidade é no emprego, na região: no Verão, com a grande quantidade de turistas, existe muita oferta de emprego (sobretudo na hotelaria, restauração, serviços de animação e guias turísticos), havendo até por vezes falta de colaboradores, o que atrai trabalhadores temporários de várias regiões do país que se deslocam para o Algarve para trabalhar no Verão. No entanto, quando a época alta termina, uma grande parte destes postos de trabalho já não são necessários e por isso são extintos, existindo uma quebra de trabalho disponível com a diminuição de clientes. O Algarve foi vivendo, em grande parte, de turismo e consequentemente de uns limitados meses do ano. Tal situação impacta negativamente a população ativa da zona, que se vê frequentemente em empregos temporários e precários, temendo sempre o desemprego durante a época baixa, medo que é iminente e uma realidade. Para tentar combater a sazonalidade de modo a diminuir a instabilidade, procura-se dinamizar as zonas algarvias de modo coeso nos meses mais baixos através do programa 365 Algarve.
1. Logotipo do programa 365 Algarve

Com base no lema “Every day counts”, é complementada ao longo de todo o ano e não apenas na época alta, a oferta tradicional da região com apresentações de música, dança, teatro, exposições, animação de património, gastronomia e cinema em todo o território algarvio. O programa é construído exclusivamente através da apresentação de candidaturas de agentes culturais e de empresas de animação turística sediadas no Algarve. Através de apoios e da articulação entre estes agentes culturais, o objetivo é promover um programa cultural de qualidade e com diversidade temática e artística, regular, geograficamente coeso e abrangente, ao longo dos meses de outubro até maio, aquando normalmente existe uma quebra no turismo e mais necessidade de dinamização regional. Assim, a seleção das candidaturas a aprovar é feita de modo a ter iniciativas de alto nível e de caraterísticas diversas, de frequência regular e um pouco por todo o território algarvio ao longo dos oito meses referidos. Deste modo, é possível tornar a iniciativa mais acessível e abrangente, chegando até aos mais interessados.
É possível consultar uma agenda da programação cultural que irá ter lugar brevemente em qualquer zona algarvia nos meios eletrónicos da iniciativa, promovendo deste modo a divulgação. Além disto, são fornecidos detalhes de cada atividade e a possibilidade de facilmente comprar bilhete nas iniciativas que o requerem. As iniciativas gratuitas também estão marcadas como tal. Estes detalhes também acabam por facilitar a captação de interessados ao informá-los efetivamente sobre o cariz de cada atividade e ao tornar-se num canal direto e prático de venda de bilhetes e de divulgação de oportunidades gratuitas.

2. Agenda cultural no website 365 Algarve (cancelamentos devido ao COVID-19)

Através da hashtag criada para o efeito, #365Algarve, os visitantes podem partilhar as suas impressões e imagens das atividades da iniciativa, o que também funciona como veículo de divulgação do programa e de troca de impressões pessoais.
Inicialmente, o programa foi projetado em 2016 para ter três edições; no entanto, dado o seu grande sucesso, o Governo decidiu estendê-lo. Atualmente, decorre a quarta edição, que começou em outubro de 2019 e estará ativa até maio de 2020. Esta decisão foi tomada com base em dados governamentais que concluem que o programa tem atraído cada vez mais público e que a média de espectadores tem aumentado sempre de edição para edição.
Assim, pode ser concluído que o programa 365 Algarve foi um sucesso e uma medida positiva para combater a sazonalidade, que pode ser um dos grandes problemas aportados pela atividade turística e que tanto afeta esta região, em particular, ao dinamizar a atividade turística em meses mais baixos. Inclusive, esta iniciativa tem capacidade de ser adaptada e implementada com relativa facilidade em outras zonas que também sofram com a grande sazonalidade.

Matilde Oliveira

Referências
·         365 Algarve. Apresentação. Recuperado em 19 março, 2020, de https://www.365algarve.pt/pt/menu/243/apresentacao.aspx
·         365 Algarve. Programa – Eventos 365 Algarve. Recuperado em 19 março, 2020, de https://www.365algarve.pt/pt/agenda.aspx
Agência Lusa. (2019, 5 fevereiro). Programa "365 Algarve" tem garantida a quarta edição, a arrancar em outubro. Observador. Recuperado em 20 março, 2020, de https://observador.pt/2019/02/05/programa-365-algarve-tem-garantida-a-quarta-edicao-a-arrancar-em-outubro/

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2019/2020)

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