O
Algarve é desde há décadas uma região de Portugal altamente turística. No
entanto, esta intensa atividade turística também sempre foi caraterizada por
uma forte sazonalidade. Isto foi trazendo alguns impactos à região e aos seus
habitantes, estando a região muito cheia e movimentada nas alturas de Verão e
muito vazia e sem vida nas restantes alturas do ano.
Um
dos impactos que mais se faz sentir dada esta sazonalidade é no emprego, na
região: no Verão, com a grande quantidade de turistas, existe muita oferta de
emprego (sobretudo na hotelaria, restauração, serviços de animação e guias
turísticos), havendo até por vezes falta de colaboradores, o que atrai
trabalhadores temporários de várias regiões do país que se deslocam para o
Algarve para trabalhar no Verão. No entanto, quando a época alta termina, uma
grande parte destes postos de trabalho já não são necessários e por isso são extintos,
existindo uma quebra de trabalho disponível com a diminuição de clientes. O
Algarve foi vivendo, em grande parte, de turismo e consequentemente de uns
limitados meses do ano. Tal situação impacta negativamente a população ativa da
zona, que se vê frequentemente em empregos temporários e precários, temendo
sempre o desemprego durante a época baixa, medo que é iminente e uma realidade.
Para tentar combater a sazonalidade de modo a diminuir a instabilidade,
procura-se dinamizar as zonas algarvias de modo coeso nos meses mais baixos
através do programa 365 Algarve.
1. Logotipo do programa
365 Algarve
Com base no lema “Every
day counts”, é complementada ao longo de todo o ano e não apenas na época
alta, a oferta tradicional da região com apresentações de
música, dança, teatro, exposições, animação de património, gastronomia e cinema
em todo o território algarvio. O programa é construído exclusivamente através da
apresentação de candidaturas de agentes culturais e de empresas de animação
turística sediadas no Algarve. Através de apoios e da articulação entre estes
agentes culturais, o objetivo é promover um programa cultural de qualidade e
com diversidade temática e artística, regular, geograficamente coeso e
abrangente, ao longo dos meses de outubro até maio, aquando normalmente existe
uma quebra no turismo e mais necessidade de dinamização regional. Assim, a
seleção das candidaturas a aprovar é feita de modo a ter iniciativas de alto
nível e de caraterísticas diversas, de frequência regular e um pouco por todo o
território algarvio ao longo dos oito meses referidos. Deste modo, é possível
tornar a iniciativa mais acessível e abrangente, chegando até aos mais interessados.
É
possível consultar uma agenda da programação cultural que irá ter lugar
brevemente em qualquer zona algarvia nos meios eletrónicos da iniciativa,
promovendo deste modo a divulgação. Além disto, são fornecidos detalhes de cada
atividade e a possibilidade de facilmente comprar bilhete nas iniciativas que o
requerem. As iniciativas gratuitas também estão marcadas como tal. Estes
detalhes também acabam por facilitar a captação de interessados ao informá-los
efetivamente sobre o cariz de cada atividade e ao tornar-se num canal direto e
prático de venda de bilhetes e de divulgação de oportunidades gratuitas.
2. Agenda cultural no website 365 Algarve (cancelamentos devido ao COVID-19)
Através
da hashtag criada para o efeito, #365Algarve, os visitantes podem
partilhar as suas impressões e imagens das atividades da iniciativa, o que
também funciona como veículo de divulgação do programa e de troca de impressões
pessoais.
Inicialmente,
o programa foi projetado em 2016 para ter três edições; no entanto, dado o seu
grande sucesso, o Governo decidiu estendê-lo. Atualmente, decorre a quarta
edição, que começou em outubro de 2019 e estará ativa até maio de 2020. Esta
decisão foi tomada com base em dados governamentais que concluem que o programa
tem atraído cada vez mais público e que a média de espectadores tem aumentado
sempre de edição para edição.
Assim,
pode ser concluído que o programa 365 Algarve foi um sucesso e uma medida
positiva para combater a sazonalidade, que pode ser um dos grandes problemas
aportados pela atividade turística e que tanto afeta esta região, em particular,
ao dinamizar a atividade turística em meses mais baixos. Inclusive, esta
iniciativa tem capacidade de ser adaptada e implementada com relativa
facilidade em outras zonas que também sofram com a grande sazonalidade.
Matilde
Oliveira
Referências
·
365
Algarve. Apresentação. Recuperado em 19 março, 2020, de https://www.365algarve.pt/pt/menu/243/apresentacao.aspx
·
365 Algarve.
Programa – Eventos 365 Algarve. Recuperado em 19 março, 2020, de https://www.365algarve.pt/pt/agenda.aspx
Agência Lusa. (2019, 5 fevereiro). Programa
"365 Algarve" tem garantida a quarta edição, a arrancar
em outubro. Observador. Recuperado em 20 março, 2020, de https://observador.pt/2019/02/05/programa-365-algarve-tem-garantida-a-quarta-edicao-a-arrancar-em-outubro/
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2019/2020)
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2019/2020)
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