O Turismo Industrial é uma forma de turismo cultural que tem como principal
objetivo a promoção do património industrial do local. Inclui, ainda,
deslocações motivadas pelo interesse nas empresas ou em atividades específicas reconhecidas,
que se localizam num determinado local.
Vila Nova de Famalicão ou “Famalicão Cidade
Têxtil” tem vindo a deter cada vez mais indústria no concelho, e está cada vez
melhor classificada a nível nacional no que toca a indústrias. É, assim, o maior
concelho exportador do norte do país e o terceiro que mais exporta de Portugal.
No concelho, situam-se, também, empresas de renome nacional e internacional, e
existem projetos de apoio às empresas existentes e a quem pretende criar uma empresa.
A localização central é também muito valorizada, o que torna o concelho um
local a apostar para quem vem visitar as empresas, para quem vem a eventos das
mesmas e para potenciais eventos no que toca ao turismo industrial e de
negócios.
Marcando pela diferença, Vila Nova de
Famalicão decidiu reafirmar que acredita na potencialidade da indústria existente
no concelho, criando um projeto de Turismo Industrial, que resultou da
“Estratégia de Desenvolvimento Famalicão Turismo 2020”. É um projeto
diferenciador e pretende dinamizar e valorizar a indústria existente no
concelho. Para além disso, pretende que os turistas apostem numa experiência
nova.
É cada vez maior o número de setores presentes no concelho e, por isso,
este projeto já reúne um conjunto de onze empresas (públicas e privadas) de
diversos setores, e divide-se em quatro áreas: Património Industrial; Indústria
Viva; Centro de Investigação; e Desenvolvimento e Enoturismo.
Com a intenção de continuar a preservar
o património que surgiu com a industrialização, existem três museus neste
projeto: Museu da Indústria Têxtil; Museu do Automóvel; e Museu Nacional
Ferroviário.
Para dar a conhecer o funcionamento e processo de produção das indústrias
aos visitantes, e para estes terem uma experiência cultural inovadora, as
empresas Têxtil Nortenha, a Troficolor e a Fabrica de Chocolates – Casa Grande
juntaram-se ao projeto. No que toca a Investigação & Desenvolvimento Tecnológico
das Indústrias Têxtil e do Vestuário, o parceiro é o CITEVE. Por fim, no
Enoturismo, pretende-se que os visitantes usufruam de degustações de vinhos
aliadas a produtos regionais em quatro locais: Casa da Compostela; Castro –
Vinhos de Portugal; Adega Casa da Torre; e Casal de Ventozela. Embora sejam
onze as empresas presentes no projeto, com o tempo haverá hipóteses para que
existam mais empresas a colaborar neste tipo de turismo.
Devido a esta aposta, a autarquia
anunciou que já avançou com uma candidatura ao programa RegFin, do Turismo de Portugal, e que será dinamizada numa primeira
fase pelos promotores do projeto “Rede Portuguesa de Turismo Industrial – RPTI”,
que integra, para além de Vila Nova de Famalicão, os
municípios de S. João da Madeira, Vale de Cambra, Vila do Conde, Santo Tirso e
Santa Maria da Feira.
Este novo tipo de turismo vem dar a Vila Nova de Famalicão mais um motivo
para ser visitado, principalmente por turistas que estejam dispostos a conhecer
locais pela cultura e pela indústria, e que procurem uma nova experiência.
Inês Paredes
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2019/2020)
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2019/2020)
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