A
prática do turismo tem ganhado terreno a nível internacional, tornando-se num
dos setores de mais rápido crescimento económico a nível mundial nas últimas
décadas (ÁLVAREZ-DÍAZ; GONZÁLEZ-GÓMEZ; OTERO-GIRÁLDEZ, 2016). Entretanto,
essa prática vem tomando cada vez mais uma forma diferente, devido às mudanças
que estão acontecendo no comportamento dos turistas, ou seja, os turistas estão
deixando de ser apenas um habitual observador do local, tornando-se protagonistas
das experiências, atores no destino que escolheram conhecer (DAMOUS, 2018).
Essas
mudanças de comportamento podem estar relacionadas com a motivação, que é um
estado alterado que leva ao comportamento direcionado para um objetivo
específico, ou seja, é o ponto de partida do processo decisório do consumidor e
um importante construto para a compreensão do comportamento do turista (PEREIRA, 2019).
Para
Klenosky (2009), a motivação subjacente ao comportamento turístico é
compreendida pela teoria Push e Pull, que fornece uma abordagem simples
e intuitiva sobre essa matéria. Essa teoria foi investigada por Dann (1977,
1981) e foi sendo estudada e desenvolvida por vários autores ao longo das
últimas décadas.
Dann
(1981) considera como fatores Push
(empurra) os motivos ou forças que orientam para a decisão de realizar uma
viagem, enquanto os fatores Pull (Puxar,
atrair) são forças geradas pelo destino e o conhecimento que os turistas detêm
sobre um destino e que os levam a escolher um destino em detrimento do outro,
depois de a decisão de viajar estar tomada.
Assim,
esses fatores são considerados mais decisivos na explicação da motivação
turística. Push está associado à
necessidade que o turista tem em sair do seu ambiente natural, sair da rotina, para
relaxar num destino de férias. “Empurra” o turista para fora de casa. Já os
fatores pull, são caraterísticas,
atrações e atributos do destino turístico, o que atrai o turista a deslocar-se,
como, por exemplo, praia, cultura, história, facilidades para famílias, etc.,
ou seja, o que o “puxa” (Dann, 1981). Esses dois fatores estão interligados
pelo conceito da emoção, uma vez que estão mais relacionados a questões
pessoais ou desejos de viajantes.
Neste
sentido, percebe-se que na teoria Push
e Pull apresentam-se como fatores
determinante para o turismo, uma vez que a motivação turística é essencial para
o entendimento do comportamento turístico.
Maria Raimunda Barbosa da
Silva
Referências
ÁLVAREZ-DÍAZ, M.; GONZÁLEZ-GÓMEZ, M.;
OTERO-GIRÁLDEZ, M. S. La modelización de la demanda de turismo de economías
emergentes: el caso de la llegada de turistas rusos a España. Cuadernos de Economía, v. 39, n. 110, p. 112–125, 2016.
DAMOUS, A. A. DA C. Uma Análise das Motivações Determinantes
da Procura no Âmbito do Turismo de Experiência. 2018.
Dann, G., (1981), Tourist motivation:
An appraisal, Annals of Tourism Research 8(2), 187-219.
Kohler, A. F. (2009). Autenticidade: Origens e bases da
discussão em Turismo. Turismo Visão e Ação, 11 (3), 282-303
PEREIRA, G. D. A.
Motivações push e pull de brasileiros que amam viajar. 2019.
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