Uma
data propícia ao turismo são os cinco dias que antecedem a quaresma. Muitos
dizem que é uma festa que remete para o culto a divindades pagãs, mas o que
realmente é importante é o fator multiplicador dessa data para o turismo da
cidade do Rio de Janeiro. O que ao redor do globo é considerado o maior
carnaval do mundo, demonstra em números a surpreendente movimentação da
economia.
Dados
da RioTur, agência governamental que promove o turismo na cidade, demonstram
que o número de turistas nas festividades deste ano foi em torno de 1,5
milhões, um aumento de aproximadamente 27% frente ao ano de 2018, com uma
arrecadação aproximada de 3,5 bilhões de reais (em torno de 875 milhões de
euros). Um excelente sinal para uma cidade que enfrenta uma séria crise
financeira.
Ainda
de acordo com a RioTur, 78% desses turistas são provenientes de outros estados
do Brasil, São Paulo e Minas Gerais, por exemplo, devido à proximidade e ao
fácil acesso por autoestradas e aeroportos que ligam os outros estados à cidade
do Rio de Janeiro, o que faz do turismo doméstico uma grande engrenagem e uma
forte fonte de recursos para o incremento da economia da cidade. Os restantes
22% dos turistas são provenientes do estrangeiro, na maior parte de países da
América do Sul, como Argentina e Chile, e dos Estados Unidos.
No
que se trata da ocupação hoteleira, um novo recorde foi atingido no carnaval de
2019. A taxa de ocupação dos hotéis na capital chegou aos 88%, segundo a ABIH –
Associação Brasileira de Industria de Hotéis do Rio, o que é outro bom sinal
para a economia e o turismo da cidade. Segundo a mesma associação, em algumas
freguesias da cidade a capacidade dos hotéis foi usada em sua totalidade. Isso
gerou empregos temporários que alcançaram um número aproximado de 72 mil, entre
diretos e indiretos, para atender a esse aumento da demanda não apenas nos hotéis
mas também no setor de pastelarias, bares, cafés, postos de combustíveis, entre
outros.
O
que deve ter-se em mente é a magia, o encanto e a grande festa que é o carnaval
carioca. Uma população sofrida e demasiada carente de recursos proporciona ao
mundo uma euforia e mistura de sentimentos que encanta a todos. Famílias,
amigos e desconhecidos celebrando a alegria. Apesar de ser uma festa duramente
criticada por grupos extremistas, o facto é que o carnaval tem seu lugar de
destaque para o turismo, o fortalecimento da economia e para o desenvolvimento
da cidade.
Rafael Alves
Pinheiro Monteiro
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)
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