quinta-feira, março 14, 2019

Os influenciadores como impacto turístico

As gerações do século XXI estão cada vez mais embrenhadas no uso de novas tecnologias, sendo que, nos dias de hoje, é através das mesmas que muitos procuram comunicar com grandes públicos, seja através do formato de vídeos, imagens ou textos que, após devidamente tratados, são publicados em redes sociais. Este movimento está cada vez maior e sistematicamente existe mais conteúdo e para qualquer tipo de público. E dentro desses temas cada vez mais variados, relacionados com o quotidiano de cada um dos leitores ou visualizadores, existe também uma categoria para variedades, onde estão incluídas as férias, momentos de lazer e outros produtos turísticos.
Hoje em dia, cada vez mais as pessoas procuram as experiências que outros tiveram, seja de uma viajem ou de um outro produto turístico. Esta busca de informação é a forma de entender, por parte do consumidor, se essa experiência será o que realmente procuram, podendo seguir os conselhos a quem foram procurar informação. Por esse motivo é utilizado o termo de influenciador.
O termo “influenciador” é definido num artigo on-line escrito por Raony Coronado (2017) como um indivíduo que exerce impacto acima da média num segmento, seja ele grande, pequeno ou mesmo um nicho.” Resumidamente, estes influenciadores causam grandes impactos nas escolhas de compra dos públicos que os seguem.
Normalmente, estas pessoas podem também influenciar de forma muito determinante os comportamentos de um público geral, os seus seguidores mais especificamente, em termos de atividades impactantes no setor do turismo, acabando por ser um dos grandes fatores na atração de pessoas para determinados produtos ou destinos, seja dentro ou fora do país.
Servindo-me do exemplo da descrição de uma viagem a uma cidade ou atração feita por um destes atores sociais, acredito que este meio possa ser uma das grandes motivações para que muitos fiquem interessados em visitar o mesmo espaço. Por vezes, essas descrições de visitas são feitas através do formato de vídeo e mostram com facilidade o produto turístico, e pode até ser feito um foco em caraterísticas de maior interesse, de acordo com o público do próprio influenciador.
No meu ponto de vista, enquanto visualizador, penso que estes tipos de comportamentos podem ser utilizados como estratégias para uma maior divulgação de espaços turísticos e de tal modo poder dar a conhecer quais os produtos existentes a um maior público ou a públicos mais diversificados.
Tendo também em conta o nível de influência que tais atores sociais têm em várias pessoas e a sua maneira de comunicação específica, acredito que estes podem trazer grandes benefícios no setor de turismo, porque influenciam na escolha de destinos em que já estiveram e também explicam de maneira mais ilustrativa as suas experiências, sendo desta forma algo espontâneo e claro.
Tendo a noção de que este meio de divulgação de produtos turísticos não é um canal de comunicação realizado com grande grau de formalidade, como os sites de viagens ou as próprias agências de viagens, penso que esta forma de comunicação acaba por ser vista como franca, simples e também de acesso facilitado e essas são cada vez mais as caraterísticas procuradas pelo público geral.
Algo que também torna o papel do influenciador no setor da divulgação turística mais eficaz, é o facto de ser possível utilizar esta estratégia em território internacional, isto é, fora de Portugal, assim como em território nacional, o que seria mais benéfico para o turismo de Portugal, com a apresentação de localidades e/ou elementos de interesse turístico e patrimonial em território Português.

Carla Filipa Monteiro Lima

Bibliografia
https://www.influency.me/blog/influenciador-digital/ Consultado a 02/03/2019.

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular de “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional”, do curso de Mestrado em Património Cultural do ICS, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

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