quarta-feira, março 13, 2019

Vislumbre das mudanças em Braga

Após sete anos, retorno a terras Portuguesas, mais precisamente a Braga. É visível as mudanças significativas ocorridas decorrentes do turismo, trazidas pelas diversas culturas. Isso tem expressão nas mudanças que foram introduzidas nos seus costumes, suas gastronomias ou até mesmo na linguística. A economia da regionão aceitou essas mudanças trazidas e identificadas em seus restaurantes com palavras como “Feijoada Brasileira”, “brigadeiro”, “Coxinha”, “Shops”, dentre outras peculiaridades. Como é o exemplo dos imóveis, com termos “Aluga-se” ou “Suíte”. Isso traduziu-se também em outros requisitos nos mercados locais, nos quais essas mudanças são observados cada vez mais no cotidiano.
Essas mudanças não são fatores novos, pois ao longo dos anos o incremento das diversas culturas mundiais é o resultado de miscigenações étnicas, sociais, económicas e culturais. A economia turística traz consigo uma maneira de dinamizar a oferta do local e consequentemente fazer com que possa o indivíduo se identificar com o meio no qual está inserido, com reflexos observados na economia do local, ao ver as novas e estimulantes oportunidades de crescimento.
Braga é o território nacional, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, onde há mais brasileiros. Como pode ser analisado no gráfico abaixo, fornecido pelo Gabinete de Estratégia e Planejamento, o Brasil permaneceu como a comunidade estrangeira mais representada em Portugal, com 20,3%. Esse aumento reflete-se no turismo doméstico e nas empresas do terceiro sector, na busca de corresponder ao output do cenário no qual estão inseridos.



Ao analisar o setor do turismo gastronómico em Braga, é visto o aumento do valor monetário do pequeno almoço, repercutindo-se no próprio conterrâneo. Ao observar isso a partir de janeiro de 2019,  a Associação Comercial de Braga promover a 5.ª edição do roteiro ‘Amigos do Café’ identificou que há 24 espaços, dos concelhos de Braga, Vila Verde e Terras de Bouro a  comercializar menus de café da manhã adaptáveis ao novo paladar. Este é um dos cenários no qual se observa a teoria da microeconomia do consumidor nas escolhas individuais, juntamente com o turismo gastronómico da cidade.
Este é somente um dos sectores observados, pois podem ser vislumbrados diversos outros sectores onde se observaram mudanças em requisitos básicos como o regulamento de abertura e fecho de estabelecimentos, conforme adotado pela Camara municipal de Braga, para que os estabelecimentos possam coexistir com a população local, devido ao crescimento do sector turístico da cidade. Em suma, o novo cenário no qual Braga está inserido atualmente só vem a demonstrar o crescimento económico e social da mesma perante os demais distritos de Portugal, segundo dados coletado pelo ´European Best Destination 2019´, no qual os internautas escolheram Braga como o segundo Melhor Destino Europeu para visitar em 2019.

Danielle Jesus do Carmo

Dados coletados.
http://www.gep.msess.gov.pt/estudos/pdf/emtp_2017.pdf
https://www.cm-braga.pt/pt/0201/comunicacao/noticias/item/item-1-8873?q=economia+turismo

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)

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