Após
sete anos, retorno a terras Portuguesas, mais precisamente a Braga. É visível
as mudanças significativas ocorridas decorrentes do turismo, trazidas pelas
diversas culturas. Isso tem expressão nas mudanças que foram introduzidas nos
seus costumes, suas gastronomias ou até mesmo na linguística. A economia da
regionão aceitou essas mudanças trazidas e identificadas em seus restaurantes com
palavras como “Feijoada Brasileira”, “brigadeiro”, “Coxinha”, “Shops”, dentre
outras peculiaridades. Como é o exemplo dos imóveis, com termos “Aluga-se” ou
“Suíte”. Isso traduziu-se também em outros requisitos nos mercados locais, nos
quais essas mudanças são observados cada vez mais no cotidiano.
Essas
mudanças não são fatores novos, pois ao longo dos anos o incremento das
diversas culturas mundiais é o resultado de miscigenações étnicas, sociais,
económicas e culturais. A economia turística traz consigo uma maneira de
dinamizar a oferta do local e consequentemente fazer com que possa o indivíduo se
identificar com o meio no qual está inserido, com reflexos observados na
economia do local, ao ver as novas e estimulantes oportunidades de crescimento.
Braga
é o território nacional, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, onde
há mais brasileiros. Como pode ser analisado no gráfico abaixo, fornecido pelo
Gabinete de Estratégia e Planejamento, o Brasil permaneceu como a comunidade
estrangeira mais representada em Portugal, com 20,3%. Esse aumento reflete-se
no turismo doméstico e nas empresas do terceiro sector, na busca de
corresponder ao output do cenário no
qual estão inseridos.
Ao
analisar o setor do turismo gastronómico em Braga, é visto o aumento do valor
monetário do pequeno almoço, repercutindo-se no próprio conterrâneo. Ao observar
isso a partir de janeiro de 2019, a Associação
Comercial de Braga promover a 5.ª edição do roteiro ‘Amigos do Café’
identificou que há 24 espaços, dos concelhos de Braga, Vila Verde e Terras de
Bouro a comercializar menus de café da
manhã adaptáveis ao novo paladar. Este é um dos cenários no qual se observa a
teoria da microeconomia do consumidor nas escolhas individuais, juntamente com o
turismo gastronómico da cidade.
Este
é somente um dos sectores observados, pois podem ser vislumbrados diversos
outros sectores onde se observaram mudanças em requisitos básicos como o
regulamento de abertura e fecho de estabelecimentos, conforme adotado pela Camara
municipal de Braga, para que os estabelecimentos possam coexistir com a
população local, devido ao crescimento do sector turístico da cidade. Em suma,
o novo cenário no qual Braga está inserido atualmente só vem a demonstrar o
crescimento económico e social da mesma perante os demais distritos de Portugal,
segundo dados coletado pelo ´European Best Destination 2019´, no qual os
internautas escolheram Braga como o segundo Melhor Destino Europeu para visitar
em 2019.
Danielle Jesus do Carmo
Dados
coletados.
http://www.gep.msess.gov.pt/estudos/pdf/emtp_2017.pdf
https://www.cm-braga.pt/pt/0201/comunicacao/noticias/item/item-1-8873?q=economia+turismo
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)
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