O turismo com bicicleta
está a crescer em todo o mundo e a Europa é um dos principais mercados.
Alemanha, Áustria, Dinamarca, Suíça e França são os destinos mais populares.
Estudos indicam que as maiores motivações para este tipo de turismo são o
contacto com a natureza e a possibilidade de explorar paisagens diferentes e,
neste aspeto, Portugal possui um potencial enorme, tanto na prática recreativa
quanto desportiva.
Desde
2001, o Plano Nacional de Ecopistas promove a requalificação e reutilização das
linhas e canais ferroviários desativados em algumas áreas do Norte, Centro e
Alentejo. Em 2017, a Ecopista
do Minho foi classificada como a 3ª Melhor Via Verde da Europa (European Greenways Awards, Irlanda,
2017).
Portugal
também está inserido na Rede Europeia de Ciclovias (EuroVelo), que possui 15 rotas cicláveis de
longa distância, que cruzam o continente Europeu. É possível explorar o
país através da Rota da Costa Atlântica, que liga o Algarve à Região Norte.
Grandes
eventos no setor são produzidos no país. Este ano, Belmonte receberá, em junho,
a XV Semana Europeia de Cicloturismo, que será realizada durante 7 dias na
região das Aldeias Históricas de Portugal. É uma iniciativa com elevado
impacto, desportivo, económico e social. Os circuitos são elaborados com a
intenção de promover as regiões e o seu património natural e cultural. Além da
Rota das Aldeias Históricas, há também a Rota das Aldeias do Xisto, Via
Algarviana e modalidades de estrada nos Granfondos Algarve, Gerês, Douro,
Porto, Serra da Estrela, entre outros.
Outra importante
iniciativa é o Grandfondo Bragança, que coloca a região de Trás-os-Montes na
rota do ciclismo de estrada. Esta
é a 3ª edição, e já demonstra grande crescimento. Segundo os
organizadores, a maioria dos participantes é acompanhada pelo cônjuge e filhos,
e este ano espera-se receber, ao todo, 6.000 visitantes. Conversei com o
vereador de Bragança, Dr. Miguel José Abrunhosa Martins, que gentilmente
concedeu esta entrevista:
Como avalia a importância do
cicloturismo para a dinamização turística da região?
“Bragança
dispõe das melhores condições para a prática do cicloturismo, quer seja em
estrada ou em BTT. Neste âmbito, o Município de Bragança promove dois grandes
eventos desportivos na modalidade de ciclismo: o Bragança Granfondo (estrada) e
a Maratona Ibérica da Castanha (BTT), porque entendemos o desporto como uma
área fundamental no desenvolvimento da sociedade e melhoria da saúde e
qualidade de vida dos cidadãos, tornando-os mais felizes. Por outro lado,
representam uma mais-valia na estratégia municipal de dinamização da economia
local e promoção do turismo e da Marca Bragança”.
Há outros projetos desportivos além
do Granfondo Bragança?
“A
Maratona Ibérica da Castanha em BTT, a Corrida das Cantarinhas e o Zoelae Trail”.
Como a cidade se prepara para receber
os visitantes durante o Granfondo Bragança?
“Tratando-se
do maior evento desportivo da região, a preparação logística é muito rigorosa e
inicia-se no dia seguinte à realização da anterior edição. Deste modo, existe
uma preocupação no envolvimento dos diferentes intervenientes: Juntas de
Freguesia por onde passa o circuito; PSP, GNR, clubes de ciclismo,
coletividades culturais (caretos, bandas de música, grupos de bombos, que
animam os participantes durantes os percursos), unidades de restauração e
alojamento, para que tudo decorra da melhor forma e haja o melhor acolhimento
dos visitantes”.
Há programas diferenciados para
promoção do património cultural da região durante o Granfondo?
“No
kit do participante é incluída uma revista promocional de Bragança, em
português e inglês, assim como outro material promocional. Na véspera é
promovida o Bragança Granfondo Kids e
no dia da prova, para os acompanhantes dos ciclistas, é promovida uma caminhada
urbana solidária”.
Os tradicionais “Caretos”
fazem parte da animação do Granfondo Bragança
O cicloturismo e as
provas desportivas de ciclismo são um importante recurso para dinamizar os territórios,
divulgar o património, a qualidade dos produtos regionais e as especialidades
gastronómicas únicas do país. Porém, ainda há alguns pontos fracos que precisam
ser solucionados, por exemplo:
●
Divulgação do património cultural e atrativos turísticos da região no website dos eventos;
●
Maior facilidade no transporte de
bicicletas nos autocarros intermunicipais, já que a rede ferroviária não atende
algumas regiões, principalmente no Norte;
●
Organização de excursões de autocarro para
explorar a região;
●
Oferta de bilhetes promocionais para
museus e atrativos turísticos destinados aos acompanhantes dos inscritos.
●
Percursos pedestres ligados a atividades
culturais;
●
Feiras gastronômicas e de artesanato no
período das provas.
Diante do enorme potencial
e dos crescentes eventos ligados ao clicloturismo, a Federação
Portuguesa de Ciclismo lançou o programa Cyclin’Portugal, "com o
propósito de consolidar o desenvolvimento do ciclismo nacional, articulando
interesses desportivos e económicos, e visa promover Portugal como destino
privilegiado para a prática do ciclismo, incluindo o setor competitivo
profissional, mas também o turismo em bicicleta e atividades de Ciclismo para
Todos".
Juliana Vidigal
Links Úteis:
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular de “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional”, do curso de Mestrado em Património Cultural do ICS, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)
Sem comentários:
Enviar um comentário