A geração Millenial vem ganhando destaque em
estudos em diferentes áreas que se ocupam de entendê-la. Entender como uma
geração se comporta é a chave para acessá-la. A geração Y ou Millenial é composta pelas pessoas
nascidas no período entre a década de 80 até o início do ano 2000, e totalizam
aproximadamente 1,8 biliões de pessoas no mundo. Isso indica que é uma geração
que nasceu numa época de grande abundância econômica. Além dessas particularidades, os millennials também são interessantes
pois possuem um alto poder de aquisição: em torno de US$ 2,45 triliões, no
mundo todo.
A Geração Millennials tem como principal marco distintivo face às gerações
anteriores ser a primeira geração de nativos digitais. O estudo de
comportamento dessa faixa etária apresenta-se como uma ferramenta essencial
para marketeers, publicitários e
gestores de marca na construção de campanhas e marcas sólidas, relevantes e
competitivas.
É uma geração muito acostumada ao
uso dos gadgets tecnológicos, que não
conhece o mundo sem internet ou viveu bem cedo os efeitos de sua implantação.
Os millennials estão sempre a um
clique de resolver alguma dúvida ou obter uma informação. São multitarefas e
extremamente criativos, levando essa geração a buscar soluções para problemas
antigos e gerar negócios com muita facilidade. Muitas vezes, essas competências
são traduzidas em arrogância, pois se veem como capazes de qualquer coisa. Em
concreto, costuma-se caraterizá-los por:
•
Eles não são influenciados por propagandas, valorizam mais a
autenticidade do que o conteúdo;
•
Eles compartilham com a sua rede de confiança para reunir um
consenso de opinião;
•
Eles querem estabelecer uma relação com as marcas nos medias
sociais;
•
Eles querem coproduzir com as empresas;
•
Eles usam diferentes aparelhos eletrônicos;
•
Eles são consumidores leais; e
•
Eles exigem discussão e capacidade de resposta.
Outras caraterísticas relevantes dessa
geração é que vivem o auge da cultura da felicidade e do bem-estar. São
bastante preocupados com sua autoimagem e muito vaidosos. Os millenials resgataram valores como:
honestidade, cuidado, moral, coragem, patriotismo e democracia.
Uma das caraterísticas do Millennials que impacta diretamente no
setor hoteleiro é o fato de que são menos consumistas que seus pais, e ao invés
de acumular buscam viver experiências. São avessos às coisas pré-formatadas e
procuram o melhor custo-benefício em tudo, agindo sempre de maneira racional.
Esse fato redirecionou todo o mercado turístico e aqueles relacionados como a gastronomia
e economia criativa, com expressão em:
●
Design moderno e atraente;
●
Disponibilidade de tomadas e acesso a wi-fi;
●
Amenities de qualidade;
●
Alternativas de alimentação orgânica e saudável;
●
Lobby integrado com área de
restaurante;
●
Bar movimentado;
●
Aplicativos para reserva e check-in.
A nível global, 60% dos jovens millennials
elencam entre as suas preferências para viajar as atrações turísticas e as
praias, enquanto a vida noturna é a escolha de apenas 21%, com 50% dos
inquiridos a afirmarem mesmo que nunca fizeram férias tendo como principal
objetivo a vida noturna.
Desafios do setor do turismo, agências, operadores para atender
demanda de consumidores:
●
Presença online
- estes
viajantes procuram informação e soluções para os seus problemas, curiosidades e
inspiração nos vários canais online.
Ou o produto turístico está online ou
deixa de existir.
●
Oferta de experiências - querem que a sua viagem seja
autêntica, real; apesar desta geração ter, mais do que outras, o preço como
fator determinante da procura turística, está disposta a pagar um valor extra
para disfrutar de “once-in-a-lifetime experiences”, depois de atraídos ao
destino por fotografias e vídeos de outros viajantes (conhecidos ou influencers
digitais)
●
Rapidez na resposta - estes jovens nasceram com a resposta
para todos os seus problemas no smartphone
ou tablet. Mais do que qualquer outra
geração, esta exige respostas rápidas (e fáceis) e o setor do turismo deve
estar preparado para isso.
Edelsia
Siqueira Fonseca
Referências Bibliográficas :
●
www.outboundmarketing.com.br/geracao-dos-millennials/
● disque9.com.br/pesquisas – Millenials e a Hotelaria
●
www2.deloitte.com/pt/pt/pages/human-capital/articles/geracao-millennial.html
●
universidadedacomunicacao.com/millennials-quem-sao-o-que-querem-como-pensam-e-decidem
●
https://www.ipdt.pt/geracaoz-turismo-mudancas/
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2018/2019)
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